segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Reunião do COMTUR tratou de projetos para o turismo

Sistema de Apoio Operacional do Turismo, concessões de atrativos e equipamentos turísticos e Plano de Manejo do PNI foram alguns dos assuntos abordados

 Conselheiros se reuniram na quinta-feira, 18, na sede do COMTUR 

O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) realizou sua 6ª. reunião ordinária de 2014, na tarde de quinta-feira, 18. Participaram do encontro, membros das entidades: ADERE, AMUTUR, Codefoz, Foztrans, ICMBio/Parque Nacional do Iguaçu, Infraero, Itaipu Binacional, Paraná Turismo, Secretaria Municipal de Turismo (SMTU), SINDETUR, Sindhotéis, SINGTUR, UDC e UNIOESTE. A reunião teve a presença também de representantes da Revista 100 Fronteiras, Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI) e Secretaria Municipal de Governo.

Inicialmente, o presidente do COMTUR, Licério Santos, anunciou a formalização de um convênio entre o conselho e a Revista 100 Fronteiras, que está abrindo um espaço para o colegiado no veículo de comunicação. Licério enfatizou a importância da imprensa para o setor de turismo e citou que “um veículo iguaçuense com a qualidade da revista 100 Fronteiras à nossa disposição é um ato de reconhecimento pelo trabalho que o COMTUR vem desenvolvendo pela nossa cidade”. O secretário Jaime Nelson Nascimento parabenizou a iniciativa e afirmou que “quanto mais divulgarmos os trabalhos do setor, teremos ainda mais espaço para envolver a comunidade com o turismo”.

Sistema de Apoio Operacional de Turismo – Sandro Lopes Ebbing, da SMTU e Antonio "Shiro" Massao Hashisuca, do ITAI, fizeram a apresentação do sistema. Trata-se de um instrumento que visa informar e amenizar eventuais problemas operacionais do turismo na cidade, sejam de trânsito, filas, entre outras questões. Jaime Nascimento explanou que ”resolvemos investir em um sistema para divulgar informações nos períodos de alta temporada e de feriados”. “Depois de algumas discussões, surgiu a ideia de se desenvolver um tipo de aplicativo para uso em smartphone, com dados específicos sobre os pontos de trânsito e atrativos locais. O ITAI abraçou a ideia de desenvolver um sistema base, que pudéssemos usar para tentar resolver essas situações”, disse o secretário.

Outros órgãos e segmentos estão sendo acionados, como o Foztrans, a Guarda Municipal, a Polícia Rodoviária Federal, entre outros. Nascimento citou um acordo com o Sindicato das Empresas de Turismo (SINDETUR), no sentido de incentivar as empresas a alimentar o sistema e também levar as informações para a comunidade por meio das rádios locais; dessa forma, nos dias de grande movimento, poderemos ter boletins informativos, e colocaríamos na entrada da cidade placas de orientação ao turista para sintonizar as rádios e para baixar o aplicativo; isso tudo contribuirá para o processo, concluiu.

O SINGTUR irá selecionar profissionais guias de turismo para que utilizem o aplicativo em caráter de teste, e dessa forma, possam ser colhidas possíveis sugestões para a versão final do projeto. Para Sandro Ebbing, “o sucesso desse trabalho se dará com a efetiva utilização do aplicativo, não só por profissionais do turismo, mas também pela população local”.

Centro de Convenções e Marco das Três Fronteiras – Foram repassadas pelo secretário Nascimento e pelo técnico da SMTU, Leandro Heineck, as atualizações e novidades dos projetos. Segundo Leandro, “nos últimos dias, tivemos uma atuação bastante intensa na aprovação dos projetos de lei pela Câmara de Vereadores, que autorizavam o município a dar continuidade aos trabalhos; o prefeito Reni Pereira deu o norte nesse sentido e agora teremos mais celeridade ao processo; esperamos que o mercado corresponda e possa participar”.

Em relação ao Marco das Três Fronteiras, Leandro disse que “com o apoio do Fundo Iguaçu, temos um avanço no estudo de viabilidade, caminhamos para trâmites de elaboração de edital e contrato; no Centro de Convenções, também estamos dando andamento ao estudo de viabilidade, e paralelamente, trabalhando internamente no planejamento do edital”, declarou. Segundo ele, houve a aprovação pela Câmara de Vereadores, e a sanção da prefeita em exercício, Ivone Barofaldi, e publicação no Diário Oficial. Leandro informou ainda que haverá uma audiência pública sobre o Centro de Convenções, marcada para o dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, que será realizada às 10 horas, no próprio Centro de Convenções.

Jaime Nascimento complementou: “estamos com dois estudos de viabilidade técnica em andamento, do Marco das Três Fronteiras e Espaço das Américas, patrocinados pelo Fundo Iguaçu e no caso do Centro de Convenções, o estudo está sendo feito pelo SEBRAE”. Também foi citada a aprovação por parte da Câmara de Vereadores, da concessão da Rodoviária. Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional, lembrou também dos projetos de revitalização das praças, que também teve a contribuição do Fundo Iguaçu, e que abrange as praças Getúlio Vargas, da Paz, do Mitre e da Bíblia.


Conselho Consultivo do Parque Nacional do Iguaçu (CONPARNI)/Plano de Manejo – Licério informou sobre o cancelamento da próxima reunião do CONPARNI, com a alegação de que a diretoria do ICMBio não tem atendido aos memorandos anteriores e sugestões daquele conselho. “Estamos atentos, acompanhando e preocupados com relação a esse tema; tivemos uma reunião, eu e o Jaime, com o prefeito Reni Pereira e ele se mostrou preocupado e empenhado em nos apoiar”. “E, para cada candidato ao governo estadual nas apresentações no CODEFOZ, fomos enfáticos com relação a dois assuntos: a questão Parque Nacional e o fechamento da Secretaria Estadual de Turismo. Jaime Nascimento ressaltou que está sendo providenciado um ofício a ser encaminhado ao ICMBio, ressaltando-se também a importância da realização de esportes dentro do parque”.

Linha internacional Cataratas (ARG)/ Cataratas (BRA) – Licério trouxe a questão sobre a linha internacional que atende as cataratas do lado brasileiro e argentino. “A linha é legal, cuja concessão tem em torno de 4 anos; com apoio do Carlos Budel, do Foztrans, estamos buscando informações sobre as condições da linha, como foi feita a concessão, questões de preço, itinerários, no sentido de trazer ao COMTUR e à comunidade, para esclarecimentos”.

Obras no aeroporto – Uma notícia trazida por Eduardo Ludwig, superintendente da Infraero, foi de que a reforma do aeroporto está bem adiantada, e que há a possibilidade, já a partir de 1º de outubro, de diminuição da restrição de uso da pista, para o horário de 7h30 às 11h. Quanto ao prazo atual de conclusão da obra, Ludwig destacou: “estimamos que a partir de 16 de outubro, a pista estará totalmente liberada, considerando problemas de chuvas durante o período; se não chover, poderemos concluir até o dia 6 de outubro”.



Ao final da reunião, foi formalizado o convênio entre a Revista 100 Fronteiras e o conselho, assinado por Licério Santos, Lilian Grelmann, da Revista 100 Fronteiras e Carlos Tavares, representando o Sindhotéis.


O tema “Identidade visual do Observatório de Turismo de Foz do Iguaçu”, previsto na pauta da reunião, foi adiado, e será apresentado em outra oportunidade. A próxima reunião do COMTUR está agendada para o dia 23 de outubro. O conselho está localizado na Avenida das Cataratas, no Centro Municipal de Turismo, em frente ao Hotel Bourbon.

Texto e fotos: Elaine Mota



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/