Reunião
foi realizada na quarta-feira, 26, na sala de reuniões do COMTUR
Integrantes da Gestão
Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu e empresários reuniram-se nesta
quarta-feira, 26, na sala de reuniões do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR),
para discutir o planejamento de marketing do Destino Iguaçu, com a presença do
superintendente de Comunicação da Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar
Piola, e do secretário municipal de Turismo, Jaime Nelson Nascimento.
Participaram também
representantes das seguintes entidades/empresas: Competence, COMTUR, Itaipu, Iguassu Convention & Visitors Bureau
(ICVB), Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Instituto Polo Internacional
Iguassu, Parque das Aves, Secretaria Municipal de Turismo (SMTU), Sindicato de
Hotéis e SkydiveFoz.
Na reunião, conduzida por
Gilmar Piola, foi proposto que os presentes opinassem sobre o plano de
marketing utilizado até o momento e propusessem sugestões para melhoria e
consolidação da estratégia futura do destino.
Uma das discussões foi sobre
a utilização da palavra “Iguaçu” para assumi-la com o uso de cedilha e
fortalecer o nome da cidade como destino Foz do Iguaçu e não traduzi-la nos
textos publicitários. “Temos um problema de posicionamento no mercado
internacional, e o entendimento é que temos que nos assumir como Foz do Iguaçu;
Foz do Iguaçu Destino do Mundo permanece, e vamos evoluindo”, enfatizou Gilmar
Piola.
Um consenso na reunião foi o
de que as ações devem motivar a ampliação da média de permanência e do gasto
médio por pessoa/dia dos turistas que visitam Foz do Iguaçu.
Para o secretário Jaime
Nelson Nascimento, “o planejamento é essencial em qualquer atividade,
especialmente no marketing, que envolve muitos recursos; o planejamento vai nos
ajudar a ter uma visão de futuro e conseguir medir os resultados que queremos
atingir”, afirmou.
O debate será ampliado e um
questionário será preparado para o grupo, no sentido de difundir as
contribuições. Foi levantada a possibilidade de fazer uma pesquisa de opinião
por meio da internet. Uma nova versão do plano será então trazida para avaliação,
devendo o trabalho estar finalizado entre 60 e 90 dias.
Texto e foto: Elaine Mota
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