quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Regularização do Parque Industrial é discutido em Foz

Empresários foram chamados para reunião na sede da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Socioeconômico, Indústria e Comércio




Encontro teve presença maciça dos empresários 
(Texto e fotos: Elaine Mota)

Foi realizada nesta terça-feira, 04 de agosto, uma reunião com empresários da área industrial de Foz do Iguaçu, na sede da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Socioeconômico, Indústria e Comércio (SMTD), a pedido da 6ª. Promotoria de Justiça do Estado do Paraná, com o objetivo de tratar da regularização formal do Parque Industrial de Foz do Iguaçu. O encontro teve a presença do prefeito Reni Pereira, do promotor de Justiça, Dr. Marcos Cristiano Andrade, do procurador geral do município, Dr. Raimundo Araújo Neto e do secretário de Indústria e Comércio, Paulo Tremarin.

O secretário Paulo Tremarin destacou as ações desenvolvidas até o momento. “O Ministério Público já tinha feito algumas investigações nos 4 parques industriais do município e constatou a falta de construção mínima nas áreas, a falta de geração de emprego e não cumprimento de mais de 70% das áreas que foram licitadas subsidiariamente para os industriais do município de Foz do Iguaçu. No final de 2014, então, o Ministério Público nos notificou para que fizéssemos um levantamento, o que foi feito em 90 dias e entregamos a eles; passados 6 meses da entrega, fomos notificados novamente, pedindo as atitudes que estávamos tomando sobre as irregularidades,” explicou.

“Então, achamos por bem notificar os empresários e convidá-los para que comparecessem hoje na secretaria visando estabelecer algumas ordens; o Ministério Público propôs um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que vai de 6 a 12 meses, para o cumprimento das obrigações dos industriais para com o município. Passaremos a chamar individualmente cada empresário para assinatura do termo, e esperamos que tudo se resolva, para que não seja necessário que os empresários sofram as sanções da lei, enfatizou Tremarin.”

Para o procurador Raimundo Araújo Neto, “este encontro é uma possibilidade de um grande diálogo; qual será a consequência disso daí vai depender das pessoas efetivamente desenvolverem o interesse em resolver o problema e chegar a um consenso; para firmar um acordo formal é necessário que hajam outras reuniões e, assim, particularizar ou singularizar os casos”.

O Dr. Marcos Cristiano Andrade fez uma avaliação da reunião. “É a mais positiva possível, haja vista a boa vontade demonstrada pelos empresários em terem as suas realidades adaptadas à lei; a partir de agora, eles devem ser notificados individualmente, para que seja feita uma análise caso a caso do proprietário junto com a prefeitura, e, havendo concordância, isso será encaminhado ao Ministério Público para formalização do TAC e, também não havendo, deverá ser encaminhado ao Ministério Público para formalização dos processos”.

O prefeito Reni Pereira afirmou que não há interesse da administração em prejudicar os empresários. “É importante salientar que todos esses processos que estão em andamento para a retomada dessas áreas, a grande maioria é da gestão anterior, e nós agora com o Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público, vamos criar essa possibilidade para adequação e então, conceder definitivamente essas áreas, sem qualquer tipo de temor por parte dos empresários; o que nos interessa é o desenvolvimento e a geração de empregos, que é a proposta e o compromisso que eles assumiram com o município quando adquiriram essas áreas subsidiadas”, disse”.

“Alguns empresários ainda imaginavam que o executivo municipal tinha condições de se sobrepor à lei, mas não tem; e, em alguns casos, devido a reiteradas vezes não ter sido cumprido o que estava no edital de licitação, nós não tínhamos outro caminho senão a retomada; com o Termo, teremos mais um prazo para que todos se regularizem e possam receber em definitivo as suas áreas, que é o objetivo do município e deles”, concluiu o prefeito.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/