terça-feira, 1 de setembro de 2015

Pesquisa do Inventário Turístico prossegue em Foz

Atrativos, hotéis, agências, restaurantes, entre outros, estão sendo pesquisados

 Pesquisadores e coordenadores na SMTU


 Equipe de digitação

 Pesquisa de campo

Texto e fotos: Elaine Mota

O Inventário da Oferta Turística é um documento de extrema importância para qualquer município turístico, e com Foz do Iguaçu, não é diferente. Trata-se de um instrumento necessário para o planejamento do turismo do município, e que atende a exigências do Ministério do Turismo. É utilizado por investidores, empresários, estudantes, professores, turistas e comunidade em geral e que, quando concluído, estará à disposição dos interessados no portal da Secretaria Municipal de Turismo (SMTU) na internet, no endereço: www.iguassu.tur.br, além de integrar o banco de dados dos Postos de Informações Turísticas da cidade e do Teletur (0800-45-1516).

A pesquisa de campo do Inventário teve início no dia 19 de agosto e todas as regiões da cidade estão sendo percorridas por 19 pesquisadores. O trabalho prossegue até o dia 30 de setembro, sob coordenação da SMTU e do Instituto Polo Iguassu, por meio do projeto Trilha Jovem. A pesquisa é realizada de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 14h. Nos 10 últimos dias, serão pesquisados estabelecimentos que funcionam no período da tarde e da noite e o horário será das 17h às 21h. Estão sendo pesquisados atrativos, hotéis, agências de viagens, restaurantes e toda a gama de serviços à disposição dos turistas na cidade, além de atividades correlacionadas.

Enquanto os pesquisadores vão a campo, uma equipe de suporte atua em contatos diários com estabelecimentos, especialmente aqueles que necessitam de agendamento. Outro grupo trabalha na digitação e tabulação dos dados já coletados. No total, são 32 pessoas envolvidas no trabalho.

Dificuldades – Mesmo diante da importância do trabalho, estão ocorrendo recusas no atendimento dos pesquisadores. Nesse sentido, o secretário de Turismo, Paulo Tremarin, pede o apoio dos empresários: “a Secretaria Municipal de Turismo faz um apelo aos proprietários de hotéis, bares e restaurantes, entre outros estabelecimentos integrantes da pesquisa, para que colaborem com o trabalho que está sendo desenvolvido; essa pesquisa tem um custo muito elevado e necessita ser dada a devida importância pelos empresários que detêm as informações; depois, esses dados vão servir como guia para os investimentos futuros na cidade, além de gerar outros documentos que o Ministério do Turismo solicitar,” disse o secretário.

O diretor de Desenvolvimento de Turismo, José Borges Bomfim Filho, esclareceu: “nós não vamos tratar essas informações de forma individualizada; esses dados coletados vão virar uma estatística, e a divulgação será com base nos quantitativos, como por exemplo: número de hotéis, quantidade de leitos, capacidade de atendimento dos estabelecimentos; portanto, não há o que temer, a informação será produzida de forma responsável”, finalizou. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/