terça-feira, 5 de novembro de 2013

Combate à dengue nos hotéis

Reunião foi realizada na sede do CCZ

Uma reunião operacional foi realizada na tarde desta segunda feira (04), na sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), reuniu representantes do COMTUR, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Itaipu e da Secretaria de Turismo. A pauta foi a mobilização para criar ações de combate à dengue em hotéis, pousadas, hostels, motéis e apart hotéis.

De acordo com o Secretário Adjunto da Secretaria de Turismo Celso Azevedo, a ideia de envolver o trade turístico surgiu depois da visita da representante do Ministério da Saúde, que veio conferir as ações do município contra a dengue, “no inicio da campanha nós não tivemos adesão do trade, e agora eles estão aceitando a ideia de fazer essa conscientização junto aos funcionários dos hotéis”.

Para André Leandro, coordenador geral do CCZ, Foz do Iguaçu é uma cidade turística, “a cidade atrai gente de todo lugar do mundo, nós dependemos inclusive economicamente desse turismo, o turista que vem nos visitar, ele tem que ter a segurança de que vem a uma cidade que esteja livre de dengue, e que caso ele venha desenvolver a dengue, mesmo que ele tenha contraído em outro lugar do planeta, mas que ele vai ter uma assistência adequada nas unidades de saúde de Foz do Iguaçu, e na rede assistencial, seja ela pública ou privada, e que no hotel onde ele vai ficar, exista a garantia que ele não venha se contaminar com a doença no ambiente onde ele esteja hospedado”.

Ainda segundo o coordenador, a rede hoteleira, e as empresas responsáveis pelos pontos turísticos de Foz do Iguaçu, serão visitadas por uma equipe de saúde do CCZ, que faz parte da secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, “essa equipe de educação e mobilização vai visitar os hotéis e trabalhar com os funcionários dos hotéis, fazer vistorias desses estabelecimentos, acompanhados por uma pessoa com poder de decisão, de maneira que aqueles que estejam nos hotéis trabalhando, eles tenham condições de combater o mosquito transmissor da doença no local, e que tenham pleno conhecimento para que nas casas onde esses funcionários residam, eles também possam atuar de forma sistemática a evitar a proliferação do vetor da doença”.

Maria Izabel de Oliveira, da diretoria de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, participou da reunião, e disse que a Itaipu, está oferecendo o transporte e logística para as equipes que estarão trabalhando em campo. “É extremamente importante nos unirmos neste momento, pois quanto mais união tivermos, mais forte fica o setor. No ano que vem temos a copa, e não podemos correr o risco de uma possível epidemia de dengue, porque o turista é extremamente sensível a isso, especialmente o estrangeiro, precisamos fazer todas essas ações com antecedência, quanto mais preparados estivermos, será melhor para o turismo, e menor o impacto econômico social para Foz do Iguaçu”, declarou Simone Eloisa Villanueva, presidente regional da ABIH.

O trabalho será educativo e deve começar na próxima semana, caso nesta vistoria seja constatado que não foi encontrado nenhum foco, e estiver tudo em ordem, o estabelecimento receberá um Selo de Área Livre da Dengue, isso deve acontecer após três vistorias, caso não tenha nenhum foco da dengue, o selo é fornecido. De acordo com o coordenador do CCZ, André Leandro, todo esse trabalho deverá ser concluído antes do Natal.

Rodrigo Juliano Grignet – Coordenador de Equipe de Educação e Saúde, disse que o trabalho dentro do quadro de funcionários dos hotéis, será conseguir pessoas que sejam multiplicadores, “nossa equipe vai trabalhar treinando e educando os funcionários para que eles consigam fazer a multiplicação das ações, e a outra equipe de campo, vai fazer a vistoria, e essa vistoria irá servir como ferramenta para o apoio da educação dentro do próprio hotel”. Serão cinco equipes, duas pela manhã e três durante o período da tarde, o trabalho será setorizado, os hotéis de grande porte serão visitados no período da tarde, e o restante pela manhã. Cada equipe terá como apoio ao trabalho, um notebook, multimídia e uma máquina fotográfica.

 Texto: Agência Municipal de Notícias / Foto: Toni Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/