quarta-feira, 25 de março de 2015

Representantes da Prefeitura de Boa Vista (RR) conhecem projetos da Secretaria de Turismo

 Visitantes agendaram visita para conhecer também a área de pesquisa e marketing



Alda Franco e Enos Almeida recebem informações sobre a SMTU 

Texto e fotos: Elaine Mota

A Secretaria Municipal de Turismo (SMTU) recebeu na manhã desta quarta-feira, 25 de março, a visita da superintendente de Turismo do município de Boa Vista (RR), Alda Regina Amorim Franco e do coordenador de Turismo, Enos Faustino Almeida, ambos da FETEC – Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura. As autoridades foram recebidas pelo secretário de Turismo, Paulo Tremarin, e servidores das diferentes áreas da SMTU.

Os representantes da Prefeitura de Boa Vista agendaram a visita à Foz do Iguaçu para acompanhar as inovações adotadas pela Gestão Integrada do Turismo, conhecer o Núcleo Integrado de Gerenciamento de Projetos (PROFOZ) e a administração dos atrativos existentes no Parque Nacional do Iguaçu e no Complexo Turístico de Itaipu. A motivação da vinda dos mesmos se deu devido ao Núcleo de Projetos ter sido selecionado como uma das “Boas Práticas em Turismo” pelo Ministério do Turismo no final do ano passado, entre 80 casos de sucesso pesquisados no Brasil.

Segundo Alda Franco, em Boa Vista, o município está estruturando o turismo. “A atividade ainda é pouco desenvolvida; temos as potencialidades da natureza, esportes radicais, mas não temos um produto realmente, e Foz se destaca no Brasil como um dos destinos mais consolidados em infraestrutura, organização, e tem uma afinidade com Roraima, pois também temos uma tríplice fronteira. Fazemos limite com a Venezuela e com a Guiana Inglesa. Em 2014, Foz foi premiada como a melhor gestão de turismo do Brasil; então, nada melhor do que visitar um destino que está dando certo para também levarmos essa experiência”, declarou.

A superintendente destacou ainda que “na Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), em reuniões com o ministro e com o presidente da Embratur, Foz do Iguaçu sempre é uma referência; baseados nisso, elegemos a cidade pelas semelhanças com a nossa localização, embora muito distante”.

Para Enos Almeida, “a expectativa é de podermos levar para a nossa cidade experiências que possamos aplicar lá ou ajustar para implementar. A partir de informações que obtivemos dos prêmios que Foz do Iguaçu vem recebendo, do Núcleo de Projetos, que achamos bastante interessante e que é inédito, pontuamos este destino para trocarmos práticas que aqui estão sendo exitosas.” Segundo o coordenador, Boa Vista não possui uma secretaria de Turismo. “Somos superintendência de uma fundação do município; temos uma estrutura bastante enxuta; somos capital, mas temos que melhorar muito para atuar como destino. Por isso, estamos buscando conhecimentos externos para podermos nos estruturar melhor.”

“Nosso maior atrativo, apesar de não ser em Boa Vista, é o Monte Roraima, que foi amplamente divulgado na novela das 9 da Rede Globo, que terminou recentemente; houve uma repercussão muito grande, então participamos de muitas feiras nacionais e internacionais com esse atrativo como carro-chefe, mas temos atrativos naturais e o ecoturismo é bastante forte. Nossa vinda aqui irá nos auxiliar em um melhor desenvolvimento do turismo na nossa região”, completou Enos Almeida.

PROFOZ – O PROFOZ é resultado dos esforços empreendidos pelas entidades que compõem a Gestão Integrada do Turismo (Prefeitura de Foz do Iguaçu – SMTU, Itaipu Binacional, Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística Iguaçu e Iguassu Convention & Visitors Bureau – ICVB). Seu objetivo é contribuir com o desenvolvimento do turismo no destino em todas as suas dimensões e apoiar o crescimento e fortalecimento do setor.

Destaque de Foz – O prêmio citado pela superintendente de Turismo de Boa Vista foi concedido pelo Ministério do Turismo e Sebrae em dezembro do ano passado, como resultado do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, estudo que é executado pela Fundação Getúlio Vargas. Foz do Iguaçu recebeu o 1º lugar entre as cidades não capitais que mais se desenvolveram em 2014 no país, ficando à frente de capitais como Recife, Brasília, Salvador e Florianópolis e obtendo o 6º lugar geral.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/