sexta-feira, 14 de março de 2014

Jardim Central receberá investimento para infraestrutura turística

Emenda parlamentar do deputado federal Alfredo Kaefer, no valor de R$ 250 mil, será destinada ao projeto “Bairro Árabe”

  Vice-prefeita Ivone Barofaldi, com a assessora do deputado federal Alfredo Kaefer, Keila Lopes Safadi, Mohamad Ibrahim Barakat e Valéria Mariotti

Foi realizada na manhã de quinta-feira, 13, a oficialização da destinação de uma emenda parlamentar no valor de 250 mil reais, do deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB), para infraestrutura turística de Foz do Iguaçu. O ato foi realizado pela assessora do deputado, Keila Lopes Safadi, com a vice-prefeita e secretária do Trabalho, Desenvolvimento Socioeconômico, Indústria e Comércio, Ivone Barofaldi. Participaram da solenidade também a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Turismo, Valéria Mariotti, e o diretor de Assuntos Internacionais da Secretaria Municipal de Turismo (SMTU), Mohamad Ibrahim Barakat, que também estava representando a colônia árabe da cidade.

Segundo a vice-prefeita, Ivone Barofaldi, “esse investimento será destinado para o “Bairro Árabe”, com um projeto arquitetônico e instalação de um pórtico de entrada, localizado no Jardim Central, onde se encontra a Mesquita e o Parque do Monjolo; a emenda é para a melhoria da infraestrutura turística do local, de acordo com as determinações do Ministério do Turismo”, afirmou. “A colônia árabe é muito forte em Foz do Iguaçu, já que os árabes são grandes investidores na nossa cidade; é um reconhecimento àqueles que sempre lutaram por Foz e que estão aqui desde o princípio”, destacou.

Mohamad Barakat comentou que repassou detalhes do projeto a alguns embaixadores de países árabes, para a obtenção de mais investimentos no bairro. “Eu acredito que ali será uma região atrativa, que vai incentivar também o turismo na cidade, pois a nossa maior renda e geração de emprego é por meio do turismo”, disse.

Valéria Mariotti esclareceu que “a ideia do projeto é valorizar as culturas existentes na cidade, não somente a árabe, pois a intenção é expandir para outras culturas também; é uma forma de potencializar o turismo cultural e desenvolver novos atrativos”.

Para Keila Lopes Safadi, “é um incentivo à economia de Foz do Iguaçu; vai ser muito importante fazer essa destinação, porque a intenção é que esse bairro se torne uma referência, como são alguns bairros étnicos em outras cidades”, declarou. “Com certeza, será um atrativo a mais para os turistas, que vão conhecer uma parte da história do município”, enfatizou.

Tematização de Bairros – O “Bairro Árabe” faz parte do Projeto “Tematização de Bairros”, que está sendo desenvolvido pela SMTU e tem como objetivo valorizar a presença das diversas etnias existentes em nossa cidade, potencializando o turismo cultural e o comércio, assim como atrair novos investimentos. 

Segundo o que determina o Ministério do Turismo, o valor a ser aplicado deverá ser destinado para contratação de projetos, infraestrutura e equipamentos urbanos, infraestrutura de acesso, pórticos e sinalização turística. O programa ainda permite a execução de calçadas e pavimentação, desde que estejam inseridos em parques ecológicos e/ou temáticos.

  Texto e foto: Elaine Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/