sexta-feira, 20 de março de 2015

Grupo de Trabalho do COMTUR tratou sobre eventos locais

O objetivo é agilizar o processo de solicitação e emissão do alvará de licença para a atividade
 Tema foi tratado na sala de reuniões do COMTUR – Foto: Carlos Carneiro

Foi realizada na sede do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) na manhã de quinta-feira, 19, uma reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Alvará para Eventos. O grupo foi criado no sentido de propor alterações ao Decreto nº 21.385, de 14 de junho de 2012, que regulamenta os procedimentos na concessão da licença para realização de eventos.

Fazem parte do grupo membros do COMTUR, da Secretaria Municipal da Fazenda (SMFA), de empresas organizadoras de eventos e hotéis. Participaram da reunião de quinta-feira, representantes do ICVB, UNIOESTE, SMTU, COMTUR, Sindicato de Hotéis, Sindetur, SMFA e Hotel Bourbon.

O objetivo é agilizar o processo de solicitação e emissão do alvará de licença para a atividade, estabelecendo um rol de documentação conforme cada tipo de evento. Desta forma, será criado um informativo a ser inserido na página da Prefeitura na internet. Com esse instrumento, o organizador poderá visualizar que documentos são necessários, as taxas a serem pagas, entre outras providências.

O GT irá classificar os locais, como hotéis, chácaras, restaurantes, clubes e demais centros de eventos e definir os tipos, como shows, reuniões de negócios, congressos, convenções, feiras, entre outros. Algumas necessidades e dificuldades encontradas, tanto pelos organizadores, quanto pelos órgãos públicos envolvidos foram elencadas. Foi definida a coordenação do grupo, que ficou a cargo do ICVB.

Segundo Licério Santos, presidente do COMTUR, “nessa reunião, já começamos a trabalhar efetivamente; então, foram definidas algumas linhas de como deve ser tratada a legislação e, assim, o objetivo é termos um instrumento legal atualizado, que regulará a atividade em Foz do Iguaçu”. “Nós não podemos tratar um festival de música que aconteça no CTG Charrua ou no Centro de Convenções, da mesma forma que tratamos um casamento, que também é um evento, e, igualmente, um congresso médico que aconteça em um dos grandes hotéis; a legislação tem que atender aos vários tipos existentes, inclusive as feiras de comercialização”.

Licério enfatizou que “o motivo da criação da legislação existente foi devido às feiras de roupas, de flores, entre outros, que aconteciam em Foz do Iguaçu e, como uma forma de proteger o comércio local, a ACIFI demandou o atual decreto. Então, precisamos atualizar essa legislação, atendendo a todos os perfis de eventos da cidade”, completou.

A próxima reunião do grupo será no dia 30 de março, ocasião em que todos os participantes deverão trazer suas contribuições e considerações, para dar continuidade ao trabalho.

Texto: Elaine Mota





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