sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Problemas na fronteira com a Argentina são discutidos na SMTU

Secretaria Municipal de Turismo (SMTU) organizou reunião com o diretor do Ministério de Turismo da Argentina

 Filas na aduana com a Argentina motivaram a reunião na secretaria
Em virtude de problemas enfrentados recentemente por turistas e população local na aduana do Brasil com a Argentina, o secretário de Turismo, Jaime Nelson Nascimento, solicitou ao diretor de Assuntos Internacionais, Mohamad Ibrahim Barakat, que organizasse uma reunião com as autoridades do país vizinho. O primeiro encontro ocorreu nesta quinta-feira, 05, na SMTU, com o diretor de Turismo do Ministério de Turismo da Argentina, Omar Daniel Rodriguez e seu assessor, Cezar León. Participaram da reunião, além de Barakat, o secretário adjunto, Celso Azevedo, a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Turismo, Valéria Mariotti e Carlos Carneiro, da SMTU.

O objetivo da reunião foi solicitar ao diretor argentino providências no sentido de se solucionar problemas de longas filas e morosidade para atravessar a fronteira, colocando-se como exemplo os fatos ocorridos no feriado de 15 de novembro, em que houve grande movimento de turistas, que demoravam 3 horas na fila de espera.
O diretor Omar Daniel Rodriguez mostrou-se bastante receptivo com a questão e se prontificou a marcar uma reunião com o governador da Província de Missiones, Maurice Fabian Closs.  “Vamos marcar uma reunião na semana que vem, e o governador também está muito preocupado com esse tema; ele apoia muito o turismo; também vamos convidar diretores da Prefeitura de Puerto Iguazú,” ressaltou. “Vamos falar com o ministro de Turismo, com o prefeito de Puerto Iguazú, que é uma pessoa que está muito preocupada também, e estamos acompanhando tudo para ter uma reunião com todos os envolvidos de Foz,” destacou.

Rodriguez comentou sobre a importância do bem-estar dos turistas que passam pela fronteira. “Necessitamos que os turistas transitem tranquilamente e estaremos trabalhando com muita dedicação quanto a esse problema”, relatou.


Período de férias – Valéria Mariotti esclareceu que a preocupação maior é com o período de férias e alta temporada que se aproxima. “Temos que ver essa questão, pois com as férias, o fluxo de turistas aumenta muito; não queremos que o problema se repita”, disse.
O diretor Barakat lembrou a importância de se envolver as prefeituras e os governadores. “De fato essa nossa luta precisa chegar até os governadores; nosso pedido é justamente para que esses impedimentos e essa demora na travessia para o lado argentino, tudo isso possa ser resolvido”. 
 
Celso Azevedo deixou claro que “não queremos que não haja fiscalização, sabemos que é necessária, mas é preciso que os trâmites sejam agilizados e que esse processo seja mais rápido”, opinou.

Omar Rodriguez agradeceu o convite para a reunião e comunicou que neste final de semana participará de um encontro de dirigentes de turismo da Argentina. “Aproveitaremos a oportunidade para levar as solicitações e enfatizar que facilitar a entrada dos brasileiros por essa fronteira, trará grandes benefícios à Argentina”, concluiu.
Texto e fotos: Elaine Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/