sexta-feira, 17 de julho de 2015

Natal 2015 é tema de reunião

Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Socioeconômico, Indústria e Comércio coordena as ações para o Natal das Cataratas






Texto e fotos: Elaine Mota

As lideranças do setor comercial e do turismo se reuniram na manhã desta quinta-feira, 16 de julho, na sede do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), a convite da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Socioeconômico, Indústria e Comércio (SMTD), para tratarem de uma parceria para realização do Natal das Cataratas 2015. O encontro teve a coordenação da prefeita em exercício, Ivone Barofaldi e do secretário de Desenvolvimento Socioeconômico, que acumula a pasta da Secretaria de Turismo, Paulo Tremarin.

Participaram da reunião a secretária da Educação, Lisiane Veeck Sosa, o presidente do Fundo Iguaçu e superintendente de Comunicação da Itaipu, Gilmar Piolla, o representante do Sindilojas, Kamal Osman, da ACIFI, Dimas Bragagnolo, do ICVB, Fernando Martin, além das secretarias de Turismo, Fazenda e Administração, COMTUR, Paraná Turismo, ABIH, Instituto Polo Iguassu, CODEFOZ e Sebrae.

Foram citadas as experiências das edições anteriores do natal, a utilização dos pórticos da Avenida Brasil, a participação de corais e apresentações culturais, iluminação das fachadas das avenidas principais, entre outros temas. A concentração na Praça do Mitre deverá ser mantida, mas com a integração das 5 regiões da cidade e o envolvimento dos bairros. Foram citadas datas, e os presentes à reunião entendem que o evento deve ser iniciado em meados de novembro.

O secretário Paulo Tremarin comentou sobre a participação das entidades. “Tentamos envolver ao máximo as entidades e nós enquanto prefeitura, para que tenhamos todo o engajamento da sociedade iguaçuense para o tema do Natal; por vários anos, tivemos a cooperação da Itaipu Binacional, na pessoa do Gilmar Piolla e Jorge Samek e esperamos para este ano essa colaboração novamente, e também do Fundo Iguaçu e da Gestão Integrada; temos a certeza de que tudo que é feito para o Natal não é só bom para o cidadão iguaçuense, mas também é um atrativo muito forte para a nossa cidade, que já atrai turistas”, disse. “Vamos atrair mais visitantes, certamente, e, para isso, queremos uma cidade bonita e organizada, para que o turista se sinta bem e atraído por Foz do Iguaçu; é um desafio, mas vamos fazer tão bem quanto os anos que a Fundação fez; temos muito respeito pela entidade da cultura, que é outro parceiro que vai colaborar conosco”, completou o secretário.

Segundo a secretária Lisiane Veeck Sosa, “desde o ano passado temos a intenção de colaborar e trazer os nossos alunos para participar dessa data tão importante para nós; então, para o segundo semestre, realizaremos oficinas nos centros escola-bairro para trabalhar com as crianças, vendo quem tem mais noção de música, de instrumentos e vamos formar um grande coral para participar do Natal de Foz do Iguaçu”, informou.

Gilmar Piolla citou o encontro como uma tentativa de retomada do natal.  “Conversando com o secretário meses atrás sugeri que ele trouxesse a questão do Natal para a secretaria, para a Gestão Integrada do Turismo, para, assim, reconstruirmos essa parceria e garantir a continuidade desse evento marcante nos últimos anos; é um evento que está extremamente dependente do setor público, da Itaipu, do Fundo Iguaçu, e nós ficamos com dificuldade de poder manter o natal sozinhos; tivemos pouco envolvimento e pouco apoio do comércio até agora; ou seja, o poder público tem feito a sua parte, mas a iniciativa privada ainda não; então, é uma iniciativa importante para fazermos um realinhamento, o que cada instituição, cada segmento da sociedade pode contribuir para que possamos resgatar de novo o evento”.

Kamal Osman comentou sobre as dificuldades que os empresários vêm passando e a necessidade do envolvimento da classe. “O Sindilojas não tem recursos, mas a nossa intenção é fazer com que o comerciante se envolva, e, para que isso aconteça, é preciso criar algo no papel que o encante; assim, possivelmente os empresários venham participar”, opinou.

A prefeita em exercício, Ivone Barofaldi, relatou sobre a quantidade de lojas cujos donos não são de Foz: “temos uma diversidade muito grande no nosso comércio; muitas lojas são de fora, como as de departamento e bancos; devemos começar a trabalhar isso desde já, pois com antecedência, poderemos agregar um maior número de pessoas; é questão de conscientização dos empresários para contribuírem com o evento que é de todos nós”, destacou.

Piolla informou sobre a realização de uma pesquisa no comércio da Avenida Brasil. “Vamos fazer uma consulta junto aos empresários, no sentido de verificar se querem o natal, se têm disposição de colaborar; e já teremos um termo de comprometimento de que estejam dispostos a decorar suas fachadas; se tivermos uma adesão maior de 50% faremos o trabalho na Avenida Brasil. E esclareceu: apresentações artísticas nós teremos; a cidade tem muitas atrações culturais, podemos fazer só com atrações locais; show sertanejo não interessa; natal não é isso”, argumentou.

Ao final da reunião, foi deliberada sobre a criação de uma comissão, com a participação de representantes de todas as entidades, com a coordenação de Paulo Tremarin e Gilmar Piolla.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/