quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Destinação de Uso do Centro de Convenções

Proposta do Ceconfi S/A e da Secretaria Municipal de Turismo visa destinar o Centro de Convenções para a iniciativa privada

Acionistas do Centro de Convenções conhecem a proposta

A Secretaria Municipal de Turismo (SMTU) realizou na manhã de segunda-feira, 21, uma apresentação sobre a destinação de uso do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu, na Assembleia Geral Extraordinária com os acionistas do Ceconfi S/A, em sua sede.  A reunião contou com a participação do secretário de Turismo, Jaime Nelson Nascimento, do secretário da Fazenda, Ademar da Silva, do diretor de gabinete da Prefeitura Municipal, Rubens Prates Junior, do diretor presidente do Centro de Convenções, Djalma Pastorello, do diretor Financeiro, Plínio Ricardo Scappini, do diretor de Marketing, Sidnei Prestes Junior, da procuradora Keila Cristina Lima e do contador Zenecides Simonetto.

Fizeram parte também da reunião o diretor técnico da Paraná Turismo, Colmar Chinasso Filho, a chefe de gabinete da Paraná Turismo, Vania Clíminacio, o acionista Mohamad Yassine, o assessor de gabinete da SMTU, Alexandre Pacheco e o chefe da Divisão de Planejamento e Projetos Turísticos da SMTU, Leandro Vandré Heinck, que fez a apresentação da proposta.

O objetivo do projeto é destinar o uso do Centro de Convenções para exploração comercial pelo setor privado, por prazo determinado, ainda a ser definido, na operação de equipamentos de eventos de grande porte, potencializando obras de revitalização e melhoria, bem como o crescimento do mercado de feiras e congressos em Foz do Iguaçu.

Motivação – A motivação para o estudo decorreu devido a diversos fatores, entre eles: o reduzido número de eventos e o baixo índice de ocupação do Centro de Convenções; as obras, serviços, compras e alienações pelo Ceconfi S/A são realizadas mediante processo de licitação pública; a administração e exploração comercial perde dinamismo em relação aos espaços privados; quadro técnico-administrativo, estrutura de marketing e comercial são reduzidos; necessidade de desoneração do quadro de acionistas; possibilidade de dinamização do setor de eventos com geração de emprego e renda, fortalecendo Foz do Iguaçu como polo de eventos.

Na primeira fase do projeto, foi formada uma equipe de trabalho, composta por técnicos da SMTU e Ceconfi S/A, sendo realizados levantamentos e benchmarking de mercado análise documental, elaboração de relatório situacional, visitas de inspeção e análises jurídicas sobre a viabilidade da proposta. Por este mesmo processo, passaram recentemente outros centros, como o Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, Riocentro, no Rio de Janeiro, Expo Renault Barigui, em Curitiba e Expoville, em Joinville, Santa Catarina.

Chegou-se à conclusão de que o projeto é economicamente viável, que o Ceconfi S/A é o órgão/instrumento propício para efetuar a intermediação entre os acionistas e o concessionário, atuando na fiscalização e controle dos investimentos e no monitoramento da qualidade da operação do equipamento. Além disso, as receitas provenientes da concessão podem contribuir para aumentar os investimentos em turismo no município. O retorno financeiro decorrerá dos rendimentos da exploração comercial pelo concessionário, assim como pelos tributos incidentes na atividade (ISSQN).

Boa conservação – Apesar das limitações operacionais e necessidade de modernização, o Centro de Convenções de Foz do Iguaçu apresenta boa conservação da estrutura existente, despertando interesse de investidores, não apenas pelo cenário potencial no segmento de eventos, como pelo menor impacto econômico na reforma e modernização do equipamento.

O estudo do cenário confirmou a vocação do Centro de Convenções como espaço adequado para operar não apenas congressos e eventos, como principalmente feiras e exposições.  

Dinamização do segmento de eventos – A reforma e modernização do Centro de Convenções vão dinamizar o segmento de eventos em Foz do Iguaçu e, consequentemente, trazer ganhos à hotelaria, agências de viagens e todo o setor de turismo. Com isso, abre-se a possibilidade de captação de eventos maiores (mais de 5 mil pessoas) do que aqueles atualmente captados pela rede hoteleira. Assim, pode-se concluir que otimizar o Centro de Convenções significa ganhar na concorrência com outros destinos e captar mais eventos, impactando positivamente na economia de Foz e região.
 
Texto: Elaine Mota / Foto: Divulgação SMTU

 

 

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