sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Colégio Agrícola completou 61 anos de fundação

Criado em 1953, a instituição tem como um dos seus destaques o curso Técnico em Guia de Turismo Regional





Prédio localizado na Avenida General Meira encontra-se preservado e sua fachada é de uma beleza ímpar - Fotos: Elaine Mota

Criado em 12 de julho de 1953, o Centro Estadual de Educação Profissional Manoel Moreira Pena (Colégio Agrícola), de Foz do Iguaçu, comemorou em 2014, 61 anos de fundação.

Inicialmente, a instituição teve a denominação de Escola dos Trabalhadores Rurais Dr. Ernesto Luiz de Oliveira. Iniciou em 1956 o curso primário, até 1963, ano em que começou o pré-ginasial. A partir de 1962, passou a denominar-se Escola Dos Trabalhadores Rurais Manoel Moreira Pena.  Em 1964, foi batizado de Ginásio Agrícola Manoel Moreira Pena e em 1967, passou a denominar-se Ginásio Estadual Manoel Moreira Pena.

No decorrer dos anos o “Colégio Agrícola” já ofertou cursos de Economia Doméstica (1969), Magistério (1973 a 1985), Técnico em Produção Agrícola  com ênfase em Horticultura (1998), Técnico em Produção Agrícola com ênfase em Plantas Medicinais (1999), Técnico em Pecuária com ênfase em Zoonoses (2000).

Em 2001, iniciou-se a extinção dos cursos Pós-Médios com especializações. A partir de 2002, o colégio passou a ofertar os cursos Técnicos em Agricultura, Pecuária e Zoonoses. A partir de 2005, tiveram início os cursos Técnicos em Turismo – Guia Regional, Meio Ambiente, Serviços de Restaurante e Bar (2010), Química e Hospedagem (2011).

No ano de 2010, todos os cursos técnicos ofertados passaram por reformulação curricular e alteração de nomenclatura, adequando-se às novas diretrizes do Ministério da Educação. O curso Técnico em Turismo - Guia Regional passou a para Técnico em Guia de Turismo Regional.  

Atualmente, o colégio usa a denominação de Centro Estadual de Educação Profissional Manoel Moreira Pena, mas continua sendo chamado e conhecido pela comunidade como “Colégio Agrícola”.

A instituição está localizada na Avenida General Meira, um dos corredores turísticos da cidade. E, como forma de valorização da edificação e do patrimônio histórico da cidade, a 2ª. Conferência Municipal de Turismo foi realizada no local.

Colônia Militar – A região do Colégio Agrícola foi o local indicado para instalação da Colônia Militar, cuja expedição era chefiada pelo Tenente José Joaquim Firmino. Segundo o Sargento José Maria de Brito, que participou da fundação da cidade e cujos relatos foram registrados em 1937, a expedição chegou a Foz no dia 22 de novembro de 1889, um mês muito quente e seco. Não havia água suficiente para abastecer os membros da expedição e os animais que a integravam. Dessa forma, sugeriu-se mudar “provisoriamente” para outro local, nas proximidades do arroio que banhava a cidade (Monjolo). Foi dessa forma que o centro da cidade estabeleceu-se onde se encontra, entre os rios Monjolo e M’Boicy.

Outro fato que determinou a não observação da ordem dada para estabelecer a colônia na região do “Ginásio Agrícola” foi uma doença acometida pelo 1º Tenente José Baptista da Costa Junior, que, na falta de médico e como ele não se curava, foi pedida sua substituição. Mesmo sendo tratado por uma moradora da cidade e, conseguindo sua cura, o mesmo foi substituído pelo tenente Frederico Luiz Roszani, que não cogitou mudança de local, permanecendo na região do arroio, como fizeram também seus sucessores.

Texto: Elaine Mota
Colaboração: Professor Mauro Bandeira
Fonte: Descoberta da Foz do Iguaçu e fundação da Colônia Militar, José Maria de Brito (1937).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/