segunda-feira, 16 de junho de 2014

Postos de Informações Turísticas recebem material de divulgação em braille

Cada um dos 4 postos está recebendo um exemplar do material e ao todo, serão 7 cópias


Material possui 32 páginas e foi transcrito a partir do descritivo que consta nos mapas turísticos

Os 4 Postos de Informações Turísticas (PITs), administrados pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTU), estão recebendo um exemplar cada de um material em braille, sobre os atrativos turísticos locais, para consulta de portadores de necessidades visuais.

São 7 cópias, sendo também disponibilizados para utilização nos 2 Centros de Atendimento ao Turista (CATs), que estão em construção e que deverão estar concluídos em novembro deste ano. Como o PIT da secretaria passará a funcionar no CAT que será ao lado de sua sede, serão 2 exemplares que ficarão de reserva para utilização quando necessário.

A produção do material em braille se deu após a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) encaminhar às concessionárias do Aeroporto de Foz uma correspondência solicitando a implementação e melhoria de ações de acessibilidade no terminal para o período da Copa do Mundo FIFA 2014. O PIT da Secretaria Municipal de Turismo está entre os serviços prestados no local, e, dessa forma, a chefe da Divisão de Serviços Turísticos da SMTU, Lara Luciana Leal Seixas, fez contatos com a Escola Municipal Ponte da Amizade, que realiza trabalhos relacionados à educação especial, para solicitar a possibilidade de transcrição de textos dos atrativos turísticos locais.

O trabalho foi então executado pela professora Maria Elisabete Diniz da Costa, com o apoio da diretora Márcia Cristina Carriel Savaris e das supervisoras Cícera Silvino da Silva e Solange Maria Diniz da Costa. São 32 páginas cujo conteúdo foi baseado a partir do descritivo que consta no mapa turístico já utilizado pela secretaria, nos idiomas português, inglês e espanhol. O material foi produzido na própria escola, que, desde 2005 possui uma impressora braille e alguns programas específicos instalados nos seus  computadores.

É a primeira vez que a professora Maria Elisabete desenvolve uma transcrição para um órgão público, pois só são produzidos materiais para os alunos que estudam nas escolas municipais de Foz do Iguaçu. “Não realizamos esse tipo de trabalho para empresas, devido à escassez de tempo, pois atendemos alunos com deficiência visual e produzimos o material utilizado no dia-a-dia da escola; e na nossa instituição, atendemos desde bebês a pessoas idosas”, destacou a professora.

Escola – A Escola Municipal Ponte da Amizade possui uma turma de classe especial, duas salas de recursos multifuncionais para alunos com deficiência intelectual, duas salas de recursos multifuncionais para deficiência visual e 4 turmas com deficiência visual no Centro de Atendimento Especializado em Deficiência Visual (CAEDV), sendo que com esta deficiência são atendidos 63 alunos.

Professora – A professora Maria Elisabete é formada em Pedagogia, com Pós Graduação em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado – AEE, e possui alguns cursos específicos em Deficiência Visual. Atualmente, ministra aulas nos períodos matutino e vespertino na Sala de Recursos Multifuncionais para Deficiência Visual da Escola Municipal Ponte da Amizade.

Para a servidora Vânia Otremba Rouver, que trabalha nos postos e Teletur, “o material será bastante útil, pois existe demanda para isso, principalmente no posto da Rodoviária; é comum chegarem visitantes portadores de necessidades visuais que hoje em dia têm viajado mais, na companhia de amigos ou familiares; essa transcrição é muito bem-vinda, para nos auxiliar nesses atendimentos,” relatou.


Texto e foto: Elaine Mota



 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/