4 candidatos estiveram presentes em
reunião do COMTUR e assinaram um Termo de Compromisso com as propostas
sugeridas
Texto: Elaine Mota / Fotos: Setur
O
Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) recebeu 4 dos 5 candidatos a prefeito de
Foz do Iguaçu, na última sexta-feira, 23 de setembro, em sua sede, na 8ª. reunião
ordinária de 2016. O presidente do conselho, Felipe Gonzalez, apresentou as
propostas contidas em um Termo de Compromisso Eleitoral, que foram atentamente
recebidas pelos candidatos, ocasião em que puderam também comentar e expor suas
ideias. Logo após, todos eles assinaram o Termo, na presença dos conselheiros,
assessores e imprensa.
Entre
as propostas, estão a reestruturação da Secretaria Municipal de Turismo, recompondo
o quadro de pessoal mediante realização de concurso; criação de plano de cargos
e salários; criação de diretoria de Promoção, Marketing e Eventos e
aparelhamento da secretaria. Também está inserido no Termo a elaboração de
forma participativa e integrada do Plano Municipal de Turismo – PLANTUR.
Quanto
ao orçamento da Secretaria Municipal de Turismo, o Termo assegura a destinação
de pelo menos 1% das receitas correntes líquidas do município para a
divulgação, promoção e desenvolvimento do turismo, garantindo a efetiva
execução orçamentária de tais recursos.
Observatório de
Turismo –
Realização de pesquisas e desenvolvimento de estudos estatísticos que estimulem
o planejamento e desenvolvimento do setor turístico local, com o incremento do
intercâmbio e divulgação de informações, dados estatísticos e econômicos
relacionados ao turismo.
Projetos de
Infraestrutura – Terceirização
da Operação do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu; manutenção do Núcleo
Integrado de Gerenciamento de Projetos; ampliação da oferta e da estrutura municipal
para apoio ao turismo: revitalizar
os Corredores Turísticos; revitalizar o Terminal Turístico de Três Lagoas,
mediante concessão de serviços, conforme novo modelo de gestão; instalar
elementos de mobiliário urbano padronizados visando tornar as ruas atrativas,
seguras e agradáveis aos usuários; renovar a sinalização de orientação
turística do município; implantar a Linha Executiva; concluir a construção dos
Centros de Atendimento ao Turista (CATs) e reestruturar o Serviço de
Informações Turísticas da Secretaria Municipal de Turismo; implantar o Mercado Público
Municipal; articular a construção da Perimetral Leste.
Apoiar integralmente
e contribuir para a implementação dos Projetos de Infraestrutura elaborados
pelo CODEFOZ e pelo Fundo Iguaçu: articular a implantação do novo sistema de
pistas do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu; articular a duplicação da
Rodovia das Cataratas (BR 469) – do Trevo da Argentina ao Parque Nacional do
Iguaçu; articular a construção do Viaduto da Avenida Costa e Silva com a BR 277;
revitalizar da Avenida das Cataratas – desde o Boicy até o Trevo da Argentina;
articular a implantação do Complexo Esportivo e de Eventos de Foz do Iguaçu
(Autódromo e Condomínio de Atrativos); viabilizar a implementação das
estratégias definidas no Masterplan e
nas propostas de Operações Urbanas Consorciadas do projeto Beira Foz.
Criação e apoio a
programas de educação para o turismo – Sensibilizar a comunidade local sobre a
importância da atividade turística para o município, educando-a para bem
receber os visitantes; estimular a Educação para o Turismo na rede de escolas
do município; utilizar o turismo como instrumento para promoção à hospitalidade
e da educação ambiental; promover o estímulo na comunidade à educação
profissional para o setor turístico.
Plano Estratégico de
Marketing Turístico: mantê-lo atualizado; garantir a divulgação do
destino e apoiar institucionalmente sua comercialização no mercado nacional e
internacional; elaborar material destinado à promoção do destino; apoiar a
realização de rodadas de negócios; identificar novos canais de distribuição
para os produtos turísticos do destino; prestar apoio a eventos geradores de
fluxos turísticos que são realizados no município; atuar na elaboração de
roteiros turísticos regionais integrados, potencializando o aproveitamento
turístico das regiões lindeiras ao Lago de Itaipu e Parque Nacional do Iguaçu;
atuar na captação de novos voos, ampliando a oferta de malha aérea.
Apoio a eventos de interesse
turístico: Festival
de Turismo das Cataratas; Natal das Cataratas; Evento Comemorativo de Virada do
Ano (a ser criado), no Marco das Três Fronteiras.
Campanha de Mídia de
Foz do Iguaçu: realizar
uma campanha anual de mídia promocional do Destino Iguaçu.
Calendário de Eventos
EMBRATUR: disponibilizar
servidores para atuar nos eventos internacionais do Calendário da EMBRATUR para
promoção institucional do destino.
Também
são sugestões para o novo prefeito: fortalecimento do Conselho Municipal de
Turismo e da Gestão Integrada do Turismo; política de estímulos à captação de investimentos
em turismo; apoio e participação no Conselho Consultivo do Parque Nacional do
Iguaçu – CONPARNI; apoio e participação na ADETUR CATARATAS E CAMINHOS;
elevação da cota de compras na fronteira; afastamento das Aduanas; melhoria da segurança
pública e apoio à cultura.
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