terça-feira, 2 de setembro de 2014

SMTU atualiza Inventário Turístico

Documento é uma exigência do Ministério do Turismo e, em Foz, é realizado há 27 anos


Na primeira etapa, a pesquisa é feita com consultas via telefone

A Secretaria Municipal de Turismo (SMTU) iniciou o trabalho de atualização do “Inventário da Oferta Turística”, um dos instrumentos necessários para o planejamento turístico local, e que atende a exigências do Ministério do Turismo. A pesquisa contará com duas etapas, sendo a primeira com consultas via telefone, e posteriormente, ainda sem previsão de data, será realizada a pesquisa de campo em estabelecimentos recentemente inaugurados.

O trabalho resulta em um documento de mais de 200 páginas, com a atualização de aproximadamente 1.500 locais, entre os quais: atrativos, hotéis, agências de turismo, estabelecimentos gastronômicos, empresas de eventos, de transporte urbano, rodoviário e aéreo. Também integram o inventário os serviços de comunicação, segurança, saúde, sistema educacional, lazer, esportes e entretenimento, além de serviços de apoio ao turismo. São levantados dados cadastrais, endereço, telefone, site, horário de atendimento, formas de pagamento, entre outras informações.  

O objetivo da inventariação é manter um banco de dados atualizado para turistas e comunidade, disponibilizar informações aos Postos de Informações Turísticas (PITs), ao Teletur (0800-45-1516) e alimentar o site da Secretaria Municipal de Turismo.

Depois de concluído, o documento ficará disponível aos interessados no portal da SMTU na internet: www.iguassu.tur.br, clicando-se em Inventário Turístico. A edição constante na página é a de 2013.  


Para Érica Marrone Furini de Lima, coordenadora do Inventário Turístico, “é importante que os responsáveis pelos estabelecimentos atendam bem os pesquisadores, pois o trabalho não é imprescindível somente para a secretaria e para o município, mas também para os empresários; e quanto mais tivermos o envolvimento de todos, a divulgação dos dados sobre o turismo da cidade será feita com a maior confiabilidade possível”, destacou.

Histórico – O Inventário da Oferta Turística é um trabalho que se iniciou em Foz do Iguaçu em 1987, ou seja, possui um histórico de 26 anos. A primeira edição foi elaborada pela PARANATUR, órgão do governo do Estado. Em 1989, a responsabilidade pela ação passou a ser do município, ficando a cargo da Secretaria Municipal de Turismo.  O trabalho de campo tem sido feito a cada 2 anos e até a presente data foram 09 as pesquisas de campo realizadas desde 1992, ano em que a FOZTUR era o órgão oficial de turismo do município, totalizando 21 edições lançadas ao longo dos anos.

Documento de 1989, o primeiro feito pelo município, integra acervo da SMTU 

O estudo é realizado pela Divisão de Estatística e Estudos Turísticos, Diretoria de Desenvolvimento de Turismo e integra o rol de pesquisas do Observatório de Turismo de Foz do Iguaçu.

Texto e fotos: Elaine Mota





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