sexta-feira, 17 de junho de 2016

Acadêmicos de Turismo de Campo Mourão conhecem a SMTU

 Estudantes foram recepcionados na sala de reuniões do COMTUR pelo secretário Paulo Tremarin







Texto e fotos: Elaine Mota

A Secretaria Municipal de Turismo (SMTU) recebeu na tarde de quarta-feira, 15, um grupo de 25 acadêmicos e professores de graduação do curso Turismo e Meio Ambiente, da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus Campo Mourão. Os alunos do 1º ao 4º ano, vieram a Foz do Iguaçu para participar do Festival de Turismo das Cataratas e estavam acompanhados da coordenadora do curso, Juliana Carolina Teixeira e das professoras Simone Vassallo Monteiro e Carla Caroline Holm.

Na SMTU, os estudantes foram recepcionados pelo secretário Paulo Tremarin e pelo analista de projetos, Lourenço Kürten, que também proferiu uma palestra aos mesmos, abordando os temas: estrutura da SMTU; projetos turísticos; legislação turística do município; número de visitantes; participação em eventos nacionais e internacionais; Gestão Integrada do Turismo; Sistema de Informações Turísticas; Equipamentos Turísticos; oportunidades e dificuldades na secretaria e no turismo local.

Paulo Tremarin deu as boas-vindas ao grupo e explanou sobre o turismo local e como um todo. “O turismo para Foz do Iguaçu é a atividade econômica que mais gera empregos na cidade; o nosso movimento, em muitas ocasiões, teve os argentinos como destaque, e, em momentos de crise, foram eles que fizeram a diferença, até porque possuem uma cultura de viajar”. “Nós, claramente, percebemos como o brasileiro começou a vir à cidade também, até porque, hoje em dia, isso mudou, existe muito mais acesso às viagens, o que gera emprego e renda”.

Segundo o secretário, “nossos gestores, com o passar do tempo, vão deixar uma fatia maior para investir em divulgação e incentivos para que empreendedores façam o turismo brasileiro evoluir cada vez mais. O que falta é um pouco de infraestrutura, segurança e divulgação”, opinou. “Hoje, vemos que a internet, as redes sociais, divulgam muito o turismo; quantas ferramentas foram criadas por alunos de turismo, que temos ouvido, lido, utilizado, que foram desenvolvidas para facilitar as nossas vidas; daí a importância das universidades, das tecnologias e dos governantes acreditarem mais no turismo”, afirmou.

A coordenadora Juliana Carolina Teixeira explicou sobre o interesse em conhecer a Secretaria Municipal de Turismo de Foz: “buscamos a secretaria porque faz parte da formação do turismólogo compreender como funciona a gestão pública do turismo; é base para que o profissional desenvolva o planejamento do segmento e entenda como vai funcionar essa gestão”. “Como Foz do Iguaçu é um destino indutor e tem uma representação muito importante no Estado do Paraná e também em nível nacional, é importante essa compreensão; é uma troca de experiências e também faz parte da formação desse profissional entender esse cenário”, disse.

“Como estamos participando do Festival de Turismo das Cataratas, pois temos acadêmicos que vão fazer apresentações de trabalhos desenvolvidos no evento científico, aproveitamos a oportunidade para realizar algumas visitas técnicas. Além de trocar experiências com a secretaria, vamos fazer visitas em meios de hospedagem e outros equipamentos de turismo que existem no município, justamente para colaborar de forma mais prática para formação dos estudantes. Visitaremos o Parque Nacional do Iguaçu, que é uma unidade de conservação que trabalha com o uso público e como a nossa formação é de turismo e meio ambiente, é uma das vertentes que trabalhamos no curso; faremos também visita técnica na Usina de Itaipu, além da participação no evento”, finalizou.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/