quarta-feira, 22 de julho de 2015

Nova pesquisa do Índice de Competitividade é realizada em Foz

Estudo é um projeto do Ministério do Turismo e Sebrae Nacional, executado pela FGV



 Legenda: Secretário Paulo Tremarin e servidores da SMTU, em entrevista à pesquisadora da FGV 
Texto e fotos: Elaine Mota

Está sendo realizada em Foz do Iguaçu, no período de 20 a 24 de julho, a Pesquisa de Campo para o Índice de Competitividade do Turismo Nacional. A Secretaria Municipal de Turismo está coordenando esta ação em Foz do Iguaçu, com o apoio da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, que está dando suporte à realização das entrevistas e ao trabalho da pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Flávia Marques.

Foi feito um agendamento de entrevistas com representantes de entidades do setor turístico, universidades, forças policiais, Conselho Tutelar, empresários da hotelaria, agências de turismo, gastronomia, além dos gestores da SMTU, Fundação Cultural,  Secretarias da Fazenda, Obras, Meio Ambiente, Segurança Pública, Assistência Social e Saúde. As entrevistas da área específica de turismo estão sendo realizadas na sede do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

A prefeita em exercício, Ivone Barofaldi, foi entrevistada em seu gabinete na segunda-feira, dia 20. E, na manhã desta quarta-feira, 22, o secretário de Turismo, Paulo Tremarin e servidores das diversas áreas da SMTU receberam a pesquisadora da FGV na sede do COMTUR. Além das entrevistas, Flávia Marques realiza visitas técnicas aos principais atrativos turísticos locais, além dos terminais rodoviário e aéreo e o local onde é realizado o principal evento turístico na cidade, objetivando avaliar equipamentos e serviços disponíveis.

Estudo – Realizado nos últimos seis anos, o Índice de Competitividade do Turismo Nacional é um projeto do Ministério do Turismo e do Sebrae Nacional, executado pela FGV. São analisadas 13 dimensões: infraestrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing e promoção do destino, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos culturais, sociais e ambientais.


Resultados – Foz do Iguaçu tem se destacado nos resultados da pesquisa. Na última edição, em 2014, nosso destino ficou em primeiro lugar em Marketing e Promoção do Destino, e em segundo lugar em Atrativos Turísticos, Monitoramento e Aspectos Ambientais. A cidade ficou em 6º lugar geral entre todas as dimensões pesquisadas e em 1º entre as cidades não capitais.


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