quinta-feira, 16 de junho de 2016

Festival de Turismo das Cataratas é aberto em Foz

Solenidade de abertura teve a participação de autoridades e inscritos de várias partes do Brasil e América do Sul









Texto e fotos: Elaine Mota

O 11º. Festival de Turismo das Cataratas foi solenemente aberto nesta quarta-feira, 15 de junho, no Rafain Palace Hotel & Convention e contou com a presença do prefeito Reni Pereira, da vice-prefeita, Ivone Barofaldi, do presidente da Embratur, José Antonio da Silva Parente, do secretário Estadual de Turismo e Esporte do Paraná, Douglas Fabrício. Participaram também do ato de abertura, o diretor-executivo da Organização Mundial do Turismo, Marcio Favilla, o presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Chico Brasileiro, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek e o presidente da Fecomércio, Darci Piana, entre outras autoridades.

Após as boas-vindas do coordenador e idealizador do evento, Paulo Angeli, algumas autoridades falaram a respeito do festival e do turismo no Brasil e no mundo. Jorge Samek enalteceu a importância das riquezas que alavancam o turismo: “temos muitas belezas, mas o turismo não se faz somente com isso; turismo se faz com gente, com profissionais, com empresários, com alma; turismo é uma atividade econômica importantíssima, com grandes dimensões. Cada município tem que enxergar suas potencialidades e somar esforços num processo de sinergia e assim poderemos obter cifras como as da Espanha e tantos países, em que a atividade do turismo se destaca.”

O secretário de Estado Douglas Fabrício destacou o momento atual. “Estamos trabalhando muito nesse tema turismo, ouvindo as pessoas, as entidades, o trade turístico, os municípios, nas 14 regiões turísticas que temos no Paraná. Foz do Iguaçu é uma referência mundial no segmento. Nós, enquanto governo, procuramos ser parceiros de Foz do Iguaçu e também de municípios pequenos; temos que convencê-los que investir no turismo é oferecer oportunidades, que vão gerar empregos, mas ainda há muito trabalho a ser feito”, disse.

Marcio Favilla citou números do turismo internacional. “Desde 2008, o turismo mundial vem crescendo a mais de 4% ao ano. Em 2016, vamos passar de 1 bilhão e 200 milhões de viagens internacionais de turismo de lazer, de negócios, viagens para visita a parentes e mais de 7 bilhões de viagens de turismo doméstico. O turismo é uma força mundial, é uma revolução, e, apesar de todas as dificuldades, é reconhecido cada vez mais. No ano passado, na Assembleia Geral das Nações Unidas, foi aprovado para 2017 o “Ano Internacional do Turismo Sustentado para o Desenvolvimento”, o que significa uma grande responsabilidade para mostrarmos o valor dessa atividade, como instrumento de desenvolvimento econômico e social”.

O prefeito Reni Pereira deu as boas-vindas a todos os participantes e cumprimentou os organizadores do evento e todos os colaboradores. E lembrou que “há um ano, foi concretizada a parceria do poder público com o setor privado para concessão do Marco das Três Fronteiras, que hoje é uma referência não só de Foz do Iguaçu, mas do Paraná.” Citou a importância de outros investimentos da iniciativa privada, como o Museu de Cera e a inauguração recente do Shopping Catuaí Paladium, que hoje é voltado para o turismo, gerando empregos na cidade. Enalteceu ainda a institucionalização da Gestão Integrada do Turismo, “que hoje é um patrimônio de Foz do Iguaçu”. O prefeito destacou ainda as águas termais da cidade e a questão cultural e religiosa existente em Foz do Iguaçu. E solicitou que sejam criadas as Zonas Especiais de Interesse Turístico: “quem sabe, no ano que vem, já seja anunciada a efetivação da primeira Zona de Interesse Turístico do Brasil aqui em Foz do Iguaçu e certamente tantas outras que ocorrerão, para ajudar o desenvolvimento do turismo no país”, completou.

Foz do Iguaçu na “Casa Brasil” – O presidente da Embratur, José Antonio Silva Parente, destacou que “do dia 4 de agosto a 18 de setembro, os olhos do mundo estarão voltados para o Rio de Janeiro e para o Brasil, com a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Serão 17.500 atletas, 25 mil jornalistas, de todos os cantos do planeta; 4 bilhões e 600 milhões de pessoas acompanhando os jogos por meio da imprensa. Teremos uma oportunidade única de divulgar o Brasil. Na “Casa Brasil”, no Rio de Janeiro, que será o Centro de Turismo do governo brasileiro, onde passarão praticamente todos os chefes de estado, grande parte da mídia presente, atletas e turistas, teremos o único destino brasileiro que terá um estande próprio, que será Foz do Iguaçu”.

Outro compromisso assumido pelo presidente da Embratur foi a de “trabalhar e lutar para conquistar, seja pelo ministério, seja pelo DNIT, a duplicação da Avenida das Cataratas, criando melhores condições para o turismo local”. E ainda defendeu: “vamos trabalhar junto a Receita Federal, para que seja mantida a cota de compras de 300 dólares, para que esta cidade, que é o terceiro destino brasileiro, que reúne as belezas das Cataratas, o gigantismo e a beleza de Itaipu, as 3 fronteiras, consiga atrair um número ainda maior de turistas”.

Menção Honrosa – O presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, deputado Chico Brasileiro, aproveitou a ocasião para fazer a entrega de uma Menção Honrosa da Assembleia Legislativa ao coordenador do Festival de Turismo das Cataratas, Paulo Angeli.

Homenagens – Foram homenageados com o “Troféu Cataratas Centenário Paranaense do Turismo”, (em alusão aos 100 anos da vinda do Pai da Aviação a Foz do Iguaçu, Santos Dumont), oferecido pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turimso – Abrajet-PR, e Paraná Turismo, personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do turismo no estado e o destaque foi Frederico Engel, precursor da história do turismo iguaçuense, cujo troféu foi recebido pela sua neta, com 97 anos, a sra. Irma Rios Pruner. Outros homenageados foram: o ex-governador e criador da Paraná Turismo, Paulo Pimentel, o ex-governador Jaime Lerner; a jornalista Rosy de Sá Cardoso; o presidente da Fecomércio, Darci Piana e o empreendedor e incentivador do turismo do Paraná, Sérgio Miguel.

Forma homenageados com o Troféu Amigos do Festival: Márcio Favilla; José Antonio Silva Parente; Chico Brasileiro; Alejandro Rubin e Fabio Lazerin.

Feira – Na sequência, os presentes puderam participar de um coquetel de abertura da Feira de Negócios, com 207 estandes, em que o espaço de Foz do Iguaçu, de 66m2, dava as boas-vindas a todos os visitantes. Animando os convidados, o evento contou com a musicalidade da gaita-ponto do acordeonista e campeão brasileiro de gaita, Thiago Rossato e banda, representando a cultura musical sul-americana.

O Festival de Turismo das Cataratas prossegue até sexta-feira, 17 de junho. Mais informações, no site do evento: www.festivaldeturismodascataratas.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/