PROFOZ
foi escolhido entre 80 projetos selecionados, dos quais 11 se destacaram
O Ministério do Turismo e o Sebrae lançaram nesta terça-feira, 16, publicação
que reúne casos de sucesso em inovação na gestão do turismo, selecionados em
pesquisa realizada nos 65 destinos indutores. O guia “Boas Práticas em Turismo”, que relata experiências de dez
municípios, foi apresentado durante a divulgação dos resultados do Índice de
Competitividade do Turismo Nacional de 2014, em Brasília (DF). O Núcleo
Integrado de Gerenciamento de Projetos (PROFOZ) foi um dos projetos
contemplados.
A
publicação reúne as histórias de ações que tiveram impacto positivo nos
destinos onde as práticas inovadoras foram desenvolvidas. Inicialmente, foram
selecionados 80 projetos, dos quais 11 se destacaram por apresentarem inovação
no desenvolvimento ou modernização de um produto, processo, método de marketing
ou organizacional.
A
identificação das boas práticas, iniciativa que contou com apoio de técnicos
dos Sebrae estaduais e regionais e dos órgãos gestores de turismo, ocorreu no
período de março a junho de 2014. A pesquisa de campo é realizada por
pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Além
de Foz do Iguaçu, os municípios contemplados foram: Brasília (DF), Cuiabá (MT),
Fernando de Noronha (PE), Ipojuca (PE), Maragogi (AL), Mata de São João (BA),
Porto Seguro (BA), Recife (PE) com dois projetos e Tiradentes (MG).
PROFOZ – O Núcleo Integrado de
Gerenciamento de Projetos (PROFOZ) é resultado dos esforços empreendidos pelas
entidades que compõem a Gestão Integrada do Turismo do Destino Iguaçu
(Prefeitura de Foz do Iguaçu – Secretaria Municipal de Turismo (SMTU), Itaipu
Binacional, Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística Iguaçu e Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB).
Seu objetivo é contribuir com o desenvolvimento do turismo no destino em todas
as suas dimensões e apoiar o crescimento e fortalecimento do setor. O caráter multi-institucional do PROFOZ, somado aos agentes que
o compõem, o torna a principal ferramenta de planejamento, elaboração e
monitoramento das demandas, ações e projetos turísticos.
Até
2011, existia o Núcleo de Captação de Recursos, que identificava e apoiava as
entidades na obtenção de verbas. A partir de 2013, foi criado o PROFOZ, como um
escritório de projetos. Está previsto na Política Municipal de Turismo, e é
operacionalizado pela SMTU e pelo Instituto Polo Iguassu, com aporte do Fundo
de Desenvolvimento e Promoção Turística Iguaçu (Fundo Iguaçu). Hoje, o PROFOZ
tornou-se uma ferramenta de grande importância para o desenvolvimento turístico
de Foz do Iguaçu e região.
Texto: Elaine Mota (Com assessoria MinTur)
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