segunda-feira, 5 de maio de 2014

FGV realiza nova pesquisa sobre o turismo de Foz

Estudo é realizado pelo Ministério do Turismo, SEBRAE Nacional e Fundação Getúlio Vargas e está em sua 6ª. pesquisa de campo

Secretário Jaime Nelson Nascimento, em entrevista à pesquisadora da FGV 

Está sendo realizada em Foz do Iguaçu, no período de 5 a 9 de maio, a 6ª. Pesquisa de Campo para o Índice de Competitividade do Turismo Nacional – 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional. A Secretaria Municipal de Turismo (SMTU) está coordenando esta ação em Foz do Iguaçu, dando suporte à realização das entrevistas e ao trabalho da pesquisadora Flávia Souza.

Foi feito um agendamento de entrevistas com representantes de entidades do setor turístico, universidades, forças policiais, Conselho Tutelar, empresários da hotelaria, agências de turismo, gastronomia, além dos gestores da SMTU, Fundação Cultural,  Secretarias da Fazenda, Obras, Meio Ambiente, Segurança Pública, Saúde e Assessoria de Planejamento. Todas as entrevistas estão sendo realizadas na sede do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). O prefeito Reni Pereira também foi entrevistado em seu gabinete na manhã desta segunda-feira.

Também faz parte do trabalho dos pesquisadores da FGV realizar visitas técnicas aos principais atrativos turísticos locais, além da rodoviária, do aeroporto e o local onde é realizado o principal evento turístico na cidade, objetivando avaliar equipamentos e serviços disponíveis.

Estudo – O Índice de Competitividade é um estudo realizado pelo Ministério do Turismo, SEBRAE Nacional e Fundação Getúlio Vargas (FGV) nos 65 destinos indutores e tem como objetivo analisar a competitividade turística dos destinos indutores com base em 13 dimensões: infraestrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing e promoção do destino, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, aspectos ambientais e culturais. Após a pesquisa de campo, é feita a tabulação, sendo que cada destino recebe individualmente um relatório analítico com os índices gerais e resultados por dimensão.

Resultados – Foz do Iguaçu tem se destacado nos resultados da pesquisa, entre as não capitais. Na última edição da pesquisa, em 2013, nosso destino obteve uma nota geral de 75,9; a cidade ficou 17,1 pontos acima da média nacional e 22,8 acima da média das não capitais.  

Entre as não capitais, o município ficou em primeiro lugar nas dimensões: “Acesso”, “Serviços e Equipamentos Turísticos”, “Capacidade Empresarial” e “Aspectos Ambientais.” E obteve as melhores notas do Brasil nas dimensões: “Atrativos Turísticos”, “Marketing e Promoção do Destino” e “Monitoramento”.

Texto e foto: Elaine Mota




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