Estudo é realizado pelo Ministério do Turismo, SEBRAE
Nacional e Fundação Getúlio Vargas e está em sua 6ª. pesquisa de campo
Secretário Jaime Nelson Nascimento, em entrevista à
pesquisadora da FGV
Está
sendo realizada em Foz do Iguaçu, no período de 5 a 9 de maio, a 6ª. Pesquisa
de Campo para o Índice de Competitividade do Turismo Nacional – 65 Destinos
Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional. A Secretaria Municipal de
Turismo (SMTU) está coordenando esta ação em Foz do Iguaçu, dando suporte à
realização das entrevistas e ao trabalho da pesquisadora Flávia Souza.
Foi
feito um agendamento de entrevistas com representantes de entidades do setor
turístico, universidades, forças policiais, Conselho Tutelar, empresários da
hotelaria, agências de turismo, gastronomia, além dos gestores da SMTU,
Fundação Cultural, Secretarias da
Fazenda, Obras, Meio Ambiente, Segurança Pública, Saúde e Assessoria de
Planejamento. Todas as entrevistas estão sendo realizadas na sede do Conselho
Municipal de Turismo (COMTUR). O prefeito Reni Pereira também foi entrevistado
em seu gabinete na manhã desta segunda-feira.
Também
faz parte do trabalho dos pesquisadores da FGV realizar visitas técnicas aos
principais atrativos turísticos locais, além da rodoviária, do aeroporto e o
local onde é realizado o principal evento turístico na cidade, objetivando
avaliar equipamentos e serviços disponíveis.
Estudo – O Índice de
Competitividade é um estudo realizado pelo Ministério do Turismo, SEBRAE
Nacional e Fundação Getúlio Vargas (FGV) nos 65 destinos indutores e tem como
objetivo analisar a competitividade turística dos destinos indutores com base
em 13 dimensões: infraestrutura geral, acesso, serviços e equipamentos
turísticos, atrativos turísticos, marketing e promoção do destino, políticas
públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade
empresarial, aspectos sociais, aspectos ambientais e culturais. Após a pesquisa
de campo, é feita a tabulação, sendo que cada destino recebe individualmente um
relatório analítico com os índices gerais e resultados por dimensão.
Resultados – Foz do Iguaçu tem se
destacado nos resultados da pesquisa, entre as não capitais. Na última edição
da pesquisa, em 2013, nosso destino obteve uma nota geral de 75,9; a cidade ficou
17,1 pontos acima da média nacional e 22,8 acima da média das não capitais.
Entre
as não capitais, o município ficou em primeiro lugar nas dimensões: “Acesso”,
“Serviços e Equipamentos Turísticos”, “Capacidade Empresarial” e “Aspectos
Ambientais.” E obteve as melhores notas do Brasil nas dimensões: “Atrativos
Turísticos”, “Marketing e Promoção do Destino” e “Monitoramento”.
Texto e foto: Elaine Mota
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