quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Trade turístico de Foz tenta reverter proibição de entrada de táxis e vans no PNI

Reunião em Brasília com as ministras Gleisi Hoffmann e Izabela Teixeira teve presença maciça de representantes do trade turístico de Foz
 
A mediação da reunião foi da ministra Gleisi Hoffmann
Representantes do setor turístico de Foz do Iguaçu estiveram reunidos em Brasília nesta terça-feira, 17, com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann e com a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, para discutir sobre o fechamento do Parque Nacional do Iguaçu para vans e táxis, a partir do dia 29 de dezembro, conforme determinação do Tribunal Regional Federal da 4ª. Região, sediado em Porto Alegre. Também participaram do encontro, representantes do Instituto Chico Mendes (ICMBio) e da Advocacia Geral da União.

O grupo de Foz do Iguaçu teve a presença do prefeito Reni Pereira, do secretário de Turismo, Jaime Nelson Nascimento, do deputado federal Professor Sérgio de Oliveira, do diretor geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, do superintendente de comunicação da Itaipu, Gilmar Piolla, e representando o SINDETUR e COMTUR, Newton Paulo Angeli, o SINDETUR, Enio Eidt, o SINGTUR, Sidnei dos Reis, a COOTRAFOZ, Vitalino Capeletto, a COOPERTÁXI, Valdomiro Garcia da Rocha, o SINDTÁXI, Rudi Lenz, a AGETURFI, Licério Santos, a ATRIFI, Arno Biesdorf, o POLOIGUASSU, Fernanda Fedrigo, o ICVB, Fernando Martin, a ABAV-PR, Felipe Gonzalez, a ACIFI, Dimas Bragagnolo, o SINDHOTÉIS, Carlos Silva e a ABIH, Camilo Rorato. A comitiva contou também a presença da vereadora Anice Gazzaoui e da presidente da Federação dos Guias de Turismo do Brasil (Fenagtur), Irma Karla.

Durante a reunião, ficou acordado que os representantes do turismo de Foz apresentariam uma petição ao ICMBio, para que o mesmo tome providências junto à justiça, solicitando reverter a proibição da entrada de táxis e vans no interior do parque. O documento foi preparado e encaminhado na manhã desta quarta-feira, 18. Caso a justiça atenda à reivindicação e se confirme a suspensão da proibição, que seria de caráter provisório, há a necessidade de revisão do Plano de Manejo do Parque, para que se resolva em definitivo a questão.

Para o secretário Jaime Nelson Nascimento, “foi uma reunião bastante produtiva, no sentido da objetividade das manifestações, com abertura dos dois lados e manifestações tanto do Ministério do Meio Ambiente, ICMBio, como do setor de turismo, para se chegar a uma solução de consenso; a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, foi muito feliz nas suas colocações, que acabaram coincidindo com os vários pontos de vista do setor de turismo”, relatou.

A mediação da reunião foi da ministra Gleisi Hoffmann e, após as discussões, foi feita a proposta de que se fizesse uma petição com as reivindicações. “Existe uma preocupação, pois há uma ação judicial em andamento, mas com esse documento, o ICMBio deve se posicionar e tomar algumas providências; acreditamos que na próxima semana, teremos a confirmação do que foi acertado em Brasília”, concluiu o secretário.

Participantes da reunião em Brasília
 
Texto: Elaine Mota / Foto: Divulgação SMTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/