terça-feira, 10 de junho de 2014

Encontro de pioneiros na FARTAL foi de muita emoção

Ação conjunta entre Itaipu Binacional e Secretaria Municipal de Turismo reuniu pioneiros de Foz

Prefeito Reni Pereira durante o encontro
Pioneiros e descendentes de famílias antigas de Foz do Iguaçu se reuniram na tarde de segunda-feira, 09, no estande da Itaipu Binacional, na FARTAL. O encontro foi uma ação conjunta entre a Itaipu e a Secretaria Municipal de Turismo. Participaram do encontro o prefeito Reni Pereira, a vice, Ivone Barofaldi, o secretário de Turismo, Jaime Nelson Nascimento, o secretário adjunto, Celso Azevedo e o diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich.

Os pioneiros tiveram a oportunidade de falar sobre suas histórias, relatar como chegaram a Foz, ou alguns que nasceram aqui, descreveram a cidade de décadas atrás, em que as ruas barrentas tornavam a vida difícil, mas era uma época de muita união.

Pioneiros puderam falar sobre suas histórias
 
A cada fala, os presentes ao encontro se divertiam com as histórias contadas, e a emoção ia tomando conta de todos, pelo saudosismo com que os pioneiros lembravam de pais, mães, irmãos e infâncias cheias de vida e imaginação. Contaram sobre namoros, casamentos, diversões, e principalmente, o que fez cada um insistir em ficar aqui, diante das dificuldades e da distância de outros centros. O que prevaleceu foi o amor à terra e às pessoas que aqui moravam.

Documentário – Após a roda de conversas, foi exibido um documentário, produzido pela Secretaria Municipal de Turismo, trabalho feito em parceria com a TV Câmara e Itaipu Binacional, tendo como personagens vários dos pioneiros presentes ao encontro. São depoimentos gravados na “Casa do Centenário”, uma réplica parcial de uma moradia de madeira do início da colonização da cidade, e que também foi instalada na FARTAL. Alguns depoimentos foram feitos nas residências dos entrevistados. Cada família representada na reunião recebeu uma cópia em DVD do documentário, que tem 40 minutos de duração.

Exibição de documentário  
Para o secretário Jaime Nascimento, “ouvir os pioneiros é a melhor maneira de resgatar uma história, que é pessoal de cada um deles, mas que no seu conjunto revela como foi Foz do Iguaçu e como a cidade se desenvolveu. E assim, temos o perfil de pessoas extraordinárias que se instalaram aqui e fizeram a cidade crescer”. “Ouvi-los, é uma forma de gratidão, de valorizar o passado deles, de um período de muitas dificuldades; os familiares aqui emocionados, escutando cada um deles, torna esta ação a melhor que podíamos fazer, que é reunir essas pessoas, as famílias e resgatar um pouco o que cada um viveu”, relatou.


O diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, citou o orgulho dos pioneiros, de viverem em Foz. “Percebe-se aqui uma unanimidade: todos se orgulham de Foz do Iguaçu, sem pessimismo, sem olhar para baixo, sem se entregar às adversidades”. “Somos muito gratos de termos também ajudado a construir este espaço para que esse registro se complementasse, pelos testemunhos que tivemos aqui hoje; mas, o mais importante é compreender a memória, pois só quem festeja e valoriza a memória vai encontrar o caminho certo do amanhã”, declarou.


Nelton Friedrich
 
Museu do Pioneiro – O prefeito Reni Pereira lembrou do Museu do Pioneiro, cujo anúncio foi feito no Ecomuseu de Itaipu, no dia 28 de maio, por ocasião do lançamento da Exposição “Pioneiros e Ícones”. “Daquele dia para cá, o nosso desejo de inaugurar o museu está mais próximo. Será em frente à antiga Casa Mendes, em um prédio com uma estrutura histórica. Dessa forma, as histórias dos pioneiros serão institucionalizadas, será passada para todas as crianças de Foz do Iguaçu”, “Quero continuar essa parceria com a Itaipu, para colocar em um único local a história de cada um de vocês os vários fragmentos que compõem o nosso centenário”, destacou o prefeito. 

Ivone Barofaldi falou da alegria de encontrar muitos amigos. “Sinto uma emoção muito grande de estar aqui participando deste momento de reencontro, de 35 anos de amizade”.

Ivone Barofaldi
 
Impressão dos pioneiros – Segundo Cristina Samek, “além da organização, senti muito carinho por parte de todos; o ambiente foi muito acolhedor; gostei muito de estar aqui hoje e viver este momento”. Para Franz Hermann Nieuwenhoff, “o encontro foi muito bom, muito importante, porque nós vimos todo o progresso, de como começou Foz do Iguaçu e como está hoje; encontrar tantos amigos foi uma surpresa já desde o Ecomuseu, e hoje voltamos a encontrar tantos outros; estou muito feliz”, concluiu.

Pioneiros ao final do encontro
Equipe da SMTU (Celso Azevedo, Ana Biesek e Carlos Carneiro) com os pioneiros 

 Casa do Centenário na FARTAL
 
Texto e fotos: Elaine Mota




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/