sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Observatório de Turismo é formalizado em Foz

Um dos objetivos é subsidiar a tomada de decisões da Gestão Integrada do Turismo
 
Secretário Jaime Nascimento
 
O Observatório de Turismo de Foz do Iguaçu foi oficialmente criado nesta quinta-feira, 28, no Hotel Golden Tulip, ocasião em que foi assinado um termo de cooperação para a gestão compartilhada do mesmo, em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo (SMTU), Centro Universitário UDC, SEBRAE e o Instituto Polo Internacional Iguassu.

Assinaram o documento o prefeito Reni Pereira, o secretário de Turismo, Jaime Nelson Nascimento, a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Turismo da SMTU, Valéria Mariotti, a reitora da UDC, Rosicler Hauagge do Prado, o pró-reitor da UDC, Fábio Prado, o superintendente de Comunicação da Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, a presidente executiva do Instituto Polo Iguassu,  Fernanda Fedrigo, a coordenadora administrativa do polo, Meire Curcel, o consultor do SEBRAE, Augusto Stein, o presidente do ICVB, Fernando Martin e o presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Newton Paulo Angeli.

O evento contou com a presença de representantes do trade turístico, das universidades, e de Carlos Capellini, do Observatório de Turismo da cidade de Florianópolis, que, após a solenidade, proferiu palestra sobre a experiência do observatório existente na capital de Santa Catarina.

Estudos e pesquisas – O objetivo do observatório é construir e manter um mecanismo para realizar estudos, pesquisas, análise de dados, a fim de gerar conhecimento para subsidiar a tomada de decisões da Gestão Integrada do Turismo, assim como o planejamento e monitoramento dos indicadores. Abrigará um núcleo de estudos e pesquisas subordinado à SMTU, estabelecendo metodologias e processos de análise e integração entre os envolvidos no turismo em Foz do Iguaçu.

A diretora do Departamento de Desenvolvimento de Turismo da SMTU, declarou na solenidade: “hoje é um dia de festa para o turismo, porque estamos realizando o primeiro evento do observatório; e, apesar da Secretaria de Turismo já desenvolver estudos e pesquisas há muitos anos, decidimos adotar a metodologia de observatório de turismo e da Organização Mundial de Turismo (OMT)”. E completou: “o observatório não é da secretaria, nem das instituições que estão fazendo parte dele neste momento, mas da cidade e é uma ferramenta para ser usada por todo o trade e por toda a população”. A diretora agradeceu ainda toda a equipe que trabalhou para que a concretização do observatório fosse viável.
Jaime Nascimento ressaltou: “criar o observatório significa ter um instrumento que possa dar aos investidores, aos pesquisadores, subsídios para se desenvolver melhor o turismo; temos o apoio do Ministério do Turismo e vamos enquadrar as pesquisas dentro do método moderno da OMT e temos a felicidade de ter o apoio do Instituto Polo Iguassu, do Sebrae e da UDC”. Para o secretário, “a grande motivação para a criação de um observatório, é que tenhamos uma metodologia que efetivamente nos dê a realidade do turismo, é um dos nossos grandes desafios agora”.

Fábio Prado, da UDC, colocou a instituição à disposição da prefeitura e de todos os órgãos. “Espero que seja um grande começo e que possamos levar mais dados às empresas de turismo, transportes, alimentação e todos que estão envolvidos no mercado”, afirmou.

Para Gilmar Piolla, “quanto mais pudermos decifrar os números e entender todas as questões do turismo, nós vamos ter condições de qualificar os nossos estudos; espero e acredito que o observatório venha nesse sentido, de qualificar as ações de mercado, de divulgação, de sensibilização”. Augusto Stein, do SEBRAE, declarou: “estamos no projeto desde o início, e entendemos que os dados devem ser apresentados da forma mais pragmática possível, e que possam ser utilizados para fazer estratégias comerciais e de atuação e disponibilizados a todos do setor”.

Fernanda Fedrigo destacou a aproximação da academia com o empresariado. “Sempre buscamos uma forma para que o empresário converse com a universidade; então, acredito que o diálogo vai melhorar com essa aproximação dos alunos dentro do observatório, oferecendo dados para os empresários”.

O prefeito Reni Pereira mencionou a importância do observatório, que irá potencializar o turismo de Foz do Iguaçu e da região; vamos trabalhar com o que temos de melhor hoje, somando o Fundo Iguaçu, Polo Iguassu é essa ideia, elucidar por meio do observatório de turismo para realmente fazer um “raio x” desse segmento de Foz do Iguaçu e planejarmos as ações que iremos fazer em conjunto”.
 
Parceiros do Observatório do Turismo de Foz
 
Carlos Capellini, do Observatório de Turismo de Florianópolis, falou sobre a realidade de Foz: “as entidades estão presentes, estão oficializando com um acordo para o desenvolvimento do observatório de turismo, isso é muito positivo, e acrescento a importância por ter o Polo Iguassu, as universidades participando, como criação do processo, está tudo perfeito; o que se torna necessário é que as ações não terminem aqui.”

E sobre a disponibilização de dados, complementou: “uma conscientização vai ter que ser feita com todos os empresários do setor, e com a participação das entidades fica mais fácil, mas eles precisam entender que seus negócios vão prosperar de uma forma muito melhor se houver dados disponíveis para que sejam planejadas as ações”. “essa conscientização é necessária para que percebam que o observatório vai ser importante para eles, pois se beneficiarão com as informações”, concluiu.

Carlos Capellini, do Observatório de Turismo de Florianópolis
 
Texto e fotos: Elaine Mota

 

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