quinta-feira, 11 de junho de 2015

Acadêmicos da UFPR visitam a SMTU

 Estudantes são do 1º ano do curso de Turismo




Diretor José Borges Bomfim Filho e equipe repassam informações sobre a SMTU 
Texto e fotos: Elaine Mota

A Secretaria Municipal de Turismo (SMTU) recebeu na manhã desta quinta-feira, 11 de junho, a visita de um grupo de acadêmicos do curso de Turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), coordenados pela professora doutora Silvana do Rocio de Souza. Os estudantes e professores foram recebidos pelo diretor de Desenvolvimento do Turismo, José Borges Bomfim Filho e servidores das diferentes áreas da SMTU, na sala de reuniões do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

O grupo, formado por 42 alunos, recebeu informações sobre a estrutura da SMTU, Postos de Informações Turísticas e Teletur, Observatório do Turismo e sobre a Gestão Integrada. Conheceram os projetos em andamento, as pesquisas realizadas e as atividades relacionadas à Coordenadoria de Marketing.

A doutora Silvana de Souza ressaltou o motivo da visita. “Foz do Iguaçu é um dos principais destinos do Brasil e o principal do estado do Paraná; consideramos que é muito importante que os alunos conheçam a cidade; outro motivo é pelo fato de Foz ter um modelo de gestão bastante diferenciado dos demais destinos; isso faz com que tenhamos interesse em trazer os estudantes para conhecer como o turismo tem se organizado dessa forma bastante singular e na nossa visão, bastante criativa, e de maneira positiva”, declarou. “É um conjunto de ações que tem dado resultado; pelo menos é essa a visão que temos; e ainda, queremos conhecer como a cidade se organiza, não só como é vendida, mas seu planejamento, tudo isso é importante para nós”, destacou.

O diretor José Borges Bomfim Filho passou detalhes da organização da atividade turística local. “Foz do Iguaçu é uma história de sucesso na área do turismo, principalmente porque a cidade optou por fazer uma gestão integrada, que possibilitou a união de todos os esforços em prol do desenvolvimento do turismo. De lá para cá, houve um grande esforço de planejamento, a elaboração e a concretização de projetos importantes e o esforço conjunto de todos os envolvidos: o COMTUR, o Convention Bureau, a Itaipu, o Fundo Iguaçu, a Prefeitura, se uniram e estão fazendo da cidade um exemplo para o mundo”. “Queremos agora dar um novo passo, mais ousado, no sentido de trabalhar melhor as mudanças estruturais na economia do turismo para permitir que se desenvolva mais, que o turismo venha dar uma contribuição ainda maior para o crescimento da economia local”, afirmou o diretor.

Segundo a estudante Bruna Damazio, “viemos para verificar de que forma o turismo impacta a cidade, quais as inter-relações que a atividade acaba provocando; vamos analisar como funciona essa dinâmica do turismo na tríplice fronteira”. Wanderley Luís dos Santos, também estudante, detalhou sobre o que pretendem com a visita técnica. “Objetivamos captar melhor o que significam determinados aspectos, principalmente, com relação ao marketing, como é feita a divulgação da cidade; e também, os aspectos sociológicos, a participação dos empresários no contexto”. E concluiu: “quando começamos a estudar o turismo, deixamos de ter o olhar de turista e passamos a ter um senso muito mais crítico e podemos identificar problemas e pontos positivos em relação ao que vivenciamos”.

Outras visitas – Segundo a doutora Silvana de Souza, “além da visita à SMTU, os alunos farão um city tour, irão ao Paraguai, não com o objetivo de compra, mas para que os alunos tenham contato com os procedimentos aduaneiros e vejam o espaço com que se organiza a fronteira Brasil-Paraguai; na sexta de manhã conhecerão o Complexo Turístico Itaipu, à tarde, vão à Puerto Iguazú e ao parque argentino. No último dia de visita, farão um passeio intensivo no Parque Nacional – lado brasileiro”, finalizou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/