terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Portaria que trata do transporte do Parque Nacional vale até dezembro de 2015

8ª. Reunião Ordinária do COMTUR também tratou sobre números recordes que o setor de turismo deve registrar este ano


Conselheiros se reuniram na segunda-feira, 1º de dezembro, na sede do COMTUR 

O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) realizou sua 8ª. Reunião Ordinária, na tarde de segunda-feira, 1º de dezembro. Participaram do encontro, membros das entidades: ABAV, ABIH, ADERE, Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, Cataratas do Iguaçu S/A, ICMBio, INFRAERO, Paraná Turismo, Secretaria Municipal de Turismo (SMTU), SINDETUR, Sindhotéis e SINGTUR.

Licério Santos, presidente do conselho, apresentou como primeiro tema da pauta, os resultados do encontro com a senadora Gleisi Hoffmann, ocorrido no último dia 20. Informou que o COMTUR solicitou uma reunião com a senadora, pois a mesma tinha dado andamento às necessidades do setor no final do ano passado, sobre o transporte no Parque Nacional do Iguaçu e também revisão do Plano de Manejo. “Tivemos a oportunidade de atualizá-la sobre o que aconteceu de lá para cá, sobre quais medidas foram tomadas, inclusive sobre dois temas pontuais: a questão de um  encaminhamento do ICMBio local na suspensão de uma das reuniões do CONPARNI e também sobre um documento que o trade turístico de Foz, juntamente com o prefeito Reni Pereira, encaminhou às mesmas autoridades participantes da reunião de dezembro passado; ela se comprometeu, de imediato, de fazer uma reunião com a ministra do Meio Ambiente e novamente prestou todo o apoio e se colocou à disposição; estamos no aguardo de um retorno”, relatou Licério.

A respeito do tema, o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, fez um anúncio importante para o setor turístico, que foi tratado na última reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional do Iguaçu (CONPARNI), “Quero tranquilizá-los, uma vez que a portaria 269, que vai completar um ano, não vence no dia 26 de dezembro; ela prorroga a revisão do plano de manejo por mais um ano; este mês, não deve acontecer nenhuma surpresa de fechamento do parque, porque as normas estão valendo”, enfatizou. 

Pegoraro informou que a portaria previa duas questões: a criação das normas de entrada no parque e a revisão do plano de manejo. “Os dois pleitos não foram contemplados pelo ICMBio de Brasília, embora o parque tenha se manifestado e cobrado; mas nós estamos à disposição para ver o que eles precisam para darmos andamento nesse processo”.

Licério Santos destacou os avanços dentro do parque, como a ciclovia, o cabeamento subterrâneo e a questão do transporte parcialmente resolvida. “O COMTUR continuará se manifestando em relação a melhorias nas trilhas, no elevador, mas jamais na forma do embate, não por este conselho; para nós, essa é uma boa notícia, da continuidade do transporte no parque, pelo menos até voltarmos ao tema no ano que vem.”

O secretário de Turismo, Jaime Nelson Nascimento, comentou sobre o assunto. “Apesar das dificuldades que temos com o ICMBio em Brasília, acompanhamos  todo o esforço que a administração local tem feito para uma boa relação com o setor de turismo, no sentido de atender a sua missão institucional e, ao mesmo tempo, ser sensível ao setor de turismo da cidade; aguardamos com ansiedade os atendimentos aos nossos pleitos em Brasília”.

Jorge Pegoraro aproveitou a oportunidade para anunciar que a unidade de conservação poderá bater o recorde de visitantes de 2012, que foi o maior da história, em que foram registrados 1.535.000 visitantes. “Se tivermos um movimento de 147 mil turistas este mês, poderemos bater novo recorde”, ressaltou.

WWF - O presidente do COMTUR citou que na reunião do CONPARNI também foi anunciado que o ICMBio fez um convênio com a WWF (organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza) por meio da contratação de uma consultoria. “O COMTUR estará presente e atuante perante esse convênio, porque trata do tema Parque Nacional do Iguaçu; estaremos à disposição e com toda vontade de contribuir para a qualidade desse trabalho”, disse Licério.

Pegoraro explicou que a WWF fez um evento mundial em Foz, recentemente “Na ocasião, foram colocados os problemas e os projetos existentes no parque, e eles manifestaram a intenção de auxiliar e tentar resolver algumas situações; após troca de vários e-mails, foram solicitadas informações e eles fizeram um projeto, apresentando-o para o BID, e foi aprovado um financiamento; envolve os municípios do entorno, e é um trabalho de parques transfronteiriços, fazendo um estudo do Brasil com a Argentina”, esclareceu.

Sinalização em frente ao aeroporto – Eduardo Ludwig, superintendente da INFRAERO, fez uma apresentação da nova sinalização no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. “Começamos um trabalho, na época da Copa do Mundo, para tentar disciplinar o trânsito em frente ao aeroporto; alguns representantes de entidades estiveram no local para discutir as soluções; o trabalho foi concluído e nós queremos inaugurar essa sinalização e esse novo disciplinamento”. Ludwig apresentou locais denominados de “bolsões”, enfatizando que se houver conscientização por parte dos usuários, para aguardarem a confirmação dos voos até o momento da chegada das aeronaves, isso facilitará a movimentação de veículos e pessoas no local.

Foi sugerido por Sidnei dos Reis, presidente do SINGTUR, de se fazer um panfleto para divulgação das novas regras, via e-mail e impressos e entregar aos usuários, para chegar ao conhecimento de todos os interessados.

Recorde – Eduardo Ludwig fez o anúncio de um recorde no aeroporto. “Vamos bater uma marca em dezembro, de 1.800.000 passageiros, totalizando embarques e desembarques, o que é um recorde histórico registrado na cidade." Em 2013, foram 1.677.801 passageiros embarcados e desembarcados; em 2012, 1.739.915; em 2011, 1.690.526; em 2010, 1.155.543 e em 2009, 807.719 passageiros.

A 8ª. Reunião Ordinária do COMTUR foi a última do ano, e a próxima está programada para fevereiro de 2015.

Texto e fotos: Elaine Mota


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/