Reunião com gerentes
comerciais de atrativos, hotéis e agências de viagens construiu em conjunto o
planejamento para o ano que vem
Reunião teve a participação dos gestores da SMTU, ICVB,
COMTUR e Itaipu Binacional
Texto: Elaine Mota - Fotos: Divulgação
O
planejamento para a participação de feiras e eventos para 2015 do Destino
Iguaçu foi tema de uma reunião na tarde de quarta-feira, 10, na sede do
Sindicato de Hotéis, coordenada pelo secretário municipal de Turismo, Jaime
Nelson Nascimento, pelo diretor presidente do Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB), Fernando Martin e
pelo presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Licério Santos.
Participaram do encontro, empresários do setor, gerentes comerciais de
atrativos, hotéis e agências de turismo e representantes de instituições
públicas e privadas ligadas ao turismo na cidade.
Também
estiveram presentes representantes do Paraguai e Argentina, uma vez que essas
empresas têm participado dos eventos programados pelo Destino Iguaçu.
O objetivo da reunião foi construir
a participação de Foz do Iguaçu nas feiras de 2015 de forma conjunta e a
proposta apresentada com os eventos elencados foi aprovada pelos presentes, com
algumas sugestões de ajustes. Além do planejamento para o próximo ano, também foi
apresentado um balanço da participação da cidade nas feiras e eventos de 2014.
Para Licério Santos, “essa é uma
prática que nós devemos adotar, de ter a participação conjunta, principalmente,
daquelas pessoas que estão no dia a dia fazendo as viagens e participando das
feiras. Também é importante ouvirmos as empresas que são as parceiras da gestão
integrada, que sentem se o espaço está bom, se tem que ser melhorado, se a
decoração está adequada, e até mesmo se a feira deve continuar no calendário,
porque afinal, é ‘um grande investimento.” Quanto às empresas dos países
vizinhos, Licério afirmou que “eles vêm acompanhando o nosso trabalho, estão conosco
nos nossos estandes; e, a partir dessa reunião vamos fazer o aproveitamento das
contribuições e a proposta é ter mais assertividade naquilo que estamos fazendo”.
Segundo Fernando Martin, “chamar os
operadores de mercado, os profissionais da área comercial, ouvir suas opiniões,
seus comentários, é de vital importância para que as ações a serem realizadas
sejam bem mais assertivas, tanto em relação a quais feiras devemos participar,
e também de que forma.” “Há uma maturidade hoje para investirmos; o fato de que
essas decisões não sejam definidas somente por técnicos e sim, agregarmos com a
opinião dos agentes de mercado, faz com que valorizemos o know- how, o conhecimento que essas pessoas têm, assim como a
postura da gestão integrada, de ouvir efetivamente a todos para delinear as estratégias”,
declarou.
Jaime Nelson Nascimento comentou
sobre o planejamento em conjunto. “Estamos repetindo uma postura que já tivemos
no ano passado e no início de 2014, de chamar os gerentes comerciais da
hotelaria, dos atrativos e buscar subsídios para que possamos aprimorar o
trabalho de participação nas feiras e eventos; efetivamente, eles têm trazido
contribuições, especialmente porque estão na linha de frente, estão no dia a
dia do trabalho comercial, então, possuem uma excelente percepção na forma como
atuamos, trazem críticas bem pertinentes e é uma experiência que tem se
mostrado bastante produtiva”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário