O plano visa fortalecer a marca "Foz do Iguaçu - Destino do Mundo"
Representantes do trade
turístico local na apresentação preliminar do plano
Na
manhã desta quarta-feira, 20, foi feita uma apresentação preliminar do Plano
Estratégico de Marketing Turístico de Foz do Iguaçu, na sede do Conselho
Municipal de Turismo (COMTUR). Participaram do encontro o secretário de
Turismo, Jaime Nelson Nascimento, o superintendente de Comunicação da Itaipu
Binacional e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, o presidente do COMTUR,
Licério Santos, o presidente do Iguassu
Convention & Visitors Bureau (ICVB),
Fernando Martin, além de representantes de entidades ligadas ao turismo e
empresários do setor.
O
trabalho foi coordenado por Gilmar Piolla e realizado pela empresa Competence
Comunicação e Marketing, sendo apresentado por Vanessa Dantas e Cassio Grinberg.
O
plano visa fortalecer a marca “Foz do Iguaçu – Destino do Mundo”, fomentando os
segmentos do turismo de lazer, negócios, eventos e de compras e ampliando a
visibilidade do destino para a atração de novos turistas nacionais e
internacionais, além de investidores. Os principais objetivos são: aumentar o
número de turistas na cidade, o tempo de estadia e o gasto médio dos mesmos.
O
documento foi construído de forma conjunta, com a participação de lideranças da
área de turismo, além de agentes públicos e privados do setor. Foram 4 fases:
diagnóstico, metodologia, formulação da estratégia de marketing e Plano Tático
e Operacional.
Os
presentes à reunião fizeram suas avaliações e puderam expor suas opiniões. Segundo
Gilmar Piolla, “ainda é um momento de fazer contribuições para fechamento da
redação final, antes de darmos a tarefa como encerrada”.
Um
consenso foi que o destino necessita de um maior investimento, principalmente
para divulgação da cidade e também para ampliar os esforços em monitoramento,
ou seja, na área de pesquisa e estatística, para que Foz do Iguaçu tenha uma
radiografia do setor, e, dessa forma, o Observatório de Turismo será
fortalecido e haverá condições de se planejar a atividade turística de forma
mais eficaz.
Texto e fotos: Elaine Mota
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