quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Comissão do Centenário se reúne para definir ações

Reunião foi realizada nesta quinta-feira, 27, na sala de reuniões do COMTUR
A Comissão Organizadora do Centenário de Foz do Iguaçu se reuniu na manhã desta quinta-feira, 27, na sede do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), para avaliar as ações até então desenvolvidas e definir as atividades que ainda serão colocadas em prática. A comissão foi formada em 2013, em virtude dos festejos dos 100 anos da cidade, que será comemorado no dia 10 de junho deste ano.
Integram a comissão órgãos municipais, estaduais e federais e entidades diversas, sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTU) e Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. A reunião contou com a presença da vice-prefeita e secretária do Trabalho, Desenvolvimento Socioeconômico, Indústria e Comércio, Ivone Barofaldi, do secretário municipal de Turismo, Jaime Nelson Nascimento, do presidente da Fundação Cultural, Alexandre Freire, e, representando o prefeito Reni Pereira, o assessor Rubens Prates Junior.

Participaram da reunião também representantes de diversos órgãos da administração municipal, como a diretoria de Comunicação Social, Guarda Municipal, Procuradoria Geral do Município, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Esportes, além da Itaipu Binacional, Receita Federal, Sindicato de Hotéis (SINDHOTÉIS) e Sindicato dos Guias de Turismo de Foz do Iguaçu (SINGTUR).

As ações já realizadas, as propostas de atividades e o calendário de ações e eventos para 2014, foram apresentadas pelo secretário adjunto da SMTU, Celso Azevedo, e pela diretora do Departamento de Desenvolvimento de Turismo, Valéria Mariotti.
Para o secretário Jaime Nascimento, a formação da comissão tem como objetivo principal envolver todas as entidades ligadas direta e indiretamente ao turismo, com o compromisso de propor ideias e colocá-las em prática, para formar um conjunto de eventos no sentido de fazer um centenário marcante para a cidade. “Temos que relembrar as ações e verificar aonde avançamos; rever o que cada entidade propôs desde o ano passado e avaliar o que podemos avançar ainda mais”, declarou.

Para o presidente do SINDHOTÉIS, Carlos Silva, “podemos aproveitar o tema do centenário para a imagem do destino, para o turismo da cidade e assim ampliar a ocupação nos hotéis e a permanência dos turistas na cidade”, relatou. Foi citada a importância da divulgação das ações, por meio da Comunicação Social da Prefeitura.
Comemorações dos 40 anos de Itaipu e 20 anos da Guarda Municipal, além do dia do profissional Guia de Turismo a ser comemorado no dia 10 de maio, foram lembradas como ações que poderão ser inseridas na programação.

Maria Emília, da Itaipu Binacional, relatou sobre a importância do resgate da memória, do apelo das fotografias antigas, e lembrou dos moradores que não estão envolvidos. “Eles não se enxergam nos 100 anos, porque acham que não fizeram a história de Foz, mas estão fazendo; não podemos esquecer da história atual, contemporânea também”, destacou.
Rubens Prates Junior destacou a questão de sensibilizar a população, a importância das etnias existentes na cidade, os pioneiros, e a utilização das redes sociais para ampliar essa sensibilização.

O secretário Jaime Nascimento opinou sobre o envolvimento de toda a sociedade. “Fazemos um apelo para que todos – prefeitura, administração direta, indireta, os parceiros, se envolvam ainda mais, abracem este tema e ajudem nessa mobilização; afinal, o centenário é para todos”, finalizou.
Texto e foto: Elaine Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/