quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Dia Mundial do Turismo debateu a acessibilidade universal

Instituída anualmente pela OMT, a data promove a sensibilização entre a comunidade internacional sobre a importância do turismo

Texto e foto: Elaine Mota

O Dia Mundial do Turismo foi instituído em 1980 pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e é comemorado no dia 27 de setembro. Foi escolhido por coincidir com o aniversário de adoção dos Estatutos da OMT, que ocorreu em 1970. Sua finalidade é promover a sensibilização entre a comunidade internacional sobre a importância do turismo e seu valor social, cultural, político e econômico, com atenção aos impactos causados pela atividade, além de observar a importância na resolução dos problemas relacionados à igualdade social.

A cada ano, é então definido um tema, que é debatido em vários países, por organismos públicos, não governamentais, instituições de ensino, com o objetivo de aprimorar a atividade como um todo. Este ano, o tema escolhido pela OMT foi: “Turismo para Todos – promover a acessibilidade universal”. No Brasil, também se comemora o Dia do Turismólogo, o profissional que estuda, planeja e gerencia as atividades do setor.

Lourenço Kurten, secretário municipal de Turismo, abordou o tema “acessibilidade”, no contexto de Foz do Iguaçu. “Nosso município se destaca porque, além dos atrativos que já existem, todos os novos, como o Museu de Cera, o Marco das Três Fronteiras, têm o foco na acessibilidade.” “Os meios de hospedagem, além de toda legislação de bombeiros, vigilância sanitária, também há uma preocupação na concessão de alvarás, para que a acessibilidade seja atendida; e a Secretaria de Turismo tem acompanhado essa situação”, afirmou.” “O município tem feito a sua parte; os próprios prédios públicos, muitos deles não tinham acessibilidade; também tem se trabalhado nas vias, calçadas; o Projeto Calçadas é um exemplo de preocupação com esse tema”, disse Lourenço Kurten.

“Embora Foz não seja um destino focado especificamente nesse nicho, mas aqueles que vêm para cá, conseguem hospedagem, alimentação, transporte, entre outros serviços; táxis já existem alguns adaptados; o sistema de transporte coletivo possui esse diferencial há alguns anos; inclusive ganhou um prêmio do Ministério do Turismo por estar adaptado; então, a cidade está preparada para receber o visitante.” “Itaipu é outro exemplo que há anos tem trabalhado com acessibilidade”, enfatizou o secretário.

“Temos o que comemorar, porque com toda situação que o país e o município vivem, com dificuldades financeiras, temos acompanhado que o número de visitação tem se mantido; no Parque Nacional do Iguaçu, mesmo com uma queda de 7,1% registrada no período de janeiro a agosto de 2016 comparado ao mesmo período de 2015, tivemos o melhor julho de todos os tempos este ano, com 179.678 visitantes, apesar de toda a crise existente.” “Independente disso, temos fatores para se exaltar, pois há investimentos no turismo e nós estamos buscando novos negócios para a cidade e todo o trabalho está sendo feito para preparar a cidade para 2017; esperamos que no Dia Mundial do Turismo do ano que vem, estejamos comemorando muito mais vitórias do que hoje”, concluiu Lourenço Kurten.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/