terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Parque Nacional do Iguaçu completa 78 anos

 Turistas do mundo inteiro visitam o parque para conhecer seu atrativo maior: as Cataratas do Iguaçu

Texto e foto: Elaine Mota

O Parque Nacional do Iguaçu está completando 78 anos nesta terça-feira (10). Criado em 1939, pelo Decreto n° 1.035, recebe turistas do mundo inteiro, que querem conhecer as Cataratas do Iguaçu, um de seus maiores atrativos, entre tantos que o parque possui. Abriga o maior remanescente de floresta Atlântica da região sul do Brasil. Com área de 185 mil hectares no lado brasileiro, une-se a outros 55 mil hectares do parque argentino.
A expressiva variabilidade biológica somada à paisagem singular de rara beleza cênica das Cataratas do Iguaçu, fizeram do Parque Nacional do Iguaçu a primeira Unidade de Conservação do Brasil a ser instituída como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, no ano de 1986.
Dirigido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal responsável pela gestão das Unidades de Conservação do Brasil, o Iguaçu é exemplo de integração entre a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais.

Revitalização – Um projeto apresentado pela concessionária Cataratas do Iguaçu S.A. ao Conselho Municipal de Turismo em dezembro de 2016 prevê a construção de novas trilhas, com um novo circuito, mais mirantes e elevadores. O projeto obedece ao conceito de acessibilidade, para atender também às pessoas portadoras de deficiências. A região do Porto Canoas terá mais atrativos, como um museu, um parque infantil e áreas sombreadas para descanso.

O Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu também deverá ser reformulado, para melhorar o conforto dos turistas. A proposta é implantar um novo paisagismo, para que o visitante tenha de imediato a sensação de que está chegando a um parque nacional. A atual ciclovia, ainda em obras, ganhará uma trilha para o acesso à Escola Parque, como uma opção para o visitante conhecer um pouco mais da biodiversidade local. 

Para o secretário municipal de Turismo, Lourenço Kurten, “a partir do momento que o Parque Nacional do Iguaçu tiver uma maior estrutura com mais possibilidades de locomoção no seu interior, poderemos ter uma visitação mais expressiva, não somente dentro da unidade de conservação, mas na cidade como um todo, movimentando ainda mais a hotelaria, a gastronomia, os transportes e toda a gama de serviços que temos a oferecer aos turistas que procuram pelo nosso destino”. “O Parque é o nosso patrimônio; são 78 anos de cuidado com a natureza; é um orgulho para Foz do Iguaçu termos o parque conservado”, completou o secretário.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/