Estudo é um projeto do Ministério do Turismo e Sebrae
Nacional, executado pela FGV
Legenda: Secretário Paulo Tremarin e servidores da SMTU,
em entrevista à pesquisadora da FGV
Texto e fotos: Elaine Mota
Está
sendo realizada em Foz do Iguaçu, no período de 20 a 24 de julho, a Pesquisa de
Campo para o Índice de Competitividade do Turismo Nacional. A Secretaria
Municipal de Turismo está coordenando esta ação em Foz do Iguaçu, com o apoio
da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico, Indústria e
Comércio, que está dando suporte à realização das entrevistas e ao trabalho da
pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Flávia Marques.
Foi
feito um agendamento de entrevistas com representantes de entidades do setor
turístico, universidades, forças policiais, Conselho Tutelar, empresários da
hotelaria, agências de turismo, gastronomia, além dos gestores da SMTU,
Fundação Cultural, Secretarias da
Fazenda, Obras, Meio Ambiente, Segurança Pública, Assistência Social e Saúde. As
entrevistas da área específica de turismo estão sendo realizadas na sede do
Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).
A
prefeita em exercício, Ivone Barofaldi, foi entrevistada em seu gabinete na
segunda-feira, dia 20. E, na manhã desta quarta-feira, 22, o secretário de
Turismo, Paulo Tremarin e servidores das diversas áreas da SMTU receberam a
pesquisadora da FGV na sede do COMTUR. Além das entrevistas, Flávia Marques
realiza visitas técnicas aos principais atrativos turísticos locais, além dos
terminais rodoviário e aéreo e o local onde é realizado o principal evento
turístico na cidade, objetivando avaliar equipamentos e serviços disponíveis.
Estudo – Realizado nos últimos
seis anos, o Índice de Competitividade do Turismo Nacional é um projeto do
Ministério do Turismo e do Sebrae Nacional, executado pela FGV. São analisadas
13 dimensões: infraestrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos,
atrativos turísticos, marketing e promoção do destino, políticas públicas,
cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial,
aspectos culturais, sociais e ambientais.
Resultados – Foz do Iguaçu tem se
destacado nos resultados da pesquisa. Na última edição, em 2014, nosso destino ficou
em primeiro lugar em Marketing e Promoção do Destino, e em segundo lugar
em Atrativos Turísticos, Monitoramento e Aspectos Ambientais. A cidade ficou em
6º lugar geral entre todas as dimensões pesquisadas e em 1º entre as cidades
não capitais.
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