terça-feira, 26 de novembro de 2013

Resgate da história da Igreja Matriz celebrará o centenário de Foz

Em 2014, quando a igreja completará 90 anos, a obra deverá estar concluída
 
Padre Vincent Samy, pároco, em visita à obra da igreja - Foto: Elaine Mota
 
A Igreja Matriz São João Batista, localizada no centro de Foz do Iguaçu, e que faz parte da história da cidade, está sendo reformada, com o objetivo de recuperar a arquitetura existente antes da modificação feita em 1978, e resgatar a originalidade da edificação, especialmente do altar, que tem dois grandes vitrais ao fundo, e que estavam escondidos.

Segundo o padre Vincent Adaikkala Samy, pároco da igreja, a ideia de reformá-la surgiu quando ele assumiu a paróquia, em fevereiro de 2011. “Primeiro, abrimos a igreja para a comunidade e para turistas, que queriam visitá-la em diferentes horários, inclusive abrimos um horário de celebrações ao meio-dia e meia, para atender às pessoas dos bairros; depois, fomos ouvindo as pessoas, a comunidade e o Conselho de Assuntos Econômicos, e iniciamos com a reforma da Casa Paroquial”, relatou. “Posteriormente, o conselho aprovou a reforma da igreja, pois havia mais de 34 anos que não se fazia nenhuma intervenção na sua estrutura, seja interna ou externa”, informou.

Foto: Elaine Mota 

Padre Vincent enfatizou que a comunidade abraçou a causa de se fazer a reforma. “Levamos essa proposta a eles, pois quem faz acontecer isso não é o padre, e não somente pessoas do conselho, mas a comunidade”, disse. “Estudamos com arquitetos, engenheiros, e outros profissionais, levantamos as necessidades e iniciamos a obra em outubro deste ano”, complementou.
 
Foto: Elaine Mota
 
Centenário de Foz – A reforma está sendo feita em preparação à celebração do centenário de Foz do Iguaçu, em 2014, ano em que a matriz completará 90 anos. “Será uma comemoração para a paróquia e para o município; por ser a primeira igreja, então, eu senti essa necessidade de participar dessa celebração, também pelo fato desta ser também um ponto de referência para a cidade toda”, declarou.

Com relação à previsão de término da obra, o pároco comentou: “Se todos colaborarem, o prazo final de conclusão da obra é final de maio de 2014, mas mexer com estrutura antiga é uma tarefa difícil, acabam aparecendo coisas, mas queremos concluir para o centenário de Foz”.

Foto: Elaine Mota

Originalidade da igreja – O padre Vincent, com a reforma, pretende também valorizar os moradores antigos da cidade. “Muitos pioneiros, muitas pessoas que frequentavam a igreja há mais de 30, 40 anos, sabem como ela era antigamente”. “As duas  laterais foram ampliadas depois, quando ocorreu a segunda reforma, em 1978, mas é importante esclarecer que estamos fazendo apenas uma modificação interna, e o nosso objetivo principal é voltar à originalidade, mantendo a estrutura externa, não fazendo nenhuma mudança na parte da frente, nem na torre, nem na aparência da igreja”, explicou. “Queremos voltar com a cúpula e o altar antigo, preservando dois vitrais existentes no fundo, nos quais constam 40 anos da paróquia e 50 anos da cidade”; talvez, no ano que vem, possamos inserir nos vitrais os 90 anos da paróquia e 100 anos da cidade”, concluiu.
 
Reforma não mudará a estrutura externa da igreja - Foto: Elaine Mota
 
Para o secretário de Turismo, Jaime Nelson Nascimento, “é louvável a iniciativa da Igreja Matriz, por ser uma das únicas de resgate histórico predial de Foz do Iguaçu para o centenário”. “Antigamente, as cidades nasciam ao redor das igrejas e com nossa cidade não foi diferente; o resgate da Matriz não deixa de ser o resgate da história de Foz”, completou.
Altar original da igreja - Foto: Acervo Igreja Matriz
 
 Altar da igreja após a reforma de 1978 - Foto: Acervo Igreja Matriz

 Projeto conceitual do altar da igreja para 2014 - Foto: Acervo Igreja Matriz
Texto: Elaine Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/