segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Conferência Municipal de Turismo destacou prioridades para o setor

Participantes de diversos setores da sociedade debateram a atividade turística





Encontro foi realizado no Colégio Agrícola 

Foi realizada na tarde de sábado, 15 de novembro, a 2ª. Conferência Municipal de Turismo, no Colégio Agrícola Estadual Manuel Moreira Pena. Participaram do encontro, o secretário municipal de Turismo, Jaime Nelson Nascimento, a diretora de Desenvolvimento de Turismo da SMTU, Valéria Mariotti, o presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Licério Santos, a diretora executiva do Instituto Polo Iguassu, Fernanda Fedrigo, o presidente do SINDETUR, Newton Paulo Angeli, os vereadores Nilton Bobato e Anice Gazzaoui, entre outras autoridades, além de empresários, representantes de entidades ligadas ao setor, instituições de ensino e membros da comunidade.

Todos tiveram a oportunidade de debater propostas e apresentar sugestões dentro de 4 grupos formados e, posteriormente, na plenária final. Os temas foram: Trabalho e renda; Infraestrutura; Educação Turística e O Turismo e a Cidade.

Para Jaime Nascimento, “a conferência é um instrumento democrático de excelência, cujas proposições servem para o planejamento turístico da cidade; queremos continuar realizando os encontros a cada dois anos, e o sucesso depende que as proposições sejam executadas, assim, as conferências têm credibilidade.” “A secretaria está presente, é parte importante nesse processo, apoiando o COMTUR; nós seremos parceiros para implementação das ações”, opinou o secretário.

Licério Santos destacou que “as sugestões apresentadas na conferência irão enriquecer o plano municipal de turismo, que tornou-se realidade por lei há poucos dias”. O presidente do COMTUR citou iniciativas que, mesmo parecendo utópicas, podem ser colocadas em prática. “Não existe utopia quando se vislumbra o bem comum; e essa pluralidade de pessoas de diversas áreas é que enriquece este evento; todos querem acertar e isso é salutar.” “Nós estamos fazendo a nossa parte e quem está participando poderá fazer críticas consistentes e construtivas; é essa a proposta da conferência”, disse.

Fernanda Fedrigo agradeceu a todos, especialmente aos gestores do Colégio Agrícola, que cederam gratuitamente o espaço para a realização do encontro e também enalteceu a oportunidade da comunidade opinar e apresentar sugestões a esse tema tão importante que é o turismo e que move a economia da cidade. “Foram mais de 500 pessoas que estiveram envolvidas com as pré-conferências e o resultado foi bastante maduro comparado ao documento da conferência passada; está mais enxuto, mais direcionado, com propostas mais concretas”, completou.





Na plenária final, cada grupo elencou 10 propostas, que foram lidas e aprovadas, algumas que estavam repetidas foram subtraídas e outras foram englobadas e receberão nova redação. Entre as propostas apresentadas, destacaram-se: fortalecer o turismo de base comunitária; potencializar o tema turismo nas escolas; criação de um portal para a cidade – Centro de Recepção de Visitantes; criação de espaços de interação entre turistas e comunidade com bairros temáticos, estimulando o amor à cidade.


Próxima etapa – Após redação final, será apresentado o documento ao COMTUR, com entrega oficial ao presidente do conselho, ao secretário de turismo e ao prefeito municipal, para que as ações propostas sejam colocadas em prática. O documento também será divulgado nas redes sociais e publicado no site da Secretaria Municipal de Turismo.

Texto e fotos: Elaine Mota



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/