segunda-feira, 17 de agosto de 2015

SMTU treina pesquisadores para atualização do Inventário Turístico

Treinamento teve início nesta segunda, 17 de agosto e prossegue nesta terça, 18








Pesquisadores do projeto Trilha Jovem em treinamento para início da pesquisa de campo 
Texto e fotos: Elaine Mota

Teve início na manhã desta segunda-feira, 17 de agosto, na sala do COMTUR, o treinamento realizado pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTU) aos pesquisadores do Projeto Trilha Jovem Iguassu, que realizarão o trabalho de campo para atualização do Inventário da Oferta Turística de Foz do Iguaçu. Os jovens receberam as boas-vindas do diretor de Desenvolvimento do Turismo da SMTU, José Borges Bomfim Filho e o treinamento foi ministrado pela coordenadora geral da pesquisa e chefe da Divisão de Estatística e Estudos Turísticos, Ramiciely Carlessi.

A coordenação de campo ficará a cargo de Karina Zavilenski Custódio, do Trilha Jovem, a coordenação do sistema do banco de dados que será alimentado com as informações será de responsabilidade de Sandro Lopes Ebbing e o apoio interno será de Lara Luciana Leal Seixas e Carlos Carneiro, da SMTU. Serão 19 pesquisadores, 5 digitadores/tabuladores, 2 na logística interna e 1 motorista, totalizando 32 pessoas envolvidas no trabalho.

A pesquisa do inventário é uma parceria entre a SMTU, o Instituto Polo Iguassu e a Guarda Municipal e será realizado até o dia 30 de setembro. Devido à complexidade e quantidade de tipos de questionários a serem aplicados, o treinamento terá continuidade nesta terça-feira, 18 de agosto. A partir de quarta-feira, 19, terá início a pesquisa de campo, até o dia 18 de setembro, sempre no horário das 8h às 14h. Nos 10 últimos dias de trabalho, serão pesquisados estabelecimentos que funcionam no período da tarde e da noite e o horário será das 17h às 21h.

Para o diretor José Borges Bomfim Filho, “o trabalho é de suma importância para o planejamento turístico; a partir dele, nós planejamos as ações do turismo e colocamos nos planos municipais, no Plurianual, na Lei de Diretrizes Orçamentárias; então, não se trata de um trabalho qualquer; a pesquisa vai fazer um mapeamento de toda a oferta turística, em um nível de detalhamento muito grande e é com esse instrumento que oferecemos informações para pessoas que se interessam em investir em Foz do Iguaçu; a pesquisa será a base de tudo, do planejamento municipal, das empresas, além de atender às prerrogativas do Ministério do Turismo,” disse.

Banco de dados – O objetivo da inventariação é manter um banco de dados atualizado para turistas e comunidade. No total, serão visitados aproximadamente 1.500 locais, entre atrativos, hotéis, agências de turismo, estabelecimentos gastronômicos, empresas de eventos, entre outros.

Contatos:

José Borges Bomfim Filho – Diretor de Desenvolvimento do Turismo
Telefone: 9971-2268

Ramiciely Carlessi – Coordenadora geral da pesquisa
Telefone: 2105-8106


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/