terça-feira, 21 de julho de 2015

Vazão das Cataratas do Iguaçu está com um volume 4 vezes maior do que o normal

Maior atrativo de Foz do Iguaçu, as Cataratas do Iguaçu estão com uma vazão muito superior devido às chuvas no Paraná


O volume de água que normalmente é de 1.500 m3/seg, encontra-se hoje em 6.030 m3/seg
Texto: Elaine Mota / Fotos: Cataratas S/A

As Cataratas do Iguaçu representam um espetáculo diário, independentemente da estação do ano. As quedas são sempre um visual de tirar o fôlego. Porém, com as chuvas dos últimos dias no estado do Paraná, a paisagem se transformou. A vazão do rio Iguaçu passou de uma média de 1.500 metros cúbicos por segundo para 6.030, registrada na manhã desta terça-feira, 21 de julho, ou seja, 4 vezes maior do que o normal. A máxima observada ocorreu em junho de 2014, com um recorde de 46.000 m3/seg, e a mínima, em 1978, com 75 m3/seg.

O atrativo, que é visitado por milhares de pessoas de todas as partes do mundo anualmente, fica no interior do Parque Nacional do Iguaçu, na divisa entre Brasil e Argentina. Criado em 1939, o parque possui uma área de 185 mil hectares no lado brasileiro, unindo-se a outros 55 mil hectares do parque argentino. Em 1986, foi tombado pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade, constituindo-se em uma das maiores reservas florestais da América do Sul.

Itaipu – Também devido às chuvas, o vertedouro da usina de Itaipu, na fronteira do Brasil com o Paraguai, foi aberto no último dia 10, depois de pouco mais de um ano fechado. O vertimento ocorre para o  controle operacional do reservatório, em decorrência da precipitação intensa na área de influência do Lago de Itaipu. E, segundo a Divisão de Hidrologia da usina, o vertedouro continuará aberto por mais alguns dias, oportunidade de visitar o atrativo com esse detalhe a mais e que encanta turistas do mundo inteiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/