quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Foz é destaque no Índice de Competitividade do Turismo Nacional

Foz do Iguaçu ficou em 7º lugar geral no estudo da FGV e em primeiro entre as não capitais
 
Evento foi realizado no auditório do Ministério do Turismo, em Brasília
O secretário de Turismo, Jaime Nelson Nascimento, participou na segunda-feira, 2 da solenidade de entrega do Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2013, a convite do Ministério do Turismo e SEBRAE Nacional, em Brasília, ocasião em que foram premiadas as melhores experiências identificadas durante o processo de coleta de informações do estudo, trabalho que é executado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O objetivo é destacar ações que contribuam para o desenvolvimento do turismo e compartilhá-las com os demais destinos do país. Ao todo foram selecionados 21 casos de sucesso de 15 destinos turísticos, escolhidos segundo a relevância e impactos positivos, possibilidade de aplicação em outros destinos, caráter inovador e recorrência com que foram mencionados.

Foz do Iguaçu teve o reconhecimento de duas práticas consideradas bons exemplos pelos avaliadores da FGV: a “Padronização das paradas de ônibus” e o “Programa Integrado de Educação Turística (PIET)”, desenvolvido em parceria por várias instituições, que promove ações entre a comunidade para melhorar a percepção sobre a importância do turismo para Foz e região e sobre o papel de cada pessoa para o desenvolvimento da atividade turística.
 

Índice de Competitividade – O índice mede a competitividade nos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico do país, sendo que cada destino recebe individualmente suas notas, que vão de 0 a 100, separadas por 13 dimensões. No documento lançado em Brasília, foram apresentados resultados comparativos de 2010, 2011 e 2013. Em 2012, o Ministério do Turismo não realizou a pesquisa.

No Índice Geral, Foz do Iguaçu cresceu 3 pontos, se comparado com o resultado de 2011, cuja nota era 72,9, passando em 2013 para 75,9. Foz do Iguaçu ficou 17,1 pontos acima da média nacional e 22,8 acima das não capitais no ano de 2013.

Na dimensão “Serviços e Equipamentos”, Foz passou de 70,1 em 2011 para 73,8 em 2013. Quanto a “Atrativos Turísticos”, os índices foram de 82,3 em 2011 e 84,0 este ano. “Políticas Públicas” receberam 70,3 em 2011, com 71,6 em 2013. Em “Cooperação Regional” tinha 57,4 em 2011, passando para 61,2 este ano.

Monitoramento – No item “Monitoramento”, nossa cidade, que tinha 76,6 em 2010, obteve nota 81,4 em 2011 e 85,9 em 2013. Esta dimensão merece destaque, uma vez que o índice de Foz do Iguaçu, se comparado com outras cidades não capitais, possui uma diferença considerável, uma vez que a média nacional ficou em 37,4 e as não capitais obtiveram 31,9 em 2013.

Também em “Marketing e Promoção do Destino”, Foz do Iguaçu se destaca, com nota 85,4 em 2013, sendo que a média Brasil foi de 46,8 e a média das não capitais teve nota 44,4 no mesmo período. Nesta dimensão, a cidade recebeu 4 pontos a mais este ano, em relação a 2011.

Quanto à “Economia Local”, de 77 pontos em 2011, obtivemos 84,3 em 2013. “Capacidade Empresarial” recebeu nota 76,0 em 2011 e 83,6 este ano. “Aspectos Ambientais” registraram 81,4 em 2011 e 83,4 em 2013; “Aspectos Sociais” foram 68,2 em 2011 e 74,8 em 2013 e “Aspectos Culturais” obtiveram 42,8 em 2011 e 47,9 este ano.

Em um balanço geral, das 13 dimensões, Foz do Iguaçu obteve aumento de notas em 11, e as médias foram mais altas do que a do Brasil e das cidades não capitais em 12 dimensões.
 
Ranking – Foi divulgado um ranking geral entre os destinos pesquisados. Foz do Iguaçu ficou em 7º lugar e foi a primeira colocada entre as não capitais. As capitais de destaque foram: São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Recife. Comparando-se com os resultados de 2011, Foz ganhou uma posição, ultrapassando a cidade de Salvador, que era a sétima colocada.

Entre as não capitais, Foz do Iguaçu ficou em primeiro lugar nas dimensões: “Acesso”, “Serviços e Equipamentos Turísticos”, “Capacidade Empresarial” e “Aspectos Ambientais.” E obteve as melhores notas do Brasil nas dimensões: “Atrativos Turísticos”, “Marketing e Promoção do Destino” e “Monitoramento”.

Texto: Elaine Mota / Fotos: Cláudia Sanz/MTur
 

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