No Dia do Turista, o Ministério do Turismo
traz dicas para o planejamento de uma viagem
Turistas em visita à Itaipu e Cataratas – Fotos: Elaine Mota
No dia 13 de junho, comemora-se o Dia
do Turista. Visando auxiliar os turistas em suas viagens, o Ministério do
Turismo oferece um guia com orientações importantes para evitar dores de
cabeça. É o “Viaje Legal”, que traz dicas e informações sobre os direitos dos
turistas, durante e depois da viagem. Confira algumas delas:
Antes – Contrate prestadores de serviços turísticos formalizados e legalizados. Consulte sobre o assunto no site www.turismo.gov.br, clicando-se em Cadastur – o cadastro oficial dos prestadores de serviços turísticos do Brasil. Agências de Turismo, meios de hospedagem e transporte e guias de turismo precisam estar formalizados lá. Vans que transportam turistas, por exemplo, devem ter o adesivo verde com seu número de inscrição no Cadastur colado na lataria do automóvel. Se você é pessoa com deficiência, comunique aos contratados com, pelo menos, 48 horas de antecedência sobre suas necessidades.
Durante – Chegando ao hotel, preencha a Ficha
Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH). Ela é seu contrato com o meio de
hospedagem. Leia atentamente as regras e normas de conduta do estabelecimento
quanto aos furtos, objetos esquecidos e perdidos, saídas de emergência, limpeza
das unidades habitacionais, horário de check-in, check-out, café da manhã,
entre outras informações.
Viajando de ônibus ou de avião, guarde
sempre o bilhete de passagem e o tíquete de bagagem. Eles são a sua garantia no
caso de extravio ou dano na bagagem. Em caso de problemas na prestação de
qualquer serviço turístico, procure o órgão de proteção e defesa do consumidor
(Procon) para fazer sua reclamação. Para isso, tenha sempre em mãos os
comprovantes dos serviços turísticos contratados. Valem os anúncios de jornais,
da internet, vouchers, entre outros comprovantes.
Depois – Bagagem trazida para o Brasil de
viagens ao exterior deve obedecer às regras da Receita Federal. Atente a elas,
acessando o site da Receita Federal: www.receita.fazenda.gov.br.
Indique aos seus amigos e familiares os bons serviços contratados e reclame aos
órgãos competentes das empresas que não prestaram os serviços previamente
contratados. Compartilhe suas fotos, impressões e experiências; conte sobre o
que aprendeu com as diferenças culturais que encontrou.
Mais informações para uma viagem
segura e prazerosa, acesse: www.turista.turismo.gov.br.
Em
Foz do Iguaçu – A
Secretaria Municipal de Turismo (SMTU) dispõe de 4 Postos de Informações
Turísticas (PIT’S), localizados no Aeroporto, na Rodoviária, no TTU e na sede
da secretaria, na Av. das Cataratas, onde também funciona o Teletur – sistema de informações turísticas via telefone. Turistas
que quiserem registrar sugestões ou reclamações sobre estabelecimentos ou serviços
prestados na cidade, podem se dirigir a um dos PIT’S ou ligar no Teletur e os
atendentes bilíngues repassarão aos gestores da SMTU, que tomarão as
providências cabíveis, entrando em contato com os envolvidos e, se necessário,
resolvendo as questões no âmbito do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).
O Teletur funciona
diariamente, inclusive nos domingos e feriados, das 7h às 23h, e pode ser acessado em nível nacional pelo
telefone 0800-45-1516.
(Com Ministério do Turismo – Por Max
Gonçalves)
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