terça-feira, 26 de agosto de 2014

COMTUR realizou sua 5ª reunião ordinária

Foram tratados sobre projetos, a lei dos free shops, transporte no parque e segurança na Ponte da Amizade, entre outros temas


Conselheiros se reuniram na sexta-feira, 22, na sede do COMTUR 

O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) realizou sua 5ª. reunião ordinária do ano, na última sexta-feira, 22, e tinha 4 temas em sua pauta. Inicialmente, o presidente do conselho, Licério Santos, deu as boas-vindas aos representantes da Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia (ADERE), cuja reunião foi a primeira da entidade.

Participaram do encontro representantes dos seguintes órgãos/entidades: ABAV-PR, ABIH, ADERE, AGETURFI, AMUTUR, Colégio Agrícola, Delegacia da Polícia Federal, FPTI, ICVB, INFRAERO, Instituto Polo Iguassu, Itaipu Binacional, Secretaria Municipal de Turismo, SINDETUR, SINDHOTÉIS, Sindilojas, SINGTUR e UNIOESTE.

O primeiro item da pauta foi sobre o projeto “Prêmio 100 anos de Turismo de Foz do Iguaçu”, apresentado pela diretora executiva do Instituto Polo Iguassu, Fernanda Fedrigo e por Garon Picelli, editor do portal de notícias e turismo – Clickfoz. O projeto teve origem na Secretaria Municipal de Turismo, que repassou ao Polo para operacionalização, porém, o trabalho é uma realização da Gestão Integrada do Turismo.


Segundo Fernanda, “o objetivo é fazer um resgate da história do turismo e valorizar os precursores da atividade, além dos parceiros que apoiam o Destino Iguaçu; é uma forma de engrandecer todos que ajudaram a desenvolver a cidade e homenagear 100 personalidades do turismo de Foz, em forma de prêmio”. Garon Piceli informou que está sendo criado um regulamento, e que qualquer pessoa poderá indicar os homenageados, por meio de um site. A responsabilidade para escolha definitiva será do Conselho Municipal de Turismo, para se chegar aos 100 nomes. Para o secretário de Turismo, Jaime Nelson Nascimento, “é importante destacar que são duas iniciativas em uma, que é o congraçamento do setor e o reconhecimento às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do turismo no município”, disse.

A previsão é de um evento para 400 pessoas, a ser realizado no dia 26 de novembro e os recursos provenientes da venda de ingressos serão revertidos para o projeto Trilha Jovem. O prêmio foi aprovado pelos conselheiros e foi então formado um grupo de trabalho para tratar do assunto, com as seguintes entidades: ABIH, ICVB, SMTU, SINDETUR, ABAV-PR, Sindhotéis e Unioeste.

Lei dos free shopsLicério Santos trouxe a questão dos free shops à plenária devido a necessidade de se repassar ao conselho algumas informações. “Esta semana nos reunimos no COMTUR com o CODEFOZ, dentro da proposta de se alinhar o que se quer para Foz do Iguaçu”. Licério informou que para se apresentar sugestões ao executivo é necessário analisar a Instrução Normativa que está por vir e que regulamentará a atividade. “O COMTUR está vigilante a isso, pois temos que analisar os reflexos no comércio e, no nosso caso, dentro do turismo; nós, como setor gerador de mais de 50% da economia da cidade e por tratarmos diretamente de um tema que afeta o turismo, estaremos muito presentes em todo o desenvolvimento dessa proposta para ser encaminhada ao Ministério da Fazenda quanto à lei municipal e até mesmo rebatendo, se necessário, aquilo que for definido na Instrução Normativa”, ressaltou.


Portaria do ICMBio para o transporte no Parque Nacional do Iguaçu e Plano de Manejo – Licério informou sobre uma reunião realizada com o secretário Jaime e o prefeito Reni Pereira. “Pedimos apoio ao prefeito para que já de imediato pudéssemos agir e, estaremos levando ao Ministério do Meio Ambiente um manifesto, como primeira ação por meio do COMTUR”. “No ano passado, tivemos vitória com relação ao transporte no parque porque realmente houve uma mobilização, tivemos apoios apartidários, e conseguimos mudar a história. Este ano, não vai ser diferente, só não pretendemos deixar para a última hora”, explanou. Quanto à concessão do passeio de helicóptero dentro da unidade de conservação, Licério comentou: “seguramente foi feito um termo aditivo, pois o serviço está funcionando e o problema foi resolvido, felizmente”.

Plano de Marketing – Nos assuntos gerais, o presidente do COMTUR citou o Plano Estratégico de Marketing Turístico de Foz do Iguaçu, que foi apresentado na semana passada, trabalho coordenado por Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional e presidente do Fundo Iguaçu. Piolla, presente à reunião, enfatizou que o documento será compartilhado com o COMTUR e que o trabalho engloba uma pesquisa que foi feita em nível nacional, com amostra de 720 pessoas, realizada pelo Instituto Qualibest. Resultados da pesquisa podem ser acessados no site: http://www.fozdoiguacudestinodomundo.com.br.

Sidnei dos Reis, presidente do Sindicato dos Guias de Turismo (SINGTUR), que representou o COMTUR em reunião da Câmara Técnica de Segurança do CODEFOZ, informou sobre questões relacionadas ao trânsito na Ponte da Amizade. “Há uma grande preocupação com a segurança no período de reforma da ponte, que deverá ter início em outubro, com um prazo programado de 12 meses; para amenizar os impactos e transtornos estamos estudando as alternativas; propusemos uma campanha de divulgação do programa de trabalho da empresa que estará realizando as obras, com a definição de horários para se fazer a travessia tanto de ida como de volta; será necessário incentivar o uso do transporte público e não permitir a passagem de veículos em determinados horários”, concluiu Sidnei. 

O tema “Análise do mercado hoteleiro de Foz do Iguaçu”, previsto na pauta da reunião, foi cancelado, a pedido do Sindhotéis, e será apresentado em outra oportunidade.


O COMTUR está localizado na Avenida das Cataratas, no Centro Municipal de Turismo, em frente ao Hotel Bourbon e a próxima reunião está prevista para o dia 18 de setembro.

Texto e fotos: Elaine Mota




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/