terça-feira, 23 de setembro de 2014

Concessão Marco das Três Fronteiras

Buscando a revitalização e melhor aproveitamento turístico do Marco das Três Fronteiras a Secretaria de Turismo lançará edital de concessão
Projeto prevê a instalação de mirantes

Potencializar as oportunidades geradas pelo turismo. Esse é o objetivo dos projetos de lei de concessões aprovados pela câmara de vereadores e sancionados pela prefeita em exercício, Ivone Barofaldi. São eles o do Marco das Três Fronteiras, Centro de Convenções e Terminal Rodoviário Internacional de Foz do Iguaçu. Levantamentos realizados pela Secretaria Municipal de Turismo indicaram a viabilidade de investimentos da iniciativa privada nessas locais, priorizando a reestruturação e gestão dessas estruturas para melhor atender aos turistas e a própria comunidade.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Jaime Nascimento, desde o início da administração do prefeito Reni Pereira, vem sendo discutido a implantação de parceria com a iniciativa privada no gerenciamento desses potenciais turísticos. “A implantação de projetos e ações que atendam as necessidades desses pontos demandam recursos financeiros que o município não dispõe e ainda, podem comprometer os investimentos que estão sendo feitos nas áreas de saúde, educação e segurança, por exemplo. Frente a essa realidade, a Secretaria Municipal de Turismo, com o apoio do Fundo Iguaçu promoveu, um estudo sobre a viabilidade de concessão que permitisse a participação da iniciativa privada na gestão de uma política de turismo desses patrimônios públicos.

O resultado positivo dessa participação foi entendida pelos vereadores que aprovaram os projetos de lei, encaminhados pelo prefeito, para autorizar o lançamento do edital de concessão”, destacou Jaime Nascimento.

Para viabilizar os investimentos na área do Marco das Três Fronteiras, o governo do estado, que tinha a cessão da área onde está construído o Espaço das Américas, fez a devolução para a União, que iniciou o processo de repasse para o município. Isso permitiu a elaboração do projeto de intervenção no Marco das Três Fronteiras e Espaço das Américas. Com o apoio do Fundo Iguaçu foi contratada uma consultoria para analisar a viabilidade de licitação. O estudo servirá como base para a definição do valor da concessão e da viabilidade econômica. O edital de licitação deve ser lançado após as eleições. Uma minuta do edital já está sendo elaborada pela Secretaria Municipal de Turismo.

O projeto de intervenção parte da premissa que a visitação não seja cobrada, para que a comunidade continue tendo acesso ao atrativo. Apenas os serviços teriam taxa. A proposta é a construção de três torres que imitariam araucárias, com passarelas em níveis diferentes e mirantes para visitação. Além da instalação de lanchonete e restaurante. A realização dessas obras vai contar ainda, com melhorias no paisagismo, acessibilidade, segurança, recreação e lazer. Tudo visando estimular a visitação tanto dos moradores como dos turistas que vem de várias partes do estado e de outros países. 

Fonte: Agência Municipal de Notícias (AMN)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/