Documento é uma exigência do Ministério do Turismo e, em
Foz, é realizado há 27 anos
Na primeira etapa, a pesquisa é feita com
consultas via telefone
A
Secretaria Municipal de Turismo (SMTU) iniciou o trabalho de atualização do “Inventário
da Oferta Turística”, um dos instrumentos necessários
para o planejamento turístico local, e que atende a exigências do
Ministério do Turismo. A pesquisa contará com duas
etapas, sendo a primeira com consultas via telefone, e posteriormente, ainda
sem previsão de data, será realizada a pesquisa de campo em estabelecimentos
recentemente inaugurados.
O trabalho resulta em
um documento de mais de 200 páginas, com a atualização de aproximadamente 1.500
locais, entre os quais: atrativos, hotéis, agências de turismo,
estabelecimentos gastronômicos, empresas de eventos, de transporte urbano,
rodoviário e aéreo. Também integram o inventário os serviços de comunicação,
segurança, saúde, sistema educacional, lazer, esportes e entretenimento, além
de serviços de apoio ao turismo. São levantados dados cadastrais, endereço,
telefone, site, horário de
atendimento, formas de pagamento, entre outras informações.
O objetivo da inventariação é manter um banco de dados atualizado
para turistas e comunidade, disponibilizar informações aos Postos de
Informações Turísticas (PITs), ao Teletur (0800-45-1516) e alimentar o site da Secretaria Municipal de Turismo.
Depois de
concluído, o documento ficará disponível aos interessados no portal da SMTU na internet: www.iguassu.tur.br, clicando-se em
Inventário Turístico. A edição constante na página é a de 2013.
Para
Érica Marrone Furini de Lima, coordenadora do Inventário Turístico, “é
importante que os responsáveis pelos estabelecimentos atendam bem os
pesquisadores, pois o trabalho não é imprescindível somente para a secretaria e
para o município, mas também para os empresários; e quanto mais tivermos o
envolvimento de todos, a divulgação dos dados sobre o turismo da cidade será
feita com a maior confiabilidade possível”, destacou.
Histórico – O Inventário da
Oferta Turística é um trabalho que se iniciou em Foz do Iguaçu em 1987, ou
seja, possui um histórico de 26 anos. A primeira edição foi elaborada pela
PARANATUR, órgão do governo do Estado. Em 1989, a responsabilidade pela ação
passou a ser do município, ficando a cargo da Secretaria Municipal de
Turismo. O trabalho de campo tem sido
feito a cada 2 anos e até a presente data foram 09 as pesquisas de campo realizadas desde 1992, ano em que a FOZTUR era o
órgão oficial de turismo do município, totalizando 21 edições lançadas
ao longo dos anos.
Documento de 1989, o primeiro feito pelo município, integra acervo da SMTU
O
estudo é realizado pela Divisão de Estatística e Estudos Turísticos, Diretoria
de Desenvolvimento de Turismo e integra o rol de pesquisas do Observatório de
Turismo de Foz do Iguaçu.
Texto e fotos: Elaine Mota
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