Estudo integra o Plano Estratégico de Marketing Turístico
de Foz do Iguaçu para o período 2015-2018
Belezas
naturais das cataratas são um dos principais motivos para visitar Foz do Iguaçu
Foto: Elaine Mota
Foto: Elaine Mota
Foram
divulgados na última quarta-feira, 20, em reunião da Gestão Integrada do
Turismo realizada na sede do COMTUR, os resultados de uma pesquisa nacional
sobre o Destino Iguaçu, feita pelo Instituto Qualibest. O trabalho integra o
Plano Estratégico de Marketing Turístico de Foz do Iguaçu para o período
2015-2018, que está em fase de revisão e teve a coordenação do superintendente
de comunicação da Itaipu Binacional e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla,
sendo conduzido pela empresa Competence
Comunicação e Marketing.
Foram entrevistadas
722 pessoas, homens e mulheres entre 18 e 65 anos, das classes A, B e C, de
todas as regiões do Brasil. 48% do total já tinham visitado Foz do Iguaçu e 52%
ainda não. Os 350 pesquisados que visitaram a cidade têm um perfil semelhante: a
maioria tem idade acima de 30 anos, é da classe A, são casados, têm ensino superior
completo e residem nas capitais. Entre os 372 entrevistados que ainda não
visitaram, a maioria é formada por mulheres e por jovens com menos de 30 anos;
a maior parte é da classe C, são solteiros, têm ensino superior completo e
residem nas capitais. O maior número desses entrevistados reside no norte do país.
Entre os que já visitaram Foz, 95% pretendem
voltar, independentemente do local de origem do visitante e 99% recomendariam a
cidade como destino de viagem.
Metodologia – O estudo, encomendado pela Itaipu Binacional, foi de caráter qualitativo on-line,
a partir de questionário de autopreenchimento, e a coleta de dados ocorreu
entre os dias 14 de abril a 05 de maio de 2014.
Do total de pesquisados, 75% vieram por
conta própria, sem recorrer a agências de viagens. Dos demais, 22% fizeram um
pacote turístico e 3% utilizaram parcialmente serviços especializados.
Depois da indicação de parentes e
amigos, a internet é o meio mais procurado para obter informações sobre Foz do
Iguaçu (48% do total), seguindo-se de programas ou reportagens de TV (24%);
publicidade ou propaganda (18%); e, revistas especializadas e agências de
turismo (17% e 15%, respectivamente).
Os principais motivos para visitar Foz
do Iguaçu são suas belezas naturais. Entre os que já visitaram Foz, 64% apontaram esta razão
para a viagem; em segundo lugar (23%), aparecem as compras no Paraguai e
Argentina.
Maravilha da Natureza – Dois terços (69%) dos que não ainda não
vieram a Foz e 85% dos que visitaram têm conhecimento de que as cataratas são
uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza. Entre os visitantes, a metade também
afirmou que isso influenciou a viagem, confirmando o alcance e a importância da
campanha Vote Cataratas, que resultou na conquista do título, em 2011.
41% dos visitantes responderam que gostaram
de tudo em Foz do Iguaçu, com o destaque, depois dos atrativos, para o clima e
a infraestrutura turística (restaurantes, gastronomia, organização). Eles
apontaram, numa lista múltipla, que os locais mais visitados foram as cataratas
no lado brasileiro, depois as compras no Paraguai, o Parque das Aves, as
compras na Argentina e as Cataratas no lado argentino.
Mas houve também críticas a aspectos
como limpeza pública, acesso ao transporte público e trânsito. Os visitantes
também apontaram carências na cidade na área cultural e ainda disseram que
faltam opções noturnas, como shows e restaurantes fora dos hotéis.
Não visitantes – Dos não visitantes, 41%
alegam preferir outros destinos (praia/serra) e falta de oportunidade (30%) como
principais motivos da não escolha de Foz do Iguaçu como destino. Para 24%, o
custo da viagem também é um fator impeditivo. 56% responderam que o principal motivo para vir à cidade são
as belezas naturais/cataratas. Em segundo lugar, os preços atrativos de hotéis,
passagens aéreas e pacotes de turismo também estimulariam a visita (22%).
Entre os não visitantes, programas e reportagens
na TV aparecem como principal fonte de conhecimento sobre as atrações
turísticas de Foz do Iguaçu, com 60%, seguido de comentários de amigos e parentes (42%);
internet (37%); publicidade\propaganda
(32%); revistas de turismo (12%) e agências (9%).
(Com assessoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário