segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Candidatos a prefeito de Foz assinam Termo de Compromisso na área de turismo

4 candidatos estiveram presentes em reunião do COMTUR e assinaram um Termo de Compromisso com as propostas sugeridas




Texto: Elaine Mota / Fotos: Setur

O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) recebeu 4 dos 5 candidatos a prefeito de Foz do Iguaçu, na última sexta-feira, 23 de setembro, em sua sede, na 8ª. reunião ordinária de 2016. O presidente do conselho, Felipe Gonzalez, apresentou as propostas contidas em um Termo de Compromisso Eleitoral, que foram atentamente recebidas pelos candidatos, ocasião em que puderam também comentar e expor suas ideias. Logo após, todos eles assinaram o Termo, na presença dos conselheiros, assessores e imprensa.

Entre as propostas, estão a reestruturação da Secretaria Municipal de Turismo, recompondo o quadro de pessoal mediante realização de concurso; criação de plano de cargos e salários; criação de diretoria de Promoção, Marketing e Eventos e aparelhamento da secretaria. Também está inserido no Termo a elaboração de forma participativa e integrada do Plano Municipal de Turismo – PLANTUR.

Quanto ao orçamento da Secretaria Municipal de Turismo, o Termo assegura a destinação de pelo menos 1% das receitas correntes líquidas do município para a divulgação, promoção e desenvolvimento do turismo, garantindo a efetiva execução orçamentária de tais recursos.

Observatório de Turismo – Realização de pesquisas e desenvolvimento de estudos estatísticos que estimulem o planejamento e desenvolvimento do setor turístico local, com o incremento do intercâmbio e divulgação de informações, dados estatísticos e econômicos relacionados ao turismo.

Projetos de Infraestrutura – Terceirização da Operação do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu; manutenção do Núcleo Integrado de Gerenciamento de Projetos; ampliação da oferta e da estrutura municipal para apoio ao turismo: revitalizar os Corredores Turísticos; revitalizar o Terminal Turístico de Três Lagoas, mediante concessão de serviços, conforme novo modelo de gestão; instalar elementos de mobiliário urbano padronizados visando tornar as ruas atrativas, seguras e agradáveis aos usuários; renovar a sinalização de orientação turística do município; implantar a Linha Executiva; concluir a construção dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) e reestruturar o Serviço de Informações Turísticas da Secretaria Municipal de Turismo; implantar o Mercado Público Municipal; articular a construção da Perimetral Leste.

Apoiar integralmente e contribuir para a implementação dos Projetos de Infraestrutura elaborados pelo CODEFOZ e pelo Fundo Iguaçu: articular a implantação do novo sistema de pistas do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu; articular a duplicação da Rodovia das Cataratas (BR 469) – do Trevo da Argentina ao Parque Nacional do Iguaçu; articular a construção do Viaduto da Avenida Costa e Silva com a BR 277; revitalizar da Avenida das Cataratas – desde o Boicy até o Trevo da Argentina; articular a implantação do Complexo Esportivo e de Eventos de Foz do Iguaçu (Autódromo e Condomínio de Atrativos); viabilizar a implementação das estratégias definidas no Masterplan e nas propostas de Operações Urbanas Consorciadas do projeto Beira Foz.

Criação e apoio a programas de educação para o turismo – Sensibilizar a comunidade local sobre a importância da atividade turística para o município, educando-a para bem receber os visitantes; estimular a Educação para o Turismo na rede de escolas do município; utilizar o turismo como instrumento para promoção à hospitalidade e da educação ambiental; promover o estímulo na comunidade à educação profissional para o setor turístico.

Plano Estratégico de Marketing Turístico: mantê-lo atualizado; garantir a divulgação do destino e apoiar institucionalmente sua comercialização no mercado nacional e internacional; elaborar material destinado à promoção do destino; apoiar a realização de rodadas de negócios; identificar novos canais de distribuição para os produtos turísticos do destino; prestar apoio a eventos geradores de fluxos turísticos que são realizados no município; atuar na elaboração de roteiros turísticos regionais integrados, potencializando o aproveitamento turístico das regiões lindeiras ao Lago de Itaipu e Parque Nacional do Iguaçu; atuar na captação de novos voos, ampliando a oferta de malha aérea.

Apoio a eventos de interesse turístico: Festival de Turismo das Cataratas; Natal das Cataratas; Evento Comemorativo de Virada do Ano (a ser criado), no Marco das Três Fronteiras.

Campanha de Mídia de Foz do Iguaçu: realizar uma campanha anual de mídia promocional do Destino Iguaçu.

Calendário de Eventos EMBRATUR: disponibilizar servidores para atuar nos eventos internacionais do Calendário da EMBRATUR para promoção institucional do destino.

Também são sugestões para o novo prefeito: fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo e da Gestão Integrada do Turismo; política de estímulos à captação de investimentos em turismo; apoio e participação no Conselho Consultivo do Parque Nacional do Iguaçu – CONPARNI; apoio e participação na ADETUR CATARATAS E CAMINHOS; elevação da cota de compras na fronteira; afastamento das Aduanas; melhoria da segurança pública e apoio à cultura.





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