terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Reunião do Comitê de Fronteira Foz do Iguaçu – Puerto Iguazú

Encontro que está sendo realizado em Foz do Iguaçu trata de temas de interesse da região




Autoridades do Brasil e Argentina participam de encontro em Foz do Iguaçu
Texto e fotos: Elaine Mota

Está sendo realizada nesta terça-feira, 16, no Hotel Bourbon Cataratas, a 32ª. Reunião do Comitê de Fronteira Foz do Iguaçu - Puerto Iguazú. Participam do encontro autoridades diplomáticas dos dois países, sendo conduzido pelo cônsul do Brasil em Puerto Iguazú, Roland Stille, pelo cônsul da Argentina em Foz do Iguaçu, Alberto Agustín Coto e pela ministra e diretora de Limites e Fronteiras do Ministério de Relações Exteriores do país vizinho, Mónica Liliana Dinucci. O prefeito Reni Pereira está sendo representado pelo diretor de Assuntos Internacionais da Secretaria Municipal de Turismo, Mohamad Ibrahim Barakat.

Na abertura dos trabalhos, o cônsul Alberto Agustín Coto falou a respeito da integração entre os dois países e da importância da reunião, que trata de interesses concretos para a região fronteiriça. “Os temas separados por comissões têm uma forma própria de organização, e as recomendações apresentadas resultarão em uma ata ao final do dia, elencando as prioridades de cada segmento”, destacou.

A ministra Monica Liliana Dinucci destacou a importância de cada tema a ser tratado pelos presentes, como trâmites migratórios, cooperação policial, transportes, questões de infraestrutura, comércio, possibilidades de trabalhos conjuntos entre empresários, intercâmbio entre professores e alunos e integração entre todas as áreas.

Para o cônsul Roland Stille, “aqui é o primeiro patamar para que as questões fronteiriças sejam resolvidas, porque não só discutimos os temas como também podemos dar exemplos práticos de integração”. “Sabemos que as soluções, por vezes difíceis, emanam sempre da fronteira, já que quem está diretamente envolvido com os problemas, consegue, por um entendimento, por uma via mais prática, suas soluções. Isso então é levado aos governos do Brasil e da Argentina para que, na medida do possível, sejam viabilizados. Algumas questões são tratadas caso a caso, pois, algumas dependem de leis, outras de acordos internacionais, ou dos dois, para que sejam então concretizadas, e assim, tornar cada vez mais tranquila e fraterna a vida aqui na nossa fronteira.”, enfatizou.

Os participantes da reunião, autoridades brasileiras e argentinas, representantes de organismos governamentais, forças policiais, entidades, foram divididos em mesas temáticas, com as comissões: Facilitação Fronteiriça; Infraestrutura (Desenvolvimento Urbano Conjunto); Comércio e Turismo; Cultura, Educação e Saúde.






O diretor Mohamad Ibrahim Barakat, participante da comissão de Comércio e Turismo, apresentou algumas propostas para incremento da atividade turística de Foz do Iguaçu e região, entre as quais, o aumento da cota de compras para 500 dólares; afastamento do controle das aduanas; melhoria dos portos; e uma carta a ser apresentada na próxima reunião da Comissão do Mercosul, solicitando que a sede do Parlamento do Mercosul seja na tríplice fronteira.

Os trabalhos se iniciaram às 8 horas, e prosseguem até as 20 horas, quando será feita a leitura da ata final, tendo como resultado as discussões e sugestões de cada mesa temática. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/