quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Secretário Paulo Tremarin cumpre agenda em Curitiba

São duas reuniões na capital: uma audiência pública na Assembleia Legislativa sobre pesca esportiva e uma reunião na Secretaria de Estado da Cultura, com o tema “Natal das Cataratas”

Autoridades na abertura da audiência pública, na Assembleia Legislativa, em Curitiba 
Texto: Elaine Mota / Foto: Divulgação
  
O secretário de Trabalho, Desenvolvimento Socioeconômico, Indústria e Comércio, que acumula a pasta do Turismo, Paulo Tremarin, encontra-se em Curitiba cumprindo agenda nesta quarta-feira, 19 de agosto. Na parte da manhã, participou de uma audiência pública no Plenarinho da Assembleia Legislativa (Alep) e à tarde, terá uma reunião na secretaria de Estado da Cultura. Tremarin está acompanhado da procuradora do município, Maria Letizia Jimenez Abbate Fiala.

A audiência pública na Casa de Leis é sobre a “Pesca Esportiva e Vocação Turística do Rio Iguaçu”, proposta pelo deputado Guto Silva (PSC) e promovida em parceria com a Associação de Pesca do Médio Iguaçu (Apemi). O objetivo do encontro é debater a exploração turística sustentável do Rio Iguaçu como instrumento para coibir a pesca predatória e conciliar a preservação ambiental com apoio ao esporte.

Além da Secretaria Municipal de Turismo, a audiência conta com a participação de representantes do Ibama, da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, da Superintendência Federal da Pesca, da Sanepar, da Paraná Turismo, da Copel, do IAP, da Polícia Rodoviária Estadual, da Polícia Rodoviária Federal, de representantes de diversas prefeituras municipais e da Federação do Comércio do Estado do Paraná – Fecomércio-PR.

Segundo Letizia Fiala, “o conteúdo da audiência pública é tratar a pesca esportiva como atividade econômica; foram feitas várias comparações, inclusive com a Argentina, onde há pacotes de pesca esportiva e as pessoas saem do Brasil para ir até o país vizinho pescar dourado, sendo que o peixe é nosso; e existem vários municípios como Saudade do Iguaçu e Foz do Jordão que estão desenvolvendo atividades turísticas com relação a determinada espécie de peixe”, disse. “Trata-se de uma porta de progresso econômico; o rio Iguaçu tem ouro; as pessoas estão tirando o nosso ouro, levando para outros países porque não temos implementação turística”, argumentou a procuradora.

Paulo Tremarin destacou que “a pesca esportiva em 2013 arrecadou 1 bilhão de reais no Brasil e em 2014 teve um acréscimo de 30%; hoje, o grande problema é a falta de fiscalização e a incidência de redes no rio Iguaçu, que não atendem ao princípio do pesque e solte”, afirmou.

Cultura – Na Secretaria de Estado da Cultura, o encontro, intermediado pelo diretor presidente da Paraná Turismo, Manoel Jacó Garcia Gimenes, será com o secretário João Luiz Fiani. Paulo Tremarin estará acompanhado da diretora executiva do Instituto Polo Iguassu, Fernanda Fedrigo e o objetivo é buscar recursos, por meio da lei Rouanet, para o projeto do Natal das Cataratas.


(Com assessoria Alep)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/