quinta-feira, 27 de março de 2014

Política Municipal de Turismo e ordenamento do transporte no parque são aprovados pelo COMTUR

Minuta de portaria a ser expedida pelo Instituto Chico Mendes foi aprovada pelos conselheiros

Reunião aconteceu na quarta-feira, 26, na sede do conselho 

O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) realizou sua segunda reunião ordinária do ano, na quarta-feira, 26, e teve como pauta o transporte no Parque Nacional do Iguaçu e a apresentação da Política Municipal de Turismo.

Participaram da reunião, representantes das seguintes entidades: ABAV, ABIH, ABEOC, AGETURFI, AMUTUR, Câmara Municipal de Vereadores, Delegacia da Polícia Federal, INFRAERO, Instituto Chico Mendes (ICMBio), Instituto Polo Iguassu, Secretaria Municipal de Turismo (SMTU), SENAC, SINDETUR, SINDHOTÉIS e UNIOESTE. Esteve presente o diretor do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, e também o coordenador de Diagnósticos e Ordenamento da Visitação e Ecoturismo do ICMBio em Brasília, Fábio Araújo.

Newton Paulo Angeli, presidente do COMTUR, explanou sobre todo o processo relacionado ao transporte dentro do parque e apresentou a minuta de uma portaria, a ser expedida pelo Ministério do Meio Ambiente (ICMBio), que foi elaborada por diversas entidades. “Desde o ano passado estamos fazendo esse estudo, com um grupo de trabalho específico do COMTUR e do conselho do parque; a negociação foi sempre franca e aberta entre o Instituto Chico Mendes e o segmento turístico e conseguimos chegar a um documento que atende às nossas expectativas”, declarou.

O documento trata de regras e restrições ao tráfego de veículos automotores dentro da unidade de conservação; cadastramento, credenciamento e autorização de veículos; transporte de visitantes; penalidades, entre outras disposições.

Para Jorge Pegoraro, “chegamos a contento no final dessa problemática toda que é a entrada de veículos no local, que tanto preocupou os trabalhadores do turismo e também dos funcionários do Parque Nacional”. “A minuta não foi elaborada por uma só pessoa e todas as situações foram discutidas; essa portaria vem em um momento bom da cidade, e vai servir como uma transição, entre o plano de manejo atual, vigente, sendo que temos 2 anos para fazer um novo documento, democrático, participativo, com todos os atores envolvidos para o bem do parque”, enfatizou.

Pegoraro comentou que “tudo isso será novamente debatido no plano de manejo, mas será uma discussão mais tranquila, porque nós vamos estar amparados por esta portaria; “a ideia é que, aprovando nesta reunião, a minuta será levada ao conselho do parque em reunião nesta quinta-feira, 27, para também ser aprovada e enviar para o presidente do instituto em Brasília, para ser sancionada e publicada no diário oficial”, completou.

Fábio Araújo ressaltou que “a portaria atende às demandas dos operadores de turismo, e a importância para o parque de ter essa atividade ordenada; é transitório, até a revisão do plano de manejo, mas a expectativa é que vai servir como um bom laboratório, até porque partiu de um entendimento, e, sou otimista, no sentido de que esses acordos serão incorporados no plano, ponderou”.

O secretário municipal de Turismo, Jaime Nelson Nascimento, citou o poder de mobilização do segmento turístico. “Isso foi um exemplo de como o setor pode se mobilizar e realizar, e podemos assim proceder com outros temas importantes para o aprimoramento da atividade turística como um todo”. “O apoio do setor ao parque é fundamental, e agora temos outras questões, como as passarelas, e melhorias, cujas discussões podemos retomar”, concluiu.
Os conselheiros se manifestaram e expuseram seus pontos de vista e tiveram a satisfação de agradecer ao ICMBio, pelos avanços na questão do transporte dentro do atrativo.

Paulo Angeli, ao final das discussões, comentou sobre a aprovação da minuta. “São angústias do setor, de longo tempo; há 14 anos estamos lutando pela regulamentação do transporte dentro do parque e conseguimos esse reconhecimento pelo Instituto Chico Mendes”. “Podemos considerar esta reunião como histórica, porque foi uma luta do conselho, com as suas instituições, para que chegássemos ao resultado de hoje”, disse.

Política Municipal de Turismo – Valéria Mariotti, diretora do Departamento de Desenvolvimento de Turismo da SMTU, colocou a Política Municipal de Turismo à disposição dos presentes. Paulo Angeli lembrou que o tema foi amplamente debatido entre grupos de trabalho do conselho com a Secretaria de Turismo e a última versão do texto foi encaminhada aos conselheiros, que puderam analisá-lo junto às suas entidades. Não houve mais manifestações e a política foi então aprovada.

O presidente Paulo Angeli afirmou que “a aprovação da política de turismo na reunião foi fundamental, pois vai nortear todas as ações do turismo da nossa cidade nos próximos anos”; “então, temos que considerar que o conselho, quando provocado, dá a resposta que a sociedade espera dele”, finalizou.

Texto e foto: Elaine Mota


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/