sexta-feira, 16 de maio de 2014

COMTUR discutiu projetos importantes para o turismo

Conferência Municipal de Turismo, sinalização viária do terminal de passageiros do aeroporto e Porto Seco foram alguns dos temas tratados

Conselheiros se reuniram na quarta-feira, 14, na sede do conselho

O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) realizou sua 1ª. reunião extraordinária do ano, na quarta-feira, 14 de maio, e teve 6 temas tratados. Inicialmente, o superintendente da INFRAERO, Eduardo Ludwig, fez uma explanação sobre a sinalização viária do terminal de passageiros no aeroporto; posteriormente, a presidente executiva do Instituto Polo Internacional Iguassu, apresentou o projeto Trilha Jovem 2014, os resultados do Programa Integrado de Educação Turística (PIET) e ainda informações sobre a Conferência Municipal de Turismo; o presidente do conselho, Newton Paulo Angeli, apresentou a minuta da Lei Municipal de Outros Meios de Hospedagem – Pousadas e sobre o Porto Seco na região do Porto Meira.

Participaram da reunião representantes das seguintes entidades: ABAV, ABIH, ABEOC, ACIFI, AGETURFI, Câmara de Vereadores, Colégio Agrícola, FOZTRANS, Fundação Iguassu, INFRAERO, Instituto Polo Iguassu, Secretaria Municipal de Turismo, SECHSFI, SINDETUR, SINDHOTÉIS, SINDTAXI, SINGTUR e UNIOESTE.

Aeroporto – Eduardo Ludwig destacou na reunião que a INFRAERO tem a preocupação em implantar a sinalização viária em frente ao terminal de passageiros da melhor forma possível. “Nossa competência é tentar disciplinar o que é mais adequado a nossa localidade”. Segundo ele, “a via de cima é destinada aos táxis, sendo que o problema é a via de baixo, em que não há tempo definido para permanência dos veículos; trouxemos para o COMTUR uma proposta, e se atender à coletividade, poderia ser implantada de imediato”. Ludwig informou que o prazo é a Copa do Mundo. ‘No dia 6 de junho, temos que estar 100% para atendimento à equipe da Coreia do Sul”, ressaltou. Foi decidido que será formado um grupo de trabalho, que vai verificar o projeto e fazer uma visita ao local, para atendimento imediato à solicitação da INFRAERO.

Projeto Trilha Jovem – Fernanda Fedrigo informou que são 1.300 inscritos, para 120 vagas. “Isso demonstra que o projeto está bem consolidado; já foram formados 790 jovens, que hoje ocupam postos em hotéis, restaurantes, agências de viagens; com esse trabalho, nós conseguimos apoiar o trade turístico para ter mão de obra qualificada em suas empresas”.

PIET – A presidente do Instituto Polo Iguassu relatou o trabalho realizado com frentistas, taxistas, motoristas, atendentes, professores, entre outros profissionais, dos corredores turísticos. “O projeto já se encerrou, mas, com o patrocínio da CVC e da Itaipu, conseguimos produzir materiais didáticos para dar suporte aos professores, pois temos uma lei municipal que exige que o tema turismo seja trabalhado nas escolas; pretendemos continuar com as capacitações do PIET e buscamos reativá-lo, mas para isso é necessário mais apoio”.

Conferência Municipal de Turismo – Está prevista para ser realizada no próximo mês de agosto. Foi instituída em 2012 e é um espaço democrático para participação coletiva com relação ao segmento. Foram definidos pelos conselheiros 4 eixos para discussão no evento e pré-conferências: Trabalho e Renda, Infraestrutura, Educação Turística e o Turismo e a Cidade.

Minuta da Lei Municipal de Outros Meios de Hospedagem – Pousadas – A minuta dispõe sobre a regulamentação para registro e funcionamento de pousadas, albergues, pensões, hospedarias e similares no município de Foz do Iguaçu. O texto foi amplamente discutido por um grupo técnico e enviado antecipadamente para todos os conselheiros. Paulo Angeli destacou a aprovação da minuta na reunião. “Agora vamos encaminhar ao Poder Executivo Municipal e depois à Câmara de Vereadores para análise e aprovação, se for o caso”.

Porto Seco – O presidente do conselho disse que não existe nada oficial, mas há informações de que o Porto Seco será implantado próximo à segunda ponte, na região do Porto Meira. “É um assunto que nós consideramos de muita relevância, e não abrimos mão de participar dessa discussão em todos os seus momentos; é evidente que a população também tem que ser consultada em todas as instâncias, e, se necessário, até por meio de uma audiência pública.” Paulo Angeli teve o aval dos conselheiros para buscar as informações necessárias e posteriormente trazer novamente à plenária.
O COMTUR está localizado na Avenida das Cataratas, no Centro Municipal de Turismo, em frente ao Hotel Bourbon e a próxima reunião está prevista para o dia 22 de maio.


Texto e foto: Elaine Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/