quinta-feira, 12 de junho de 2014

Graduandos de Relações Internacionais apresentam resultado de estudos na SMTU

Foi realizado um levantamento sobre as ações desenvolvidas pela antiga Secretaria de Assuntos Internacionais

Apresentação ocorreu na sala de reuniões do COMTUR

Na quarta-feira, 11, o formando do curso de Relações Internacionais (RI) da Faculdade Anglo-Americano, Messias Dídimo Andrade, apresentou resultados de um estudo desenvolvido na Secretaria Municipal de Turismo (SMTU) sobre as ações realizadas pela antiga Secretaria Municipal de Assuntos Internacionais, que atuou em Foz do Iguaçu no período de 2005 a 2012.

A apresentação ocorreu na sala de reuniões do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e contou com a presença do diretor de Assuntos Internacionais da SMTU, Mohamad Ibrahim Barakat, da coordenadora do curso de RI da Faculdade Anglo-Americano, Patrícia Queiroz, da servidora da SMTU, Samira Omairi e da estagiária da SMTU, Cintia Rafaela Pires.

Messias Andrade apresentou o levantamento em nome de um grupo com mais 3 componentes: Hamiceli Martins, João Montemezzo e Mônica Nasser, cujo trabalho durou cerca de 40 dias e foi coordenado pelo professor Felipe Cordeiro. O levantamento foi feito com base nos documentos existentes, remanescentes da antiga secretaria, sendo correspondências, atas, projetos, relatórios, entre outros, e a intenção do grupo era não só levantar a documentação, mas extrair o que pode ser aproveitado na atual diretoria de Assuntos Internacionais para dar prosseguimento.

Os temas foram separados em 6 áreas de atuação: trânsito fronteiriço, promoção de diálogo na fronteira, migração, infraestrutura da fronteira, recepção de comitivas estrangeiras e realização de acordos de cidades-irmãs.

Trânsito fronteiriço – Foram levantadas as seguintes ações: “Tarjeta de Tránsito Vecinal”, com a Argentina; Cota de compras em Ciudad Del Este – Integração aduaneira com a Argentina; Combate ao abuso de autoridades fiscalizadoras e controle rodoviário entre o Brasil e o Paraguai.

Promoção de diálogo na fronteira – Área de controle integrado – Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú; Comitê Permanente de Fronteira – Ciudad Del Este / Foz; Reunião consular Brasil/Argentina; Grupo de Trabalho de Integração Sanitária da Fronteira Brasil / Argentina; Grupos de trabalho brasileiro e paraguaio sobre cooperação em temas migratórios e fundiários; Reunião trinacional Brasil/Paraguai/Argentina e Reunião dos prefeitos dos municípios brasileiros e paraguaios lindeiros ao Lago de Itaipu.

Infraestrutura da Fronteira – Museu dos Movimentos Sociais Americanos; Autódromo Internacional; Complexo Olímpico; Portal de entrada do município; reestruturação da rodoviária; ampliação da iluminação pública; sinalização turística e 2ª. Ponte.

Migração – Trabalhos realizados pela Casa do Migrante, que era vinculada à antiga secretaria, com serviços relacionados ao atendimento de brasiguaios.

Recepção de comitivas estrangeiras (2012) – A Secretaria de Assuntos Internacionais realizava inúmeros atendimentos a comitivas. Em 2012, 58% eram da República Popular da China; 13% dos Estados Unidos, 8% do Líbano, 8% da Tailândia e 13% de outros países.

Cidades-irmãs – Os acordos de cidades-irmãs existentes são da China, com 3 municípios; Japão, com duas cidades, Itália, Argentina, Coreia do Sul e Palestina, com uma cidade cada.

Para Mohamad Barakat, “sou grato por este trabalho executado, que considero de suma importância para a diretoria de Assuntos Internacionais; estas proposições serão levadas ao secretário Jaime e ao prefeito Reni Pereira”, declarou.

A coordenadora Patrícia Queiroz agradeceu pela parceria. “Foi um prazer muito grande realizar esse trabalho; por mais que tenhamos informações do ponto de vista teórico, nada se compara a vir aqui, analisar documentos, ver demandas específicas, saber as dificuldades de implantação de projetos, entre outras atividades.” “Espero que essa parceria continue, pois temos mais alunos no semestre que vem, que precisam passar por essa experiência”, destacou.

Segundo Messias Andrade, “essa busca e releitura de documentos é extremamente importante para identificar e resgatar o que foi feito. Conseguimos identificar 6 áreas maiores onde foram desenvolvidos diversos projetos naquela época, fora as potencialidades, que representam um outro passo que temos a intenção de trabalhar”. “Resgatar esses documentos trouxe de importante para nós conhecer e entender a gestão da secretaria, e, principalmente, o que o profissional de RI pode fazer pelo município e aplicar seus conhecimentos”, concluiu.

Messias Dídimo Andrade

Texto e fotos: Elaine Mota 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/