Proposta do
Ceconfi S/A e da Secretaria Municipal de Turismo visa destinar o Centro de
Convenções para a iniciativa privada
Acionistas do Centro de Convenções conhecem a
proposta
A Secretaria Municipal de Turismo
(SMTU) realizou na manhã de segunda-feira, 21, uma apresentação sobre a
destinação de uso do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu, na Assembleia Geral
Extraordinária com os acionistas do Ceconfi S/A, em sua sede. A reunião contou com a participação do secretário
de Turismo, Jaime Nelson Nascimento, do secretário da Fazenda, Ademar da Silva,
do diretor de gabinete da Prefeitura Municipal, Rubens Prates Junior, do
diretor presidente do Centro de Convenções, Djalma Pastorello, do diretor
Financeiro, Plínio Ricardo Scappini, do diretor de Marketing, Sidnei Prestes
Junior, da procuradora Keila Cristina Lima e do contador Zenecides Simonetto.
Fizeram parte também da reunião o
diretor técnico da Paraná Turismo, Colmar Chinasso Filho, a chefe de gabinete
da Paraná Turismo, Vania Clíminacio, o acionista Mohamad Yassine, o assessor de
gabinete da SMTU, Alexandre Pacheco e o chefe da Divisão de Planejamento e
Projetos Turísticos da SMTU, Leandro Vandré Heinck, que fez a apresentação da
proposta.
O objetivo do projeto é destinar o uso
do Centro de Convenções para exploração comercial pelo setor privado, por prazo
determinado, ainda a ser definido, na operação de equipamentos de eventos de
grande porte, potencializando obras de revitalização e melhoria, bem como o
crescimento do mercado de feiras e congressos em Foz do Iguaçu.
Motivação
– A
motivação para o estudo decorreu devido a diversos fatores, entre eles: o reduzido
número de eventos e o baixo índice de ocupação do Centro de Convenções; as
obras, serviços, compras e alienações pelo Ceconfi S/A são realizadas mediante
processo de licitação pública; a administração e exploração comercial perde
dinamismo em relação aos espaços privados; quadro técnico-administrativo,
estrutura de marketing e comercial são reduzidos; necessidade de desoneração do
quadro de acionistas; possibilidade de dinamização do setor de eventos com
geração de emprego e renda, fortalecendo Foz do Iguaçu como polo de eventos.
Na primeira fase do projeto, foi
formada uma equipe de trabalho, composta por técnicos da SMTU e Ceconfi S/A,
sendo realizados levantamentos e benchmarking
de mercado análise documental, elaboração de relatório situacional, visitas
de inspeção e análises jurídicas sobre a viabilidade da proposta. Por este
mesmo processo, passaram recentemente outros centros, como o Centro de
Exposições Imigrantes, em São Paulo, Riocentro, no Rio de Janeiro, Expo Renault
Barigui, em Curitiba e Expoville, em Joinville, Santa Catarina.
Chegou-se à conclusão de que o projeto
é economicamente viável, que o Ceconfi S/A é o órgão/instrumento propício para
efetuar a intermediação entre os acionistas e o concessionário, atuando na
fiscalização e controle dos investimentos e no monitoramento da qualidade da
operação do equipamento. Além disso, as receitas provenientes da concessão
podem contribuir para aumentar os investimentos em turismo no município. O
retorno financeiro decorrerá dos rendimentos da exploração comercial pelo
concessionário, assim como pelos tributos incidentes na atividade (ISSQN).
Boa
conservação – Apesar das limitações operacionais e necessidade de
modernização, o Centro de Convenções de Foz do Iguaçu apresenta boa conservação
da estrutura existente, despertando interesse de investidores, não apenas pelo
cenário potencial no segmento de eventos, como pelo menor impacto econômico na
reforma e modernização do equipamento.
O estudo do cenário confirmou a
vocação do Centro de Convenções como espaço adequado para operar não apenas
congressos e eventos, como principalmente
feiras e exposições.
Dinamização
do segmento de eventos – A reforma e modernização do Centro de
Convenções vão dinamizar o segmento de eventos em Foz do Iguaçu e,
consequentemente, trazer ganhos à hotelaria, agências de viagens e todo o setor
de turismo. Com isso, abre-se a possibilidade de captação de eventos maiores
(mais de 5 mil pessoas) do que aqueles atualmente captados pela rede hoteleira.
Assim, pode-se concluir que otimizar o Centro de Convenções significa ganhar na
concorrência com outros destinos e captar mais eventos, impactando positivamente
na economia de Foz e região.
Texto: Elaine Mota / Foto: Divulgação SMTU
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