quarta-feira, 15 de julho de 2015

Núcleo de Projetos intensifica trabalhos



Reunião realizada na SMTU teve como objetivo alinhar ações e definir projetos prioritários

Texto e fotos: Elaine Mota

O Núcleo Integrado de Gerenciamento de Projetos (PROFOZ) está com suas atividades intensificadas. Na segunda-feira, 13 de julho, a equipe da SMTU, sob orientação do diretor de Desenvolvimento de Turismo, José Borges Bomfim Filho, se reuniu com a diretora executiva do Instituto Polo Iguassu, Fernanda Fedrigo e com o gerente de projetos do Polo, Nuno Maia Areias. O encontro foi realizado na SMTU e teve como objetivo o alinhamento de ações.

Foi a primeira reunião, sendo que outras acontecerão todas as segundas-feiras pela manhã. Para o diretor Borges, “o objetivo é focar nos projetos prioritários, uma vez que temos um número grande de projetos; o que pretendemos é que todos os envolvidos estejam alinhados, falando a mesma linguagem, para que possamos desenvolver os trabalhos mais importantes primeiro; todos são expressivos, mas precisamos definir os mais relevantes e os mais imediatos e concentrar esforços de todos, da secretaria, do Núcleo, da Gestão Integrada, para colocarmos realmente em prática os projetos e fazê-los acontecer.”

“Teremos essa reunião do Núcleo de Projetos todas as segundas, com o objetivo de trabalharmos juntos em um mesmo propósito; temos poucas pessoas para muitos projetos e projetos grandes e importantes; queremos que todos aconteçam; mas queremos organizar as ações, para que haja uma sinergia; temos uma equipe valorosa, competente e se concentrarmos esforços, temos como chegar bem longe”, completou Borges.

Um dos projetos mais prioritários é a concessão do Centro de Convenções. Outros citados na reunião pelo diretor Borges foram: Mercado Municipal, Centro Cívico, Revitalização da Rodoviária, Beira Foz, Portal do Turismo, Bairro Árabe e o Planejamento Estratégico do Turismo. Na área de pesquisa e estatística, as ações serão voltadas para incrementar o Observatório do Turismo, (criado oficialmente em novembro de 2013), verificando-se os requisitos da Organização Mundial do Turismo (OMT) e ampliando parcerias com todas as universidades locais.

Segundo o secretário de Turismo, Paulo Tremarin, “no setor público, tudo acontece por meio de projetos; então, é muito importante, não só para a Secretaria de Turismo, como todas as secretarias do município, que tenham seus núcleos de projetos atuando, para que possamos pensar e fortalecer o município com foco no futuro e com projetos sustentáveis; hoje, temos aproximadamente 10 projetos de interesse público e também privado; nós acreditamos que quanto mais projetos estiverem em andamento, com certeza, teremos um desenvolvimento mais estruturado da nossa cidade,” destacou o secretário.

PROFOZ -O Núcleo Integrado de Gerenciamento de Projetos (PROFOZ) é resultado dos esforços empreendidos pelas entidades que compõem a Gestão Integrada do Turismo do Destino Iguaçu (Prefeitura de Foz do Iguaçu – SMTU, Itaipu Binacional, Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística Iguaçu e Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB). Seu objetivo é contribuir com o desenvolvimento do turismo no destino em todas as suas dimensões e apoiar o crescimento e fortalecimento do setor. O caráter multi-institucional do Núcleo, somado aos agentes que o compõem, o torna a principal ferramenta de planejamento, elaboração e monitoramento das demandas, ações e projetos turísticos.

O PROFOZ está previsto na Política Municipal de Turismo, e é operacionalizado pela SMTU e pelo Instituto Polo Iguassu, com aporte do Fundo Iguaçu. Em 2014, foi contemplado pelo Ministério do Turismo e Sebrae como caso de sucesso em inovação na gestão do turismo, entre 80 projetos selecionados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/