segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

COMTUR discute projetos turísticos

Mercado Público Municipal, Linha Turística e Executiva, Centro de Convenções e Marco das Três Fronteiras foram os temas abordados; transporte turístico no parque também constou na pauta
 
Reunião foi realizada na quinta, 28, na Sala de Reuniões do conselho
 
O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), reuniu-se na quinta-feira, 28, e teve diversos temas abordados. Na pauta, constavam: definição da localização do Mercado Público Municipal, Linha Turística e Linha Executiva para o aeroporto, concessão do Centro de Convenções, projeto do Marco das Três Fronteiras e transporte turístico no Parque Nacional do Iguaçu.

Participaram da reunião ordinária representantes das seguintes entidades: ABAV, ABIH, ADETUR, AGETURFI, ATRIFI, AMUTUR, CODEFOZ, Instituto Polo Iguassu, Câmara Municipal de Vereadores, Colégio Agrícola, ICVB, FOZTRANS, Fundação Parque Tecnológico Itaipu, SEBRAE, UDC, Secretaria Municipal de Turismo (SMTU), SINGTUR, SINDETUR, SINDHOTÉIS e SINDTÁXI, além de contar com a presença do Deputado Federal Professor Sérgio de Oliveira.
O presidente do conselho, Newton Paulo Angeli, agradecendo a presença de todos, enfatizou em especial a do deputado Professor Sérgio, opinando que o mesmo “tem demonstrado um empenho muito grande na busca da solução do impasse do transporte turístico dentro do parque.”

O secretário de Turismo, Jaime Nelson Nascimento, ao dar início aos temas, esclareceu aos presentes que os projetos a respeito do Mercado Público, Linha turística e Executiva, Centro de Convenções e Marco das Três Fronteiras estão dentro do planejamento do CODEFOZ, sendo ações não somente do setor de turismo, mas da sociedade como um todo.
Quanto ao Mercado Público, o secretário relatou que o mesmo tem sido tratado já há bastante tempo. “Chegou-se a fazer um projeto preliminar, e tentativas de utilização de estruturas já existentes, porém, as negociações não avançaram”. Jaime Nascimento informou então que este ano, a Itaipu vinha negociando com o BNDES uma linha de financiamento para uma série de finalidades, e uma delas seria o Mercado Público Municipal. “O BNDES acabou concedendo 5 milhões de reais para o mercado, a fundo perdido, desde que consigamos outros 5 milhões e o local para implantação; então existe um compromisso de obtermos via Ministério das Cidades, ou outro ministério, esses 5 milhões e o município precisa dar como contrapartida o local para a construção”, relatou.

Jaime Nascimento disse que o município não dispõe de terrenos considerados apropriados. “Necessitamos de um terreno entre 15 e 20 mil m², e pensar em uma  desapropriação ou até permuta para a construção do mercado; então eu trouxe a discussão para o COMTUR sobre que regiões da cidade seriam mais interessantes para a localização do mercado”. Paulo Angeli solicitou aos conselheiros para enviarem sugestões e, na sequência, deverá ser formado um grupo de trabalho para tratar da questão.


Linha Turística e Linha Executiva – O secretário Jaime Nascimento comentou que estes projetos, além de surgirem no âmbito do CODEFOZ, são recorrentes em questionamentos à SMTU.  “Nos perguntam por que Foz do Iguaçu não tem uma linha turística e uma linha executiva para o aeroporto; e, antes de tomarmos qualquer iniciativa, trouxemos ao conselho para uma consulta”. Jaime Nascimento lembrou que o FOZTRANS já tem estudos de linha executiva nesse sentido. E completou: “a consulta ao COMTUR refere-se aos seguintes pontos: se levamos adiante um estudo de viabilidade e qual o impacto disso”. Ficou acertado que será feito um estudo preliminar, uma pré-proposta e com isso, os temas serão levados novamente para o parecer do conselho.
Centro de Convenções e Marco das Três Fronteiras – Leandro Vandré Heineck, da SMTU, fez a apresentação do projeto de destinação de uso do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu, cujo objetivo é fazer uma concessão para operacionalização do mesmo. Foram explanados sobre os levantamentos feitos até o momento, incluindo comparativos com outros centros. O assunto foi levado ao COMTUR, incluindo os principais pontos do estudo realizado, para manter os conselheiros atualizados e dar a oportunidade para contribuírem com a proposta.
 
O projeto de revitalização do Marco das Três Fronteiras foi apresentado pelo arquiteto Antonio Sérgio Gradella, do Núcleo de Projetos. Antes da apresentação, o secretário Jaime Nascimento explicou: “estamos trabalhando em um projeto em duas frentes, sendo que uma é captar recursos para fazer uma melhoria na urbanização do local; temos uma chamada no SICONV (Portal de Convênios do Governo Federal) cadastrada, de infraestrutura; estamos aguardando o resultado dessa chamada, e, para isso, estamos trabalhando dentro do nosso núcleo de projetos, que seria uma reurbanização do marco”. “Uma outra linha, que será com apoio do Fundo Iguaçu, a partir do próximo ano, será trazer um especialista para nos ajudar a preparar uma licitação para uma concessão de exploração do marco e Espaço das Américas”, declarou Nascimento.
 

O último item da pauta, sobre o transporte turístico no Parque Nacional do Iguaçu, contou com a participação do deputado Professor Sérgio de Oliveira e teve ampla e longa discussão entre os conselheiros, demandando ações que ainda serão definidas.
 
Texto e fotos: Elaine Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/