Conforme
pesquisa da FGV, Foz ficou em primeiro lugar em Marketing e Promoção do Destino
e obteve o segundo lugar em outras três dimensões
Texto e foto: Elaine Mota
O Índice de Competitividade do Turismo Nacional divulgado nesta
terça-feira, 16, pelo Ministério do Turismo e Sebrae, apontou Foz do Iguaçu
como o primeiro lugar em Marketing e Promoção do Destino, e em segundo lugar em
Atrativos Turísticos, Monitoramento e Aspectos Ambientais. A pesquisa, aplicada
pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) indicou que Foz do Iguaçu ficou em 6º lugar
geral entre todas as dimensões pesquisadas e em 1º entre as cidades não
capitais.
Em Marketing e Promoção do Destino, a cidade ficou com índice de 89,9,
cuja pontuação vai até 100. As outras cidades foram Porto Alegre, com 88,4; São
Paulo, com 84,2, seguidas de Bento Gonçalves, Belo Horizonte, Petrópolis, São
Luís, João Pessoa, Balneário Camboriú e Brasília.
Na
dimensão Atrativos Turísticos, Foz recebeu a nota 86,6, cujo primeiro lugar
ficou com o Rio de Janeiro, com 87,0, seguido de Curitiba, com 85,1. As demais
cidades apontadas pela pesquisa foram: São Paulo, Petrópolis, Recife, Bonito,
São Raimundo Nonato, Salvador e Manaus.
Em
Monitoramento, o Destino Iguaçu obteve 84,1 pontos; São Paulo ficou com 84,5 e
Belo Horizonte 77,0, seguidos de Belo Horizonte, João Pessoa, Ouro Preto,
Santarém, Brasília, Goiânia, Paranaguá e Porto Alegre.
Aspectos
Ambientais deu a Foz a nota 84,4; Curitiba foi a primeira colocada, com 90,9 e
Palmas ficou com 83,3. As demais cidades citadas foram: Fortaleza, Rio de
Janeiro, Porto Alegre, Vitória, Natal, Brasília e Manaus.
Entre
as não capitais, Foz do Iguaçu ficou em primeiro lugar na dimensão Serviços e
Equipamentos Turísticos, e destacou-se também em Aspectos Sociais. Outras
dimensões pesquisadas foram: Infraestrutura geral, acesso, políticas públicas,
cooperação regional, economia local, capacidade empresarial e aspectos
culturais.
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