segunda-feira, 24 de março de 2014

Escola Adele Zanotto Scalco recebe a Casa do Centenário

A casa, uma réplica parcial do início da colonização da cidade, está instalada na região do Porto Meira


Casa do Centenário recebe a visita de estudantes

Nesta segunda, 24, os estudantes da Escola Municipal Adele Zanotto Scalco começaram a visitar a Casa do Centenário, que foi instalada no pátio da escola, ação que faz parte das comemorações dos 100 anos de Foz do Iguaçu, que é coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTU) e que nesta etapa também tem a coordenação da Secretaria Municipal da Educação.

Os alunos irão obedecer a um cronograma de visitas por turma e terão a oportunidade de serem fotografados no local, e levarem uma foto de recordação, ideia que partiu do prefeito Reni Pereira. Segundo o secretário adjunto da SMTU, Celso Azevedo, “a intenção é que as crianças possam disseminar com sua família a importância e a valorização da história da nossa cidade, além de guardar uma lembrança do projeto”, relatou.

A mobília da casa, em sua maior parte, lembra os primórdios de Foz do Iguaçu, com mesa, bancos, balcão, panelas, ferro de passar, máquina de costura, rádio, mala, máquina de escrever, entre outros objetos. Há um quadro com a foto do primeiro prefeito da cidade, Jorge Schimmelpfeng. Também pode ser apreciado um uniforme militar, doado pelo pai de um aluno, e que foi usado na 2ª. Guerra Mundial.


Uniforme militar usado na 2ª. Guerra Mundial foi doado pelo pai de um aluno

Segundo a diretora da escola, Cerlilândia Silva Batista, “é um privilégio para nós, ter sido a primeira escola a receber a Casa do Centenário; nesse período de uma semana, queremos que todas as crianças tenham a oportunidade de fazer a visita”, disse. “Temos alunos do primeiro ao quinto ano, então, vamos aplicar um cronograma, que a partir de hoje, cada turma vem e fica aproximadamente 30 minutos, para ouvir as explicações”, informou.

A diretora mencionou ainda sobre a expectativa das crianças. “Os alunos verão objetos que não fizeram parte da vida deles, coisas que não conhecem e que hoje não existem mais, mas que são importantes, que fazem parte do histórico da comunidade e até da sua própria família”, enfatizou.

A escola está providenciando o envio de um comunicado para os pais dos alunos, para que venham também conhecer o projeto. “Vamos deixar um horário apropriado, de entrada e saída das crianças, para que os pais e a comunidade possam entrar na escola e também tenham a oportunidade de visitar o local”, concluiu a diretora.


Alunos recebem orientações

Uma semana em cada escola – A partir de hoje, até a semana do aniversário de Foz, em 10 de junho, a casa ficará por uma semana em uma escola municipal, sendo que a Secretaria da Educação fez a escolha entre as 10 maiores, para atingir um grande número de estudantes.

Texto e fotos: Elaine Mota


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/