quinta-feira, 29 de maio de 2014

Pioneiros são homenageados com exposição fotográfica

Na ocasião, o prefeito Reni Pereira anunciou a inauguração do “Museu dos Pioneiros” até setembro 

Pioneiros e familiares presentes à solenidade de abertura da exposição – Foto: Elaine Mota

A Secretaria Municipal de Turismo (SMTU), com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, da Assessoria Especial de Planejamento e da Itaipu Binacional coordenou uma das ações do centenário, a exposição fotográfica “Pioneiros e Ícones de Foz”, trabalho conduzido pelo fotógrafo Alexander P. Schorsch. A abertura foi realizada no final da tarde de quarta-feira, 28, no Ecomuseu de Itaipu. O projeto teve o patrocínio do Colégio Iguaçu, da Eletromil Engenharia e Energia e da Distribuidora de Bebidas Monday.

Dezenas de famílias da cidade participaram da solenidade, que contou com a presença do prefeito Reni Pereira, da vice-prefeita, Ivone Barofaldi, do secretário de Turismo, Jaime Nelson Nascimento, do secretário adjunto, Celso Azevedo, da diretora de Desenvolvimento de Turismo, Valéria Mariotti, do diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, do diretor de Comunicação da Prefeitura Municipal, Luciano Villela, entre outras autoridades. Regina Tchelly, idealizadora do projeto Favela Orgânica, do Rio de Janeiro, também fez parte do ato de inauguração da exposição.

São 24 pôsteres, no tamanho 0,50 x 0,80 cm, expostos em uma das salas do Ecomuseu, e cada um deles tem uma pequena biografia dos retratados.

Raimunda Maria de Paula Coelho, autora do livro “Alegria de Viver”, recitou um de seus poemas, em homenagem aos pioneiros. Francisco Ferreira Mota, um dos fotografados, declamou o Hino à Foz do Iguaçu e falou em nome dos demais presentes.

Impressões – Para o prefeito Reni Pereira, “a história sempre é contada pelos vencedores, e aqui, os vencedores são os pioneiros, e não somente os homenageados de hoje, teremos mais ainda, alguns inclusive dos que já se foram, mas que têm seus filhos para contar sobre suas trajetórias”. “Poderíamos contratar um historiador, e contarmos a história oficial, mas ela não é só isso, é muito mais, é o que está nas mentes, nas cabeças e nos corações dos nossos precursores”, relatou o prefeito. E fez um anúncio muito importante para o município: “antes do dia 7 de setembro, queremos inaugurar o “Museu dos Pioneiros”, que será o alicerce a partir do qual a memória de Foz do Iguaçu será registrada”. “Graças a Deus e ao trabalho dos pioneiros, no ano do centenário, nossa cidade tem despertado a atenção de investidores do Brasil e do mundo afora; isso começou com o esforço e com o sonho de vocês que vieram para cá”, declarou.

Nelton Friedrich afirmou que “o que esta cidade precisa e está fazendo, é constituir a história de um século, de fazer um reconhecimento a quem ajudou a construir de maneira tão extraordinariamente significativa essa existência; talvez uma das mais ricas obras que se pode deixar é a obra que se pretende aqui, de ter um museu do pioneiro”. “A memória dos que aqui estão é a memória viva, que dá sentido a 100 anos de Foz do Iguaçu”, comentou.

O fotógrafo Alex Schorch estava satisfeito com o seu trabalho. “foi uma experiência ótima, porque é uma inspiração, pois essas pessoas eram mais fortes do que nós; eles tiravam água do poço, eles que debulhavam o milho, então, eles têm um vigor impressionante, realmente, eu aprendi muito com eles”.

Segundo Jaime Nascimento, “esse projeto é uma forma do município expressar gratidão a essas pessoas por terem vindo para Foz, aquelas que já estavam aqui, e dedicaram toda uma vida à cidade, constituindo suas famílias; são pessoas especiais, que estão aqui desde os primórdios da fundação da cidade, e é aí que talvez esteja o maior valor da comemoração do centenário, provocar esse sentimento de pertencimento, de gratidão, que envolve todos esses cidadãos”.

Ivone Barofaldi se emocionou na solenidade. “Esse não é um projeto comum; isso mexe com a emoção das pessoas, não pode existir um projeto melhor do que esse, que, pode não ser grandioso, mas é valiosíssimo; nós percebíamos a emoção das famílias, pois tocou o coração das pessoas; foi maravilhoso presenciar este momento”.


Homenageados – Darcy Werner, iguaçuense, filho do sétimo prefeito de Foz, José Werner, está com 87 anos, e mesmo em cadeira de rodas, fez questão de participar do evento. “Gostei da homenagem e espero que venham muitas outras mais”, disse.


Para Philomena Rafagnin, “esse reconhecimento é muito gratificante, é uma coisa bem lembrada, e as pessoas que aqui estão devem estar muito felizes, como eu estou; o centenário para Foz do Iguaçu é um passo promissor para as coisas melhorarem”. “É um orgulho muito grande viver em Foz do Iguaçu, porque começamos do nada aqui, e graças ao meu esforço e do meu esposo, já falecido há 38 anos, e com os filhos, os netos, existe uma vontade de expansão para fora, mas para mim, Foz do Iguaçu está em primeiro lugar”, comentou.

A exposição permanecerá no Ecomuseu por uma semana, e depois, será levada para a FARTAL.




Texto e fotos: Elaine Mota 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/