Ministério
do Turismo abriu processo seletivo para contratação de uma empresa de
consultoria
A
Secretaria Municipal de Turismo (SMTU), desde o ano passado, identificou a
necessidade de realização de um planejamento estratégico para o turismo de Foz
do Iguaçu e região. A partir de então, as ações foram articuladas com o
Ministério do Turismo, no sentido de se obter recursos para concretização da
proposta.
Esta
semana, o Ministério abriu seleção para contratar uma empresa de consultoria que
irá elaborar um plano estratégico de desenvolvimento para o turismo da região das
Cataratas do Iguaçu e dos Caminhos ao Lago de Itaipu, que abrange 15 cidades. O
recurso será repassado por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento
(BID), e do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).
Segundo
o secretário de Turismo, Jaime Nelson Nascimento, “captar esse recurso do BID
foi uma tarefa árdua, executada desde o ano passado; tivemos inclusive que
contratar o trabalho de um professor da Universidade Federal do Paraná para
escrever um Termo de Referência, e nós acompanhamos todo o processo”, relatou.
“Foram muitos os contatos com o Ministério do Turismo, e, agora tivemos a notícia
de que o recurso foi garantido e eles vão contratar uma empresa para elaborar o
planejamento estratégico; é o coroamento de um trabalho grande que envolveu
também o prefeito Reni Pereira, pois estivemos reunidos com o ministro, com o
secretário nacional de Políticas Públicas, para chegarmos ao resultado positivo
de todo esse esforço”, destacou.
Diagnóstico – O Ministério do Turismo já investe em
um plano estratégico para desenvolver o turismo nas Serras Gaúcha, Catarinense
e na Rota das Emoções, um roteiro que inclui os estados do Ceará, do Maranhão e
do Piauí. Os recursos foram repassados pelo BID por meio do Prodetur. O
objetivo é diagnosticar o nível de desenvolvimento das regiões e formular
propostas sobre como o turismo pode ajudar a melhorar as condições de vida da
população local.
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